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7 formas de usar o Instagram Direct para comunicar com a audiência

7 formas de usar o Instagram Direct para comunicar com a audiência

 

O Instagram cresceu para se tornar numa das redes sociais mais importantes do momento.  Não dizemos isto à toa. De acordo com estatísticas levantadas no final de 2016, a rede social conta com 500 milhões de utilizadores ativos todos os meses, o que constitui em si mesmo um grande potencial para as marcas que comunicam através desta plataforma.

Entretanto, sabe-se também que os utilizadores do Instagram partilharam mais de 40 mil milhões de fotografias até novembro de 2016 e que partilhavam em média cerca de 95 milhões de fotos e vídeos por dia. Considerando que o Instagram foi lançado para o mundo em 2010, é extraordinário que em menos de seis anos tenhamos partilhado quatro vezes mais fotografias do que existem seres humanos na terra.

Mas a liderança do Instagram não acontece por sorte do destino. Os responsáveis pela rede social têm procurado fazer o seu melhor para ajustar o Instagram às necessidades do mundo atual e moldar esta plataforma para que melhor responda aquilo que os seus utilizadores necessitam.

Entre o arsenal de ferramentas que hoje integra o Instagram, está por isso uma que merece hoje a nossa atenção: o Instagram Direct.

O que é o Instagram Direct?

O Instagram Direct é um recurso do Instagram que permite enviar mensagens, fotos e vídeos em privado para outros utilizadores. Qualquer pessoa pode enviar mensagens diretas para uma pessoa ou para grupos compostos por até 15 pessoas. Embora as redes sociais geralmente sejam usadas pelos negócios para gerar uma exposição mais ampla, a verdade é que o Instagram Direct permite que as empresas se envolvam com os utilizadores de forma mais direcionada.

Especialmente para quem tem uma pequena ou média empresa e um público-alvo muito concreto, existem muitas maneiras de usar Instagram Direct. Se o Instagram é parte de sua estratégia de marketing de social media, em seguida poderá então ficar a saber como usar Instagram Direct para fazer o seu negócio crescer.

1 – Recompense os seus principais seguidores no Instagram Direct

Entre os seus seguidores do Instagram, terá certamente um grupo de utilizadores que se envolvem mais com a sua conta. São aqueles utilizadores que põem sempre Like nos seus posts,  que fazem partilha do conteúdo e que  demonstram mesmo o seu apoio através da caixa de comentários. Os principais seguidores são defensores da sua marca, aqueles que ajudam a divulgar a sua empresa.

Por isso mesmo, use mensagens do Instagram Direct para expressar a sua gratidão! Envie uma foto de um cupão ou peça uma morada para enviar o cupão para casa. Se estiver a enviar mensagens para um grupo, limite-se a enviar uma foto relevante e a incluir um código promocional na mensagem.

Tenha em mente que, infelizmente, não pode incorporar links clicáveis nas mensagens do Instagram Direct. Ao fornecer links, certifique-se de enviar o link numa caixa de mensagem em separado para que o utilizador possa copiar e colar o endereço no seu navegador de pesquisa.

2 – Ligue-se a influenciadores de mercado através do Instagram Direct

A influência é um dos fatores chave do Marketing. Obter o apoio de bloggers populares e influenciadores do mercado para fazer uma review acerca da sua empresa poderá catapultar os seus resultados de forma inacreditável. Além do mais, promete melhorar a sua credibilidade e autoridade no mercado. Por essa razão, use o Instagram Direct para contactar certos influenciadores do mercado.

Mas tenha em atenção: se tais pessoas são utilizadores ativos do Instagram, faça de tudo para enviar uma mensagem com conteúdo rápido, visual e com o tamanho certo para obter uma resposta. Esta pode ser uma maneira poderosa de estabelecer um compromisso inicial com personalidades que recebem dezenas de mensagens todos os dias.

Ao usar o recurso para alcançar influenciadores, certifique-se de aprimorar as suas melhores práticas de mensagens instantâneas do Instagram. Perca algum tempo a familiarizar-se com as suas contas. Olhe para o conteúdo que tais personalidades publicam – em todos os canais, não apenas no Instagram. Tenha uma ideia dos seus valores, do estilo de escrita, dos interesses e do que é importante para elas. Isso permitirá que mostre interesse genuíno em colaborar com qualquer pessoa e que comunique com ela de uma maneira mais empática.

