Home / Aplicativos /

Im2Calories: O aplicativo que lê fotografias e identifica calorias

im2calories

Im2Calories: O aplicativo que lê fotografias e identifica calorias

Templates

Quem tem uma conta no Instagram ou até mesmo no Facebook já reparou certamente em deliciosas fotografias de comida: sobremesas capazes de nos pôr a salivar, refeições tradicionais portuguesas a encher pratos inteiros ou delicadas refeições gourmet, numa mistura de elegância e cor. Se não liga a redes sociais mas vai normalmente a restaurantes, talvez já tenha então visto pessoas a apontar a câmara do telemóvel para o prato em vez de pegarem nos talheres para saborearem a delícia que está à sua frente.

Para já, o ato de “fotografar” a comida com o smartphone pode não ter mais utilidade do que guardar aquela deliciosa refeição ou partilhá-la virtualmente com os amigos nas redes sociais. Porém, o Google está a desenvolver um novo aplicativo que promete trazer para o seu prato um novo ingrediente.

E se, ao tirarmos uma fotografia da nossa refeição, conseguíssemos saber exatamente quantas calorias estamos prestes a ingerir? É este o objetivo do Im2Calories, um serviço muito ambicioso do Google que promete revolucionar o mundo da alimentação.

Im2Calories: em que consiste afinal este aplicativo?

Este novo projeto de inteligência artificial do Google quer contar todas as calorias do seu prato, olhando apenas para a fotografia. Batizado com o nome de Im2Calories, o aplicativo faz parte do projeto Rework Deep Learning Summit e foi recentemente apresentado em Boston e, posteriormente, divulgado na revista Popular Science.

O Im2Calories vai assentar num algoritmo capaz de analisar a profundidade de cada pixel, identificar o tamanho da comida que está retratada e calcular o número de calorias. E o melhor de tudo é que não precisa de um telemóvel com uma câmara fotográfica de alta resolução: o algoritmo será eficiente e funcionará com qualquer tipo de imagem.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

O aplicativo deverá acrescentar uma utilidade maior aos aplicativos relacionados com nutrição e de análise de hábitos alimentares. Ao calcular de uma forma mais científica as calorias de uma refeição, o Im2Calories promoverá automaticamente uma alimentação mais saudável entre todos aqueles que desejarem fazer uma dieta, por exemplo.

Entretanto, o porta-voz da Google Jason Feidenfelds confirmou que este projeto ainda está numa fase muito inicial, nomeadamente a ser testado no mais diverso tipo de pratos e fotografias. Não há data de lançamento anunciada.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]