Home / Estratégia Digital /

O que você deve saber sobre os 3 índices de ações mais importantes

O que você deve saber sobre os 3 índices de ações mais importantes

Um índice ou indicador de mercado de ações é uma medida usada para descrever o desempenho do mercado de ações ou uma parte específica dele e também para fazer comparações ou benchmarks de retornos de investimento. Em geral, um índice usa uma média moderada dos preços das ações, sendo que as empresas maiores têm mais influência no cálculo.

Os índices de ações foram classificados da seguinte forma:

Tipos de índices de ações

De acordo com a origem geográfica:

Índices nacionais: são compostos por ativos do mesmo país.

Índices internacionais: são integrados por ativos de um ou vários países estrangeiros.

Índices globais: são constituídos por ativos de todo o mundo.

De acordo com o tipo de empresas que o compõem:

Índices setoriais: são compostos por empresas de um setor específico.

Índices intersetoriais: são integrados por todos os tipos de empresas.

De acordo com o tipo de ativos:

Índices de ações: são compostos por ações.

Índices de renda fixa: são compostos por obrigações e obrigações de todos os tipos.

Índices de matérias-primas: como ouro, óleo de prata, etc.

Abaixo, mostraremos os índices de ações mais destacados do mundo, o que permitirá entender o funcionamento do mercado de ações.

Dow Jones Industrial Average (DJIA)

O Dow é o índice de ações dos EUA também conhecido como Dow Jones. Criada por Charles Dow em 1896, destaca-se por representar a média ponderada de 30 empresas norte-americanas, sendo caracterizado pela medição do desempenho do mercado dia a dia. Entre as empresas mais importantes do índice estão nomes como 3M, Cisco Systems, Coca-Cola, DuPont, JP Morgan Chase, McDonalds, Microsoft, Nike, Visa, Amazon, Alphabet, Walmart, Walt Disney, entre outros.

Para calcular a Média Industrial Dow Jones devem ser adicionados os preços das 30 ações do índice e deve então ser dividido pelo “Dow divisor“, que muda devido à divisão de ações e outros movimentos nas bolsas. O divisor é muito menor que um, portanto, o valor do índice é maior que a soma dos preços das ações.

É importante mencionar que estas empresas e indicadores mudam frequentemente. Nos últimos 3 anos, empresas como Visa, Nike, Apple e Goldman Sachs foram adicionadas ao índice, por exemplo.

Um fato interessante: um dos 12 membros originais da Dow permanece no índice desde 1896 até hoje, estamos a falar da General Electric.

S&P 500

Em 1923 nasceu o primeiro índice de ações Standard & Poors ou S&P 500, destacando-se por ser o índice de maior capitalização de mercado dos EUA. Este índice é composto por 500 empresas líderes que capturam aproximadamente 80% da cobertura total de capitalização do mercado norte-americano disponível.

Por essa razão, considera-se que o S&P 500 é um bom indicador para saber como estão os desempenhos dos mercados dos Estados Unidos.

Para pertencem ao S&P 500, as empresas devem ser avaliadas pelo Comité denominado S&P Index (Índice S&P), que é composto por analistas e economistas da Standard & Poors, um grupo de profissionais cuja missão é verificar que as empresas cumpram com seguintes critérios:

a) Deve ser uma empresa dos EUA.

b) A capitalização de mercado deve ser de US $ 5,3 bilhões ou mais.

c) A cotação pública deve consistir em pelo menos 50% das ações em circulação.

d) Deve ter ganhos positivos reportados no trimestre mais recente, assim como nos quatro trimestres mais recentes.

e) As ações devem ter mercado ativo e devem ser negociadas por um preço razoável.

Atender a esses critérios não é garantia de que as ações de uma empresa se juntará ao S & P 500: estes são apenas os requisitos mínimos.

Algumas das empresas do S & P 500 são o Facebook, Google, Apple, Amazon, Microsoft, Netflix, United Continental, Johnson & Johnson, GE, Bank of America, Citigroup, JP Morgan, AT & T, Procter & Gamble, Walmart, Pfizer, entre muitas outras.

Nasdaq

A Nasdaq foi fundada pela National Association of Securities Dealers Automated Quotation em 1971 e é considerada o primeiro mercado ou o maior mercado de ações eletrónico dos EUA.

Na verdade, a Nasdaq corresponde a uma estrutura virtual que foi projetada para comprar e vender ativos ou ações financeiras por meio de computadores, sendo considerado um índice do setor de tecnologia, que é afiliado à Bolsa de Valores NYSE, ou Nova York.

Este índice de ações é composto por 3.800 empresas e corporações. Além disso tem um volume de troca por hora maior do que qualquer outro mercado de ações do mundo. Possui ainda mais de 7.000 pequenas e médias ações de capitalização.

As novas tecnologias permitem que as bolsas de valores do mundo se conectem 24 horas por dia, gerando operações com fundos de investimento que se deslocam de um país para outro em questão de segundos, apostando em grandes lucros.

Atualmente, o investimento online em índices bolsistas de ações é muito popular entre investidores experientes e iniciantes, já que pode ser iniciado com pouco dinheiro. Outro ponto a favor dos índices de ações é a facilidade de rastreio e fácil acesso à informação.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]