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Qual a diferença entre marketing e propaganda?

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Qual a diferença entre marketing e propaganda?

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À primeira vista, os conceitos de marketing e propaganda parecem ser diferentes termos para descrever a mesma coisa – a obtenção de um produto ou serviço vendido. Muitas pessoas responsáveis pela estratégia de comunicação de uma empresa confundem facilmente ambos os conceitos.

Na realidade, ainda que ambos contribuam para o mesmo objetivo final, a forma como chegam até lá é totalmente diferente. Mais do que metodologias aplicadas no processo, estamos a falar da própria filosofia inerente à estratégia.

Neste post, procuramos por isso compreender a diferença entre marketing e propaganda para distinguir definitivamente ambas as estratégias.

O que é o Marketing?

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Começamos então pelo Marketing. Este é um processo que se refere a todas as estratégias usadas para a preparação do seu produto para o mercado. O Marketing  envolve perceber quem são os seus potenciais  clientes e o que realmente querem para possa identificar a melhor forma de os convencer a comprar o produto/serviço que está a tentar vender.

Aspectos como cores, logótipos e outros elementos de design são sempre consideradas, já que tudo o que contribuir para a criação visual da marca é de extrema importância. Aliás, para assegurar o sucesso de uma estratégia de Marketing, todos esses componentes devem estar alinhados com a imagem do seu produto para melhor captar o interesse do público-alvo. Resumindo, é o marketing que define a sua marca e lhe permite ter a quota de mercado que quer.

Como fazer Marketing?

Para comercializar o seu produto ou serviço, o Marketing pressupõe que conheça primeiro o seu público-alvo. Procure identificar os valores e necessidades da audiência de forma a perceber como aquilo que tem para lhes vender pode prestar qualquer tipo de ajuda.

Se quer enfrentar um público-alvo composto por indivíduos conscientes e exigentes com padrões de qualidade, certifique-se que cria uma campanha que mostra o alto valor da sua marca e assume uma posição transparente perante o mercado.

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Se, por outro lado, procura alcançar consumidores mais despreocupados e preparados para arriscar, tente usar uma estratégia de comunicação mais simples e livre. Não há problema aqui em investir em criatividade e dar asas à imaginação.

Para ambos os casos procure sempre criar um slogan que resuma bem a missão da sua empresa e que fique no ouvido, para que o consumidor se lembre de si mesmo quando não está em contacto direto com o seu negócio.

O que é propaganda?

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E do Marketing passamos então para a propaganda. A propaganda é o processo de fazer com que o seu produto e serviço se tornem conhecidos em todo o mercado. Essencialmente, implica espalhar a palavra sobre o que sua empresa tem para oferecer. Outdoors nas ruas, anúncios na televisão, anúncios no rádio, entre outros. Não há qualquer tipo de estudo ou de segmentação de audiência: tudo é válido.

É extremamente fácil perceber como esta estratégia se distingue do Marketing na maneira como tenta alcançar a venda.

Como fazer propaganda?

A partir do momento em que a sua imagem do produto é desenvolvida e a sua estratégia de marketing está no lugar, procure apresentar o seu produto ou serviço ao público através de publicidade. Tem muitos meios ao seu dispor: imprensa, televisão, rádio e, claro está, a Internet. Todos estes meios podem ser usados para alcançar a audiência.

As redes sociais são também uma opção barata, que têm conseguido cada vez mais utilizadores graças à forma como facilmente consegue obter resultados de sucesso. Aqui, ferramentas como o Twitter, o Facebook e o Google+ podem ajudá-lo a espalhar a palavra sobre o que realmente tem para oferecer.

 

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