Home / Casos de sucesso de Estratégia Digital /

Livraria Cultura: Quase 70 anos a vender livros e muito mais

livraria cultura

Livraria Cultura: Quase 70 anos a vender livros e muito mais

 

Criada em 1947, a Livraria Cultura cresceu para se tornar num dos maiores casos de sucesso do mundo literário do Brasil. Hoje, a marca possui 19 lojas espalhadas pelo país e é parte do legado intemporal deixado por Eva Herz. Continue a ler e descubra a história peculiar por detrás desta livraria que se soube adaptar aos tempos para se transformar numa referência no mercado livreiro.

Para perceber a história da Livraria Cultura é preciso voltar atrás no tempo e recuar para uma época onde a Internet estava longe de existir e onde ser judeu significava ser vítima de perseguição pelas autoridades alemãs. Estávamos na eminência de uma 2.ª Guerra Mundial, quando a família de Eva Herz deixou a Alemanha e foi viver para São Paulo.

Foi então que surgiu a ideia de criar uma pequena biblioteca dentro de casa, onde era possível alugar livros em troca de uma pequena quantia que ajudava a compor o orçamento familiar. A partir da década de 50, além de alugar os livros, Eva Herz começou também a vendê-los. Rapidamente, a sua popularidade cresceu e, de repente, até as vizinhas já a consultavam quando queriam por os filhos a ler.

Print

O projeto que servia apenas para ganhar um extra no final do mês transformou-se assim num negócio sério. E apesar de as mudanças que ocorreram (muito graças ao aparecimento da Internet) a verdade é que os pilares de Eva Herz continuam na génese empresarial da Livraria Cultura. Se entrarmos no site, podemos ler que um dos objetivos principais da marca é cimentar o poder transformador da informação e da cultura, levando-a o mais longe possível para criar “um mundo melhor e mais justo”.

Posto isto, podemos dizer que mais do que comprar livros online, este é um site cheio de história.

GIF Livros - 728x90

O que podemos encontrar na Livraria Cultura?

Mais de 9 milhões de produtos disponíveis. É este um dos números que explica o sucesso da Livraria Cultura. Mas a plataforma online não se faz apenas de quantidade. Pelo contrário, é impossível falar de Livraria Cultura sem referir a qualidade do serviço prestado pelo atendimento (via telefone ou e-mail), a diversidade de produtos e o respeito pelo cliente.

O serviço de e-commerce é extremamente seguro e permite ao utilizador acompanhar o estado da encomenda, desde o momento em que sai do armazém até ao dia a que chega a sua casa. Mais do que uma simples plataforma de venda de livros online, a Livraria Cultura funciona como uma porta  para o universo da cultura na Internet: pode, por exemplo, usar o portal simplesmente para navegar e encontrar as mais recentes novidades do mundo literário.

E embora falemos de uma livraria, a verdade é que os serviços desta empresa se foram alargando ao longo dos anos. Hoje, a Livraria Cultura vende música, livros e até brinquedos. A ideia por detrás do alargamento da oferta é a de que hoje a cultura não está só nos livros: pelo contrário, é possível encontrá-la em todo o lado, estejamos nós a falar de um filme ou de um puzzle.

Mas, afinal, ao certo o que é que posso encontrar se aceder ao site da Livraria Cultura? Como se de uma loja se tratasse, o website divide-se em secções ou prateleiras. Continue connosco e veja alguns dos itens desta que é uma das melhores lojas online do setor livreiro do Brasil.

Livros

Livros, livros e mais livros. A quantidade parece não ter fim, mas se isto pode inicialmente parecer uma desvantagem na altura de escolher, desengane-se. Com a quantidade de menus e submenus, filtros e motor de busca disponíveis, encontrar a sua obra de eleição nunca foi tão fácil. Indicado tanto para aqueles que sabem exatamente o que querem ler, como para os que não fazem ideia de qual será a próxima leitura.

E-books

O mercado digital veio para ficar e a Livraria não ficou ao lado desta revolução. Hoje, em vez de levar o livro no formato tradicional, pode coloca-lo no interior do seu tablet. Como? Basta descarregar o e-book. Por serem digitais, os e-books são normalmente mais baratos do que os livros em papel. Além disso, esteja atento porque a Livraria Cultura costuma fazer várias promoções.

Kobo

O Kobo é um eReader que lhe permite condensar todos os seus livros num só aparelho. Este  pequeno dispositivo tem capacidade de até 3 mil e-books, mas é possível aumentá-la através de um cartão microSD. O Kobo está disponível em vários modelos, sendo que aqui poderá também encontrar acessórios para o equipamento.

 

Filmes

As mais recentes novidades do cinema, os filmes nomeados para os Óscares e as séries do momento são apenas alguns dos produtos que pode encontrar nesta secção da Livraria Cultura. Um filtro por género, nacionalidade ou por “mais vendidos” ajuda-o a encontrar o filme ou a série indicados para si.

Música

A música é intemporal e a verdade é que não há nada como comprar um CD ou Vinil para guardar o objeto físico que nos transporta para memórias dos outros tempos ou que nos recorda de uma situação em particular. Se é um fã de clássicos ou se não deixa escapar o mais recente hit, esta é a secção indicada para si. Inclui também t-shirts, livros e outro tipo de produtos relacionados com o universo musical.

Games

Quem disse que os videojogos não podem ser cultura? Aqui encontra vários géneros de jogos de computador e consola. No menu vertical, pode filtrar por faixa etária , idioma, ano de lançamento , consola ou pelos filtros de destaque (mais vendidos, lançamento e pré-venda).

Brinquedos

Já diziam os antigos e é bem verdade: a brincar também se aprende. A secção de brinquedos da Livraria Cultura dá destaque  produtos que promovem a educação  e que comprovam que aprender também pode ser divertido. Aqui encontra, blocos de montar, jogos diversos, LEGO, livros de atividades, entre várias outras ofertas.

Papelaria

Na área de papelaria online, poderá encontrar todo o material necessário para o seu escritório ou material escolar para os seus filhos. Blocos de notas, lápis, canetas, mochilas e até mesmo canecas são alguns dos produtos que aqui se apresentam.

Revistaria

Livros de banda desenhada, magazines culturais, revistas desportivas, graphic novels… Se é um fã de revistas e não perde um número de uma determinada publicação, então este é o espaço indicado para si. Basta um clique para que dentro de pouco tempo a revista esteja em sua casa.

Para aceder a conteúdos incríveis e exclusivos relacionados com literatura, visite o blog Mundo de Livros.

A Livraria Cultura está aberta 24 horas. Visite AQUI!

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

5 sites para descarregar livros legal e gratuitamente

Como serão as escolas do futuro

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]