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4 lições de Marketing que pode aprender com os jogos

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4 lições de Marketing que pode aprender com os jogos

 

Planeamento, estratégia, organização, objectivos, criatividade… Todos estes conceitos fazem não só parte do dia-a-dia do Marketing mas também, se pensarmos bem, dos jogos online e virtuais.

Apesar de serem maioritariamente conotados com uma distração dos tempos livres, a verdade é que estes jogos nos podem ajudar a desenvolver competências essenciais na hora de criar, gerir, implementar e finalizar uma campanha de Marketing.

Para que até nas horas de maior descontração possa trabalhar nas suas competências, decidimos partilhar consigo alguns exemplos.

4 lições de Marketing que pode aprender com os jogos

#1 – Planear

No Minecraft tudo começa com o planeamento, não fosse o objectivo construir um verdadeiro mundo virtual. Começa com o aproveitamento do espaço, prossegue com os materiais utilizados e culmina com a estratégia de defesa. Os objetivos estão bem definidos e os próximos passos, consoante os recursos disponíveis, bem delineados. É a receita do sucesso! E o mesmo acontece no Marketing. É extremamente importante definir objetivos claros, estabelecer metas e tirar proveito dos recursos disponíveis. Para além disso, nada surge por acaso: é necessário trabalhar para obter resultados.

 

#2 – Manter o foco

O Multiball é uma das mais conhecidas features do conhecido Pinball, dirigido a jogadores que já atingiram um nível mais elevado do jogo. Quando uma bola já não é desafio suficiente, o jogador pode ter duas ou três em campo, em simultâneo, e a oportunidade de conseguir mais pontos. No entanto, a dificuldade aumenta e a estratégia dissipa-se à medida que as bolas aumentam. O objectivo passa a ser não deixar as bolas cair em vez de conseguir tiros certeiros. Esta lição é simples: quando falamos de Marketing é obviamente apelativo a possibilidade de, com a experiência, poder implementar e gerir vários projetos em simultâneo. No entanto, nem sempre é uma boa ideia. O foco perde-se facilmente e, tal como no Pinball, podemos acabar a tentar fazer com que os projetos sobrevivam em vez de, de facto, investir-mos em os tentar levar mais longe.

#3 – Apostar no conceito de comunidade 

Um dos factores do sucesso do famoso jogo Candy Crush é a possibilidade de fazer log in através das redes sociais. Desta forma, é possível perceber quem da nossa rede é jogador, acompanhar o progresso dos amigos e até partilhar a própria performance. A ideia de se fazer parte de uma comunidade, a sensação de competição saudável e o endorsement de pessoas em quem confiamos e com quem partilhamos interesses faz não só com que tenhamos a primeira vontade de experimentar como, mais tarde, faça com que nos sintamos mais envolvidos e com vontade de continuar a jogar. Qualquer campanha de marketing vai ser muito mais bem-sucedida se conseguir explorar esta vertente social com sucesso. Potenciais consumidores ou clientes vão optar mais facilmente por produtos ou serviços que os amigos já gostam ou que os façam de alguma forma sentir parte de uma comunidade com que se identificam.

#4 – Saber avaliar e reagir ante novos factos

Por muito duro que possa ser, é extremamente importante perceber quando é que uma estratégia falha e quando é a melhor altura para terminar um projeto, sem prejuízo de mais recursos. Em alguns jogos de Blackjack, as regras ditam que o jogador pode recuperar 50% do investimento inicial se decidir desistir na altura certa. Basta saber avaliar a situação e reagir consoante, quando percebe que poderá perder o jogo. De outra forma, perderá efetivamente todo o investimento. Por isso, ser capaz de avaliar a melhor altura para terminar uma campanha ineficaz é uma característica absolutamente essencial de um Marketeer, de modo a evitar desperdiçar recursos e poder direcionar esforços para os projetos mais promissores.

 

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