 

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3 – Partilha novidades exclusivas no Instagram Direct

Uma maneira de fortalecer a sua ligação com o seu público-alvo passa por publicar fotografias dos bastidores da empresa. Desta forma está a dar aos seus seguidores um olhar exclusivo sobre o que a empresa faz, mantendo ainda assim uma relação pessoal que faz sentir os utilizadores privilegiados. No entanto, ao aplicar esta estratégia ao Instagram Direct, vai garantir também o sentimento de exclusividade.

Ao lançar um novo produto ou serviço, pode ter um grupo selecionado de utilizadores que deseja informar primeiro. Use o Instagram Direct Messaging para dar a esses clientes especiais uma espreitadela a um novo produto ou oferta. Colocar esses clientes em primeiro lugar é uma maneira de lhes agradecer por escolherem o seu negócio em primeiro lugar, encorajando-os a continuar a fazê-lo.

Se estiver a usar Instagram Direct para fornecer informações exclusivas, certifique-se de deixar claro o que os seus destinatários podem partilhar.

4 – Faça um concurso através do Instagram Direct

Estamos sempre a ver concursos acontecer no Instagram… mas raramente no Instagram Direct! Mas sabia que este recurso do Instagram pode ser usado em seu favor? Usar o Instagram Direct para organizar um concurso é uma ótima maneira de aumentar o engajamento na rede social. Existem várias maneiras de usar Instagram Direct desta forma. Uma maneira passa por publicar uma fotografia com uma descrição do seu concurso e um código. As primeiras 15 pessoas a enviarem mensagem diretas para si com esse código receberão um cupão, desconto ou prémio.

Outra abordagem seria publicar uma fotografia e as 15 primeiras pessoas a comentar receberiam uma mensagem direta com um código de cupão ou detalhes sobre como receber o seu prémio. Por fim, uma terceira alternativa é fazer com que os participantes enviem uma mensagem direta a explicar por que devem ganhar ou enviando uma uma foto ou vídeo que poderá até usar mais tarde.

5 – Gerar Leads com Instagram Direct

Quem usa o Instagram sabe que esta rede permite promover qualquer negócio de uma maneira fácil, divertida e eficaz. Mas sabia que também pode ajudá-lo a gerar leads? Com a investigação adequada, o Instagram Direct torna isso possível. Investigue hashtags e tendências para encontrar pessoas que possam estar interessadas no seu negócio. Talvez sigam contas semelhantes à sua, ou estejam a publicar sobre problemas que você pode resolver, ou mostrem uma afinidade por um determinado produto que você vende.

Mesmo que não tenha o endereço de e-mail de tais pessoas, pode alcançá-las através de mensagens no Instagram Direct. Passe-lhes, por exemplo, um link para a sua landing page ou fale-lhes mesmo de uma oferta que use para capturar leads. Desta forma, graças às mensagens diretas pode alcançar utilizadores de uma maneira pessoal e relevante, transformando-os em novas ligações.

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6 – Pedir autorização para usar conteúdo do consumidor através de Instagram Direct

Sabia que os comentários negativos podem assumir a forma de posts no Instagram? A boa notícia é que, assim como os clientes infelizes podem expressar o seu descontentamento no Instagram, clientes satisfeitos podem expressar a sua felicidade. Alguém pode tirar uma fotografia a produto que lhes vendeu, por exemplo, e fazer uma publicação muito entusiasta sobre o quão satisfeito está com a sua compra.

Neste caso, pode usar o Instagram Direct para chegar em particular a certas pessoas e solicitar permissão para usar as suas fotografias ou comentários para fins comerciais, como depoimentos e estudos de caso. As mensagens diretas são uma maneira rápida e fácil de perguntar o que quer sem adicionar outro e-mail à sua caixa de entrada.

7 – Peça opiniões sobre os seus produtos/serviços no Instagram Direct

Uma última maneira de usar Instagram Direct passa por pedir  reviews a clientes. Se um cliente se demonstrou muito satisfeito com o seu negócio mas não o expressou através das redes sociais, por que não pedir-lhe para o fazer? Uma review positiva não só irá gerar valor para a marca como irá também influenciar potenciais consumidores. O Instagram Direct poderá aqui ser usado como canal para iniciar esta relação mais pessoal e fazer este pedido

OCTOSUITE

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