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5 Passos para implementar Estratégia Digital de sucesso

5 Passos para implementar Estratégia Digital de sucesso

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Uma estratégia digital completa e coesa é sem dúvida uma etapa fundamental para que consiga ser bem-sucedido online. Devemos salientar, no entanto, que ações isoladas de nada servem se não forem pensadas de forma integrada e orientadas para um objetivo específico. Leia este artigo até ao fim e descubra como implementar a sua própria estratégia digital de sucesso.

Independentemente da área de negócio a que você ou a sua empresa se dedicam, existem traços transversais a todos os projetos de sucesso. Embora o nicho de mercado possa ser diferente, o importante é apostar numa boa estratégia digital. O truque está em cativar o público, ajudá-lo de alguma forma e tornar-se seu amigo. Aposte em relações a longo prazo e transforme a venda num objetivo secundário.

A sua maior prioridade deve ser aumentar o relacionamento e estreitar a proximidade com a sua audiência de forma a que, quando chegar a hora de comprar, ela se lembre de si e se transforme em clientes efetivos. Assim, o objetivo primário dará frutos e ajudará a concretizar o secundário: a venda dos seus produtos ou serviços.

Para o ajudar, definimos neste artigo 5 passos ou linhas orientadoras em que deve pensar na hora de lançar o seu site. Dê o passo em frente e aposte numa estratégia digital vencedora. Aprofunde o conhecimento que tem do seu público-alvo e descubra quais as suas dores e desejos. O truque está em tangibilizar o pensamento da audiência e utilizá-lo a seu favor.

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Como atrair clientes?

Não há nada mais frustrante do que ter um bom produto ou serviço e, ainda assim, não chegar a lugar nenhum porque não estamos a conseguir promovê-lo corretamente. Se já investiu mais do que devia e podia em publicidade e não obteve quaisquer resultados, pois saiba que poderá estar a apostar erradamente.

A verdade é que com a massificação dos meios de comunicação e a difusão da publicidade pelas ruas, televisões, rádios e Internet, as pessoas acabaram por criar uma certa resistência aos anúncios que vêem. Captar a atenção é cada vez mais difícil, e mais ainda se nos apresentarmos como vendedores que ao longo dos anos foram percecionados como pessoas que querem vender a todo o custo.

A melhor estratégia digital a adotar passa pela transformação dos nossos sites ou blogs em canais de informação, onde divulgamos posts de conteúdo, direcionados para as dores dos nossos clientes e que falem sobre assuntos que digam respeito ao nosso nicho de mercado. O foco dos textos não deverá ser o produto ou serviço em si, mas sim a dor que pode ser solucionada através daquilo que temos para oferecer.

A importância das conversões

Uma conversão não é mais do que a concretização de um objetivo, seja ele a venda de um produto ou a realização de uma isca digital. Pensar quais serão as conversões definidas para o nosso negócio é uma parte importante. Considere, por exemplo, criar um ebook que lhe permita captar os e-mails dos seus clientes e que, no futuro utilizará para aplicar uma estratégia digital  de e-mail marketing.

A contabilização das conversões é um passo importante para perceber se a sua estratégia digital está ou não a surtir efeitos. Só assim  é que poderá perceber se todo o trabalho que tem feito ao longo do tempo está a ser capaz de atrair o público que deseja.

Criar laços com os seus clientes

Todos sabem que as redes sociais são uma parte extremamente importante de qualquer projeto que queira ser um caso de sucesso. Mas porquê? A resposta está na interatividade e no carácter informal que permite a qualquer um fazer um comentário ou deixar um review na página da empresa.

Mas esta não é a única forma de se relacionar com os seus clientes. Abra por exemplo, um espaço de comentários no seu blog e incentive a discussão com intervenções próprias. Utilize também ferramentas de e-mail marketing – como o Aweber – para manter uma relação de proximidade com os seus clientes.

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Como vender mais?

A venda não é o fim de um ciclo mas sim uma parte do mesmo, tão importante como qualquer outra. Coloque-se no lugar do seu cliente e pense em todos os requisitos que alguma empresa tem que ter para escolher comprar algo a ela e não a qualquer outra.

De destacar que na maioria dos casos a qualidade do produto pode até ser considerado como um fator secundário: compramos porque nos identificamos com a marca, sabemos que é uma referência ou  porque ela nos ajudou a resolver um determinado problema.

Depois de efetuar a venda, lembre-se que é extremamente importante manter o contacto com o seu cliente para que este volte a usufruir dos serviços da sua empresa. Relações de proximidade que persistem ao longo do tempo são sem dúvida a chave para o sucesso.

Análise de resultados: o que é que está a falhar?

O Marketing Digital não é uma área  abstrata, pelo contrário assenta os seus princípios em ações estratégias fundamentadas por números e tendências de comportamento. Hoje em dia são várias as ferramentas da Internet que nos permitem perceber com exatidão quais os resultados conseguidos com cada decisão.

Utilize o Google Analytics para perceber qual o desempenho do seu site, o Webmasters para perceber como o Google esta a rastrear as suas páginas e faça a monotorização das redes sociais, através de ferramentas como o Facebook Insights, por exemplo. No que diz respeito à ferramenta de E-Mail Marketing, poderá por exemplo, utilizar o Aweber para verificar taxas de abertura e verificar qual o retorno financeiro que cada e-mail lhe trouxe.

Lembre-se que a estratégia digital  não é um projeto fechado com um início e um fim temporalmente definidos. Pelo contrário, é um ciclo que se repete  e que se vai afinando à medida que o tempo passa de forma conseguirmos sempre os melhores resultados possíveis.

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