Home / 2º P - Planeamento /

Como chamar a atenção no Google para o seu Blog Corporativo (Parte 3)

Como chamar a atenção no Google para o seu Blog Corporativo (Parte 3)

Este é o terceiro de uma série de artigos que pretendem abordar sobretudo por que razão os Blogs Corporativos ou Blogs Empresariais constituem uma das melhores estratégias para as empresas atingirem o público-alvo necessário na Internet. Por isso mesmo, recomendamos a leitura prévia dos artigos anteriores em Como Tirar Benefício de Blogs Corporativos: Conceito (Parte 1) + Vantagens dos Blogs Corporativos na Comunicação Empresarial (Parte 2).

O objectivo deste artigo é muito simples: ensinar como você pode atrair e capitalizar a atenção dos utilizadores que pesquisam no Google para o seu Blog Corporativo.

E como você pode fazer isso? Criando conteúdos relevantes e interessantes para colocar no seu blog e assim atrair o público-alvo certo através das suas pesquisas nos motores de busca.

Ok? Agora que já sabe o que fazer, vamos directamente ao como fazer isso?

A Internet imita a vida real. Quando utilizamos os motores de busca, todos nós exprimimos os nossos desejos e problemas através de palavras.

Depois de perguntarmos ao Google qualquer coisa esperamos encontrar a informação que contém a resposta para uma determinada situação. E é desta forma que mostramos o nosso próprio comportamento enquanto consumidores.

Enquanto criadores de conteúdo para planos de marketing digital, devemos considerar que existem 3 tipos de pesquisa comuns a todos os seres humanos quando utilizam as pesquisas do Google:

Pesquisa por Informação

Pesquisa por Produto

Pesquisa por Dores

Por favor leia o artigo Tipos de pesquisa mostram comportamento do consumidor onde explicamos com detalhe o que são estes 3 tipos de pesquisa. Agora, vamos ver alguns exemplos práticos.

 

PESQUISA POR INFORMAÇÃO

 

PESQUISA POR PRODUTO/SERVIÇO

 

PESQUISA POR DORES

Como criar os conteúdos relevantes para o público-alvo

Para ir ao encontro do público-alvo ideal, os gestores do Blog Corporativo devem efectuar um estudo antecipado das palavras-chave que correspondem aos seus clientes, analisando de acordo com os Tipos de Pesquisa mencionados.

Para fazer isso devem ser utilizadas ferramentas de análise de palavras-chave como o Google AdWords. Após essa análise, as tabelas de resultados devem ficar com este aspecto:

 

E-Book para Bloggers

 

Os conteúdos mais eficazes para um Blog Corporativo devem corresponder às Dores do público-alvo. Utilizando o exemplo em cima ficamos a saber que em Portugal existe um número elevado de pesquisas sobre dores relacionadas com necessidades muito específicas:

como criar um blog

criar blog

criar um blog

criar site

criação de sites

como criar um site

criar logo

A lógica a aplicar é muito simples: se tem uma empresa que vende estes serviços, então pode escrever vários artigos/conteúdos transmitindo conhecimento gratuito sobre estes temas. Nesses mesmos artigos, pode inserir links, banners, apelos de venda ou promocionais para as páginas que evidenciam os serviços correspondentes  no website da empresa.

Na verdade, se utiliza a Internet com regularidade para fazer pesquisas comuns, decerto já encontrou e leu alguns artigos em blogs sobre os temas que pesquisou. É natural: esses blogs fazem Marketing de Conteúdo precisamente para ir ao seu encontro!

A ideia subjacente ao utilizarmos as Dores como indicador preferencial dos conteúdos é atrair via pesquisa orgânica mais leads qualificadas, ou seja, aquelas pessoas que se encontram num estado mais próximo de efectuar uma compra, porque têm uma necessidade concreta.

Naturalmente, um Blog Corporativo deve também ser abrangente o suficiente para criar outros conteúdos relevantes como por exemplo:

Artigos sobre estudos/inquéritos do sector correspondente

Conselhos e dicas sobre o estilo de vida do seu público-alvo

Notícias sobre a legislação aplicável ao sector

Notícias sobre a empresa

 

Chegamos então ao final da terceira parte desta série de 4 artigos dedicada aos empresários e profissionais de marketing digital que ainda não entenderam por que razão os Blogs Corporativos ou Blogs Empresariais constituem uma das melhores estratégias de marketing para as empresas atingirem o público-alvo necessário na Internet.

Nota: esta não é uma série de artigos dedicada a ensinar como ganhar dinheiro na Internet ou como criar um site, ou ainda como fazer um blog de vendas. No próximo artigo vamos explicar como fazer Link Building entre o seu Blog Corporativo e o seu Website Institucional.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]