Home / Aplicativos /

Findface: como encontrar uma pessoa na Internet usando uma fotografia?

findface

Findface: como encontrar uma pessoa na Internet usando uma fotografia?

 

Quem por aqui gostaria de encontrar aquela pessoa com quem se cruzou uma vez na rua e trocou um olhar intenso? A rapariga que está sempre no metro na hora de ponta e que se torna numa companhia silenciosa todas as manhãs? Ou até mesmo aquele rapaz que foi apanhado sem querer numa fotografia que tirou com os seus amigos? O mundo físico nem sempre se transpõe para o digital com facilidade.

Sim, a Internet tem aberto muitas portas para “encontrar” pessoas que nos rodeiam. Mais do que as apps de dating – como é o caso do Tinder, que continua a ser muito popular por pessoas de todas as idades – existe um aplicativo desenvolvido na Rússia que eleva o “stalking” a um patamar superior. Esta é uma ferramenta que pode ser útil ou perigosa, conforme o uso que lhe dermos e a perspectiva com que a encaramos. Estamos a falar do FindFace.

O pressuposto desta app é muito simples: basta tirar uma fotografia a uma pessoa para que o app descubra quem é e que informações estão disponíveis sobre ela nas redes sociais. Graças a este processo simples pode aceder rapidamente à pegada digital dessa pessoa, encontrando o seu Facebook, Twitter, blog, site, entre outros.

DESCUBRA AQUI OS MELHORES 64 APLICATIVOS NA APPLE STORE!

Mas, como dissemos, esta pode ser uma faca de dois gumes: e se alguém está já a ver os seus dados na Internet a partir de uma fotografia que lhe tirou? É verdade: tudo isto parece ter saído diretamente de um filme de ficção científica, porém é tudo real. O FindFace já está a ser usado com sucesso na Rússia. Criado pelos jovens russos Artem Kukharenko e Alexander Kabakov, o FindFace tinha como objetivo inicial ajudar as autoridades a identificar criminosos nas ruas. Todavia, o potencial da app e a ascensão das plataformas de dating online resultou em algo diferente.

“Se vir alguém de quem gosta, pode tirar uma foto dessa pessoa, encontrar o perfil dela na internet e adicioná-la”, disse Kabakov em entrevista ao jornal britânico The Guardian. “O sistema também funciona para pessoas parecidas. Basta fazer o upload da foto de uma atriz de quem gosta, ou da sua ex, e encontrar várias raparigas que se pareçam com ela para que possa iniciar assim o contacto.”

 

Lançada no final de 2016 na Rússia, a FindFace está acessível a todo o mercado e ajuda pessoas comuns a identificarem estranhos: não importa qual o motivo da pesquisa. Os números registados desde o lançamento têm sido positivos (ou alarmantes): dois meses após chegar ao mercado, o FindFace já tinha sido utilizado por mais de 500 mil pessoas e executado mais de três milhões de pesquisas.

Os utilizadores só precisam estar ligados à rede social Vkontakte (também conhecido como Vk), plataforma mais popular na Rússia do que o Facebook. É a partir da base de dados desta rede social que o aplicativo faz sua pesquisa para reconhecer o rosto da fotografia tirada. No que diz respeito à precisão, os relatórios divulgados apontam que 73,3% das pesquisas foram bem sucedidas.

Para já, a FindFace é ainda uma ferramenta limitada aos utilizadores da rede social. No entanto, acreditamos que esta será uma tecnologia a dar que falar nos próximos anos e que em breve outros gigantes da Internet – como o Facebook e o Instagram – surgirão com mecanismos semelhantes. Para já, temos de aguardar e acompanhar com fascínio os resultados deste aplicativo.

DESCUBRA MAIS FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL GENIAIS AQUI NESTA PÁGINA!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]