Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

15 ferramentas digitais para construir infografias

infografias

15 ferramentas digitais para construir infografias

 

Temos de ser honestos: o que os utilizadores da Internet querem é informação rápida e breve. Em comparação com 1986, recebemos 5 vezes mais informação. Assim, é mais do que normal que os utilizadores criem filtros para separar aquilo que é interessante do que não tem relevância.

Porém, este tipo de conteúdos nem sempre é fácil de encontrar ou produzir. As equipas por detrás da gestão de um blog confrontam-se frequentemente com algumas dificuldades no que diz respeito à produção de conteúdos valiosos e dinâmicos. Por onde passa a solução?

Bem, e se existisse uma forma de ajudar os seus seguidores a digerir um texto com mais de mil palavras, transformando-o em conteúdo visual, produzido em apenas alguns segundos? As infografias, explicando de forma simples, é isto mesmo que permitem: pegar em palavras e fotografias e usar o que cada componente tem de melhor para expressar uma certa mensagem.

Mas isso não envolve Photoshop e equipas de designer especializadas em programas de edição? Não necessariamente. E se fosse capaz de criar infografias apelativas numa questão de segundos? Neste post, apresentamos uma lista de ferramentas online para que possa ainda hoje criar dezenas de infografias. O melhor é que algumas destas plataformas são absolutamente grátis.

15 ferramentas para preparar infografias

Easel.ly

1

Começamos com a Easel.ly: uma ferramenta que permite criar infografias em meia dúzia de cliques. Esta ferramenta assenta na utilização de templates que permitem definir logo nos primeiros segundos a forma da infografia e o tipo de leitura. Uma vez selecionado o template, pode adicionar formas, imagens de fundos, esquemas, objetos e texto. A versão básica desta ferramenta é gratuita.

Visualize.me

visualizeme

A Visualize.me é a ferramenta perfeita para construir currículos profissionais, embora tenha outras utilidades. Uma vez feito o login através da sua conta LinkedIn ou e-mail, pode selecionar entre uma variedade de templates elegantes, mapas, cronologias, tabelas, pictogramas e outros conteúdos para transformar conteúdos em infografias.

Visme.co

vismeco

A Visme é uma outra ferramenta muito interessante e intuitiva que permite criar apresentações interativas, infografias, banners de publicidade, animações e muito mais. Graças a uma biblioteca extensa de templates, formas, ícones e objetos pode organizar os conteúdos para construir a mensagem que tem em mente.

PiktoChart

piktochart

Esta é talvez uma das ferramentas mais poderosas nesta lista. Aplicações como a PiktoCharts podem sem dúvida  tirar emprego a miLhares de designers gráficos, uma vez que permitem criar infografias originais e atraentes em menos de 10 minutos. Graças a mais de 400 temas personalizáveis, você pode editar e ajustar cada elemento conforme a sua preferência. O melhor é que os preços praticados são incrivelmente acessíveis.

Canva

canva

Por outro lado, a plataforma Canva procura treinar tanto designers como non-designers para criarem ideias criativas. Antes de pôr mãos à obra, esta plataforma começa por apresentar im breve tutorial para que se torne familiar com o programa. Uma vez terminado o vídeo, pode então começar a criar o seu projeto, seja ele uma apresentação, uma capa para o Facebook, um cartão de visita, anúncio, entre outros.

Infogr.am

infogram

A Infogram permite criar esquemas e infografias de forma fácil. Até agora mais de 2 milhões de infografias foram criadas usando este website, tendo algumas delas sido usadas por organizações de prestígio como a Euronews, a Universidade de Cambridge e o Huffington Post.

Venngage

venn

A Venngage tem tudo o que precisa para criar e publicar infografias. Porém, não é apenas infografias que pode fazer nesta plataforma: relatórios, posters, anúncios e até mesmo posts para as redes sociais podem ser preparados através desta ferramenta. Tudo o que precisa é de utilizar os conteúdos visuais, como tabelas, mapas e ícones para construir a mensagem que quer veicular à sua audiência.

 

Dipity

dipity

A Dipity permite criar cronologias digitais. Se o que procura é criar uma infografia com o formato de uma cronologia, pode então usar a Dipity para executar esse trabalho. Esta ferramenta pretende organizar o conteúdo web por data e tempo, permitindo contar uma história.

iCharts

icharts

A iCharts é uma plataforma instalada em cloud especialista em visual analytics, ou seja, a apresentação de dados analíticos em imagem. Uma das vantagens desta ferramenta é que permite tornar apelativa informação complexa do mundo de negócio, como tabelas com dados ou extensas pesquisas. E uma vez que está em cloud, poderá atualizar estes dados em tempo real sempre que houver necessidade para tal.

Google Charts

googlecharts

Tem ainda ao seu disport o Google Charts. Esta é provavelmente uma aplicação que já lhe é familiar e que definitivamente não exige muito treino ou experiência para aprender. O Google Charts é uma solução grátis com todo o tipo de tabelas, mapas, barras e conteúdos estatísticos.

InfoActive

infoactive

A InfoActive é uma plataforma simples e flexível que permite criar infografias interativas. Esta ferramenta deixa-o ligar os dados à aplicação e automizar tudo o resto.

Creately

creately

A Creately não é apenas uma ferramenta de diagramas, mas também uma ferramenta que permite trabalhar com equipas que exigem colaboração em tempo real. Graças a esta aplicação pode criar formas, diagramas, conectores e reunir informação num único lugar.

Charts Bin

chartsbin

O Charts Bin é uma ferramenta grátis e online que permite criar mapas interativos. Depois de fazer o login, pode criar um mapa da sua escolha e inserir os valores para fazer o zooming in. Se gostar pode ainda copiar e colar o código HTML para o seu blog sem ter de passar por uma série de passos complicados.

Gliffy

gliffy

O Gliffy vai transformar as suas ideias em formas fornecendo-lhe uma variedade de esquemas, diagramas, wireframes, tabelas e sitemaps. De forma simples, pode criar conteúdos visuais digitais usando pegando e arrastado formas/linhas/objetos da biblipteca e transformando as palavras em imagens.

Wordle

wordle

Às vezes não há nada melhor do que nuvens de palavras para explicar um conceito em apenas algumas palavras. A ferramenta Wordle permite criar conteúdos únicos e interativos utilizando uma variedade de fontes, layouts e palets de cores.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]