Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

Fundador da GoPro paga promessa a colega da faculdade

fundador da gopro

Fundador da GoPro paga promessa a colega da faculdade

AdobeStock

Em 2002, o jovem Nick Woodman decidiu abrir uma empresa após uma viagem de surf pela Austrália que o deixou bastante frustrado. Enquanto navegava entre as ondas, Woodman desejava capturar imagens de qualidade, capazes de mostrar o que se passava em cima da prancha. No entanto, os fotógrafos amadores não podiam aproximar-se suficientemente dele para capturar as fotografias, uma vez que o equipamentos se podia estragar com a água.

Qual seria o propósito da sua empresa então? Nada mais, nada menos do que criar uma máquina fotográfica capaz de tirar fotografias de excelentes qualidade, em movimento e de preferência pela pessoa que está em ação e não por fotógrafos à distância. Em 2004, a câmara GoPro está criada e é vendida pela primeira vez.

Volvidos mais de dez anos desde a venda da primeira máquina GoPro, Nick Woodman é milionário e a sua invenção é usada pelo mundo fora, procurado por fotógrafos amadores e amantes de desportos radicais que anseiam – tal como o fundador da GoPro uma vez o fez – capturar de perto a adrenalina de um momento.

Ainda assim, o facto de ter chegado ao topo, com uma empresa no valor de 6 mil milhões de dólares, não foi motivo para Nick Woodman perdesse a sua humildade. Em maio de 2015, o fundador da GoPro desembolsou 285 milhões de dólares para pagar uma promessa que fez a um colega da faculdade, ainda nos tempos em que a GoPro era um projeto prestes a levantar voo.

BUSCAPÉ

LINK PARA ACESSÓRIOS GOPRO NO BUSCAPÉ

SARAIVA

LINK PARA LIVROS E ACESSÓRIOS GOPRO NA SARAIVA

LIVRARIA CULTURA

LINK PARA LIVROS SOBRE GOPRO NA LIVRARIA CULTURA

AMAZON BRASIL

LINK PARA LIVROS SOBRE GOPRO NA AMAZON BRASIL

LINK PARA LIVROS SOBRE GOPRO NA AMAZON

LINK PARA LIVROS SOBRE GOPRO NA AMAZON UK

FNAC PT

LINKS PARA ACESSÓRIOS GOPRO NA FNAC PORTUGAL

Templates

LOJA ONLINE DEDICADA A GOPRO NA FNAC PORTUGAL

LINKS PARA LIVROS SOBRE GOPRO NA FNAC PORTUGAL

AMERICANAS

LINK PARA ACESSÓRIOS GOPRO NA LOJA AMERICANAS

MINI IN THE BOX

LINK PARA ACESSÓRIOS GOPRO NA LOJA MINI IN THE BOX

EBAY

LINK PARA ACESSÓRIOS GOPRO NO EBAY

A história de como Nick Woodman pagou uma promessa de milhões

A GoPro estava ainda a ser desenvolvida e testada quando Woodman se virou para Neil Dana, seu amigo e companheiro de quarto na Universidade da Califórnia, em San Diego, e lhe prometeu dar 10% de qualquer ganho com a venda de ações da empresa. Tudo isto acontecia em troca do apoio que Neil Dana, o primeiro funcionário da GoPro, deu ao projeto desde o seu início.

Mesmo com o passar do tempo, a promessa de Woodman a Dana não foi convenientemente esquecida dado todo o sucesso alcançado pela empresa. Em 2014, dez anos depois da primeira GoPro ser vendida, o acordo foi passado para o papel na altura em que a empresa entrou no mercado da bolsa.

Em 2011, a GoPro já tinha emitido em nome de Neil Dana mais de seis milhões de opções de ações e mais 270 mil papéis restritos. Por essa altura, o fundador da GoPro comprometeu-se de novo a repor as ações dadas a Dana — atualmente diretor de música e vendas especiais da GoPro – no momento em que exercesse o seu direito.

Assim, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, Dana exerceu o seu direito em 2015, recebendo assim os 4,7 milhões de ações da GoPro e liquidando de vez a promessa. Isto significa assim que a fortuna de Woodman, avaliada para 2,3 mil milhões de dólares sofre uma queda na ordem dos 285 milhões, montante que ainda assim não é suficiente para o derrubar do lugar de CEO mais rico do mundo.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]