Home / Marketing digital /

Internet Arcade: Mais de 900 jogos Arcade prontos a jogar

arcade

Internet Arcade: Mais de 900 jogos Arcade prontos a jogar

Templates

Embora já não me considere parte da geração Arcade, uma vez que nasci no início dos anos 90 – altura em que estas máquinas de jogo já começavam a entrar em declínio – recordo-me de ser um miúdo, com 7 ou 8 anos, e do meu avô me levar a mim e aos meus primos a um centro de jogos num centro comercial, cheio de máquinas Arcade. Assim que inseríamos a moeda na ranhura, bastava agarrar o joystick e carregar nos botões para dar vida aos avatars no ecrã.

Antes de chegarem os computadores e as consolas, só era possível jogar jogos eletrónicos através de grandes máquinas instaladas, por norma, em espaços públicos como cafés e restaurantes. As pessoas iam até lá, metiam a moeda e jogavam.

Hoje, no entanto, esta forma de jogar caiu em desuso. Apesar de ainda existirem máquinas Arcade, é cada vez mais difícil encontrá-las e há quem não esteja disposto a pagar sempre que perde uma partida. Por essa mesma razão, a Internet Archive – uma biblioteca digital sem fins lucrativos – decidiu que estava na hora de prestar uma homenagem ao universo do jogo eletrónico.

Nasce assim, em 2014, o Internet Arcade. Sim, é exatamente aquilo que está a pensar: um local onde pode encontrar centenas de jogos Arcade, preparados para ser jogados gratuitamente a partir do ecrã do seu computador.

banner-slider-musicas

Internet Arcade: como jogar?

O Internet Archive já é bem conhecido por oferecer acesso a mais de 400 mil milhões de websites arquivados que contêm e-books grátis, assim como músicas e vídeos. Suportado por subscrições e donativos, o projeto decidiu recentemente dar um novo passo e partir para o mundo dos jogos, para que esta cultura não caia no esquecimento. Assim, qualquer utilizador pode jogar os mais de 900 jogos arcade disponíveis no site.

Nomes como Street Fighter II, Paperboy, Berzerk são lhe familiares? Esta é uma pequena amostra do que pode encontrar no Internet Arcade.

Os jogos Arcade não são os primeiros a estrear este espaço de jogos do Internet Archive. Anteriormente, o website já tinha disponibilizado alguns jogos para Atari 2600Atari 7800, Magnavox Odyssey, ColecoVision e Astrocade. Atenção: todos estes jogos são datados há mais de 30 anos atrás.

A iniciativa foi apoiada principalmente pelo JavaScript MESS (JavaScript Multi Emulator Super System), um projeto que torna possível replicar os jogos no ecrã do computador, encontrando uma forma através de emuladores.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Apesar das falhas registadas em alguns jogos – e do facto que em quase nenhum deles foi possível aplicar a funcionalidade do rato – há muito para escolher e para jogar. Além do jogo em si, o utilizador pode ainda encontrar em cada página uma história detalhada do que está prestes a jogar, recordando com nostalgia os tempos em que visitava máquinas deste género.

Os jogos são controlados com as setas habituais de controle, o shift esquerdo e as teclas CRTL e ALT. Ao pressionar a tecla 1 está a reconhecer que o jogo vai contar apenas com um jogador e a pressionar a tecla 5 vai estar a “inserir a moeda”. Para já, tudo o que sabemos do sucesso deste site foi o que Jason Scott – um dos fundadores do projeto – escreveu no Twitter: “A cada minuto, 1000 pessoas estão a começar um jogo no Internet Archive”.

Agora que já conhece o conceito, está preparado para visitar este Arcade e relembrar os bons velhos tempos? Se você, tal como eu, não for do tempo do Arcade, experimente prestar uma visita. Os jogos, mesmo que nada a ver com aqueles de que dispomos hoje, apresentam alguma qualidade e proporcionam garantidamente horas e horas de entretenimento.

OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS:

– Helana Santos: a portuguesa que está entre as 100 melhores programadoras de videojogos

– Click Jogos: o rapaz que fez sucesso com um site de jogos

– Top 10 de aplicativos de jogos para iPhone

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]