Home / Comércio Eletrónico /

Horário de Pico: o Google diz-lhe em tempo real se uma loja está lotada

Horário de Pico

Horário de Pico: o Google diz-lhe em tempo real se uma loja está lotada

 

Quantas vezes saiu de casa para ir fazer compras, mas se sentiu desmotivado ao entrar numa loja que se encontrava lotada? Quantas vezes deixou o cesto de compras de lado porque se fartou de esperar na fila de pagamento? E quantas vezes se sentiu a sufocar entre uma multidão? Esta é uma das grandes desvantagens associadas ao comércio tradicional: a incapacidade de prestar sempre um serviço rápido e personalizado, longe de lojas cheias de pessoas e com filas de pagamento intermináveis.

No entanto, de forma a traçar a linha cada vez mais ténue entre o mundo físico e digital, o Google atualizou a ferramenta Horário de Pico que, em vez de lhe dar apenas uma estimativa da lotação de uma loja, lhe diz em tempo real se a loja está cheia ou não. Uma ferramenta engenhosa que introduz uma novidade poderosa.

Esta ferramenta, que ajudava já os utilizadores do Google a fugir de longas filas para visitar os seus restaurantes favoritos, conta agora com uma maior amplitude. Como o próprio nome sugere, a ferramenta “horários de pico” dá uma estimativa da lotação de um determinado local, dependendo do dia e do horário e, agora, em tempo real. A ferramenta só pode ser usada através da app Google Maps.

horario-de-pico

Para utilizar este recurso do Google precisa apenas de procurar um estabelecimento no motor de pesquisa ou no Google Maps. Uma vez apresentados os resultados e informações, surgirão os horários de pico por debaixo de um ícone a dizer “Ao vivo”. Este dado é alcançado a partir da comparação do movimento em tempo real com o movimento regular do local.

O utilizador pode ainda fazer uma reclamação se os dados da lotação não corresponderem à verdade. Junto ao ícone “ao vivo” é possível encontrar uma opção que diz: “correto?”. Ao clicar na opção vai abrir uma aba com a frase “O que achou?” onde poderá responder a um questionário que averigua se a informação dada ficou aquém da situação real.

A funcionalidade Horário de Pico usa os dados de localização dos utilizadores – tanto o histórico quanto o tempo real – para determinar a quantidade de pessoas num determinado recinto.

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *