Home / Aplicativos /

How Old: o “conta rugas” que diz a idade que aparenta ter

How Old: o “conta rugas” que diz a idade que aparenta ter

 

Se há algo a que não podemos de forma alguma escapar é à passagem do tempo. Mesmo que a sabedoria popular diga que “a idade é um posto“, temos a certeza que muitas pessoas trocariam uns anos de experiência em troca de uma ou outra ruga a menos.  Aproveitando a oportunidade, podemos também relembrar outros ditados.

Quais? Aquele que diz que “nem tudo o que parece é” ou o outro, que afirma que “as aparências iludem“. Apesar da idade, é caso para perguntar: afinal, quantos anos é que lhe costumam dar? Será que está bem conservado ou aparenta ser bem mais velho do que aquilo que realmente é?

Para responder a estas perguntas e mais algumas, a Microsoft criou uma espécie de conta-quilómetros, mas aplicado à idade. Chamamos-lhe “conta rugas“, mas o seu verdadeiro nome é How Old, um website que nos permite fazer upload de uma fotografia e saber instantaneamente quantos anos aparentamos ter na imagem.

Depois de submetida a fotografia é avaliada por um algoritmo de reconhecimento de traços faciais, previamente criado por engenheiros da gigante de Bill Gates. Apesar do sucesso da ferramenta, os utilizadores constataram que os resultados nem sempre são consensuais. Ou seja, dependendo da imagem pode aparentar ser mais novo ou mais velho.

Inicialmente, o How Old destinar-se-ia a uma amostra de 200 pessoas, que deviam utilizar a plataforma e deixar a sua opinião sobre a mesma. Por alguma razão, o website acabou por ficar acessível a 350 mil utilizadores, dando origem a um fenómeno viral.

Para testar aceda ao website, explore a ferramenta e aproveite para descobrir mais sobre esta tendência da Internet. Por questões de privacidade nenhuma fotografia é arquivada. Além da idade, também o género é identificado.

Se, por algum motivo, o How Old não acertar, não fique ofendido! Extremamente educado, o website deixa a seguinte mensagem: “desculpe se não conseguimos acertar na sua idade ou género – ainda estamos a melhorar as nossas funcionalidades”.

How Old: um sucesso que se tornou viral

Muito do sucesso e atenção mediática que o How Old recebeu deve-se ao facto ter sido um fenómeno nas redes sociais. Dois botões permitem partilhar diretamente os resultados de cada fotografia no Facebook ou no Twitter, dando aso a uma série de comentários e partilhas.

 

O sucesso foi tal que houve uma altura em que os feeds de ambas as plataformas estiveram inundados com o How Old.  Em menos de 24 horas após o lançamento, o website tornou-se tendência no Twitter, gerando um total de de 15 mil tweets com a hashtag oficial, #HowOldRobot.

Apesar do sucesso, houve também quem não gostasse de saber a idade que aparentava ter. Juntamente com os comentários engraçados e positivos, encontramos várias manifestações de desagrado. Fazendo uma pesquisa, verificamos inclusive que há utilizadores a pedir que a equipa responsável pelo How Old seja despedida.

Polémicas à parte, o feedback positivo ultrapassou em larga escala o negativo. Como tal, o próximo passo foi o lançamento de uma app, agora disponível para iPhone, e que nos permite identificar a idade em fotografias mal as tiramos. O How Old Mobile pode ser descarregado AQUI e é totalmente gratuito.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS:

6 Aplicativos de fotografia para recuperar imagens estragadas

Huggies aposta em ecografias 3D para mães invisuais 

YouTube Kids: o aplicativo gratuito para crianças curiosas

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]