Home / Aplicativos /

Meditação: um aplicativo para meditar todos os dias

meditação

Meditação: um aplicativo para meditar todos os dias

 

É verdade que a Internet mudou o mundo.  As mudanças que a web e a tecnologia impuseram nos últimos anos revolucionaram drasticamente a forma como trabalhamos, como fazemos compras e até como interagimos com os nossos amigos. Porém, por muitos pontos positivos que consigamos apontar à revolução tecnológica do século XXI, há também alguns problemas que só agora se começam a sentir realmente.

No nosso blog, por exemplo, já falamos dos problemas que o mobile pode provocar e lançamos até um debate sobre o facto de estarmos ou não preparados para utilizar estes dispositivos. Tal é a necessidade de estarmos sempre ligados à Internet para consumir nova informação que, às vezes, estamos na Internet enquanto conduzimos ou até mesmo quando estamos a jantar fora com amigos.

Isto pode ser muito stressante. Às vezes – mais vezes do que aquelas que fazemos na maior parte dos casos – temos de nos de desligar completamente para simplesmente relaxar. É por isso mesmo que neste post sugerimos um aplicativo para que, todos os dias, faça uma pausa para meditar e possa relaxar longe do ritmo frenético da Internet.

Meditação: 5 minutos por dia é quanto basta

O Headspace é uma aplicação móvel que ajuda progressivamente a aprender a focar e a relaxar. Basta escolher um sítio confortável e calmo e fazer play na sessão diária.

Para contraditório usar o smartphone ou o computador para se desligar do mundo, mas é exactamente essa a proposta da Headspace, ferramenta desenvolvida pelo britânico Ansy Puddicombe, considerado um guru da meditação, perito em atenção plena e ex-monge, com o objetivo de ajudar a meditar e a incrementar o foco, a atenção e a criatividade, através de certos exercícios.

 

meditação

Usamos o telemóvel para variadíssimas coisas, para ver as horas e até enviar um email. Somos verdadeiros multitasking e isso torna quase impossível focarmo-nos numa só tarefa. Não é surpresa que a ansiedade crónica e o stress – o inimigo invisível da vida moderna – estejam entre as grandes doenças do nosso tempo.

O Headspace poderá ser uma opção viável para relaxar: ensina a meditar de acordo com a disponibilidade de tempo e ajuda a perceber as pequenas felicidades do dia-a-dia, fazendo com que o seu ritmo diário acalme com uma boa higiene mental.

O programa consiste em 10 passos, com sessões de 10 minutos, uma por dia e, se possível, logo de manhã. Existe ainda uma ferramenta para os mais pequenos: Smiling Mind.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]