Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Sabia que o fundador do WordPress dormia 6 vezes por dia?

fundador do wordpress

Sabia que o fundador do WordPress dormia 6 vezes por dia?

 

Matt Mullenweg está longe de ser um nome desconhecido. Com o seu trabalho, o fundador do WordPress não só conseguiu uma fortuna milionária, como conquistou um lugar em várias listas que hierarquizavam as pessoas mais influentes de todo o mundo. Neste artigo, recuamos no tempo e damos-lhe a conhecer a história de um jovem programador que costumava fazer 6 sestas por dia.

Depois de ler o parágrafo anterior, provavelmente deve estar a pensar que não podemos estar, de forma alguma, a falar da mesma pessoa. Afinal de contas, como é que alguém – como o fundador do WordPress – que conseguiu uma carreira tão brilhante pode ter passado tanto tempo a dormir? E de que forma é que o sono está relacionado com a plataforma?

Bem, se na sua cabeça criou a ideia de que Matt Mullenweg seria um preguiçoso cheio de sorte, desengane-se. Em vez disso, saiba que esta foi uma espécie de estratégia usada pelo fundador do WordPress para aumentar a produtividade na altura em que ainda era um jovem programador desconhecido com o sonho de criar uma plataforma revolucionária.

O segredo das 6 sonecas diárias foi revelado numa entrevista a Tim Ferriss, o autor do livro que ensina a chegar ao sucesso com apenas “4 Horas por Semana“, e, segundo o próprio Mullenweg, este foi o segredo para uma das fases mais produtivas da sua vida. Mas será que há algum fundamento por detrás deste estranho padrão de sono?

Uberman Sleep: O método usado pelo fundador do WordPress

O sono polifásico corresponde a um padrão de sono em que é possível reduzir o número de horas diárias passadas a dormir sem que ocorram danos prejudiciais à saúde.

Em vez das típicas 8 horas de sono (sono monofásico) ou da rotina com uma pausa diária para dormir (sono bifásico), as pessoas que optam pelo regime de descanso polifásico, compartimentam o seu dia em diferentes períodos, fazendo sestas entre eles.

padrões de sono

No caso do fundador do WordPress, a escolha foi de fazer 6 sestas por dia, optando pelo modelo Uberman. E não é por acaso que este padrão de sono se chama assim: em inglês, a palavra “uber” significa extraordinário, pelo que o termo poderá ser traduzido para algo como “homem incrível”.

Mas Mullenweg não foi o único “super-homem” que a história já conheceu. Pessoas com atividades políticas e até mesmo artistas de renome chegaram a optar pelo sono polifásico. Falamos, por exemplo, de nomes como Leonardo Da Vinci, Winston Churchill, Thomas Edison e Napoleão Bonaparte.

Tradicionalmente, o padrão Uberman requer dormir blocos de 30 minutos de 4 em 4 horas. No caso do fundador do WordPress a estratégia adotada foi de 6 sestas de 40 minutos que lhe permitam aumentar a produtividade.

 

Em entrevista, Mullenweg afirmou que o ritmo tinha efeitos bastante positivos, no entanto, revela que acabou por mudar de estratégia quando conheceu a namorada. De facto, os resultados têm sido analisados por vários cientistas que explicam que o padrão polifásico não é novo quer no reino animal, quer em profissões como a de militar ou marinheiro, por exemplo.

Para terminar, o homem por detrás do CMS – responsável por mais de 60 milhões de websites em todo o mundo – lamenta que o modelo polifásico não seja muito bem aceite entre a população. Se mais pessoas o adotassem, Matt Mullenweg não se importaria de voltar ao padrão de sono que tinha na altura em que era ainda um jovem desconhecido.

Para conteúdos novos e exclusivos relacionados com livros e literatura, visite o blog Mundo de Livros.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Top 10 de templates para blogs e publicações online

– Os 10 melhores templates de comércio de retalho para WordPress

– 10 Templates WordPress para organizações sem fins lucrativos

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]