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Qual o melhor horário para publicar nas redes sociais?

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Qual o melhor horário para publicar nas redes sociais?

 

A pergunta que dá título a este artigo será para sempre uma das eternas dúvidas a que os profissionais de gestão de redes sociais procurarão resposta. Todos os anos, a resposta parece mudar conforme a mudança de comportamentos dos utilizadores das principais redes sociais. No entanto, de forma a assegurar que estamos sempre em cima do conhecimento e a par das tendências, é importante atualizarmo-nos e ter a certeza de que sabemos exatamente quando é que as nossas publicações vão provocar maior sucesso na Internet.

Em novembro de 2014, lembro-me que escrevi um artigo sobre a melhor hora para publicar no Facebook. Ainda que o artigo contenha informações atualizadas, neste novo post vamos fazer um round-up do que se passou desde esse período e perceber até que forma as redes sociais mudaram. Neste post vamos ainda incluir o Instagram e o Twitter na nossa agenda. Este é um acrescento que faz sentido já que, depois do Facebook, são estas as redes sociais mais usadas no Brasil.

Para escrever este post voltamo-nos a basear no mais recente estudo às redes sociais no Brasil: Horários Nobres nas Redes Sociais. Esta é uma investigação realizada pela agência de consultoria de gestão de redes sociais Sprinklr que tem vindo, desde 2014, a analisar o comportamento da audiência nos social media.

O estudo em que se baseia este post corresponde a dados levantados em 2015. Para a investigação foram tomadas em consideração 160 milhões de menções e interações nas redes sociais.

Qual o melhor horário para Facebook?

O Facebook continua a ser o grande gigante da Internet, ultrapassado apenas em número por um outro site: o Google. Tal como se sucedeu em 2014, no ano de 2015 a rede social de Mark Zuckerberg esteve mais ou menos equilibrada entre o número de interações ao longo dos vários dias úteis da semana. Porém, existem três dias a registar um pico ligeiro que pode ajudar a determinar qual o melhor horário para publicar os seus conteúdos: a terça-feira, quarta-feira e quinta-feira. Esta flutuação no tráfego, ainda que facilmente identificada, não se consegue explicar. Estas não são propriamente novidades, já que correspondem exatamente aos dias que mencionamos há dois anos atrás.

Entretanto, os utilizadores do Facebook estão especialmente ativos entre as 11h e as 14h dos dias úteis. Nesta edição do relatório Horários Nobres nas Redes Sociais, a Sprinkler conseguiu ainda identificar quais são os assuntos a receber mais comentários e likes no Facebook: finanças (31%), e-commerce (28%) e comércio de retalho (21%).

A pior hora para publicar é a partir das 20 horas da noite até às 8 horas da manhã. As publicações feitas neste período de tempo são aquelas que aparentemente conseguem um menor número de cliques. Domingo é o dia proibido para o Facebook, já que é quando a atividade atinge os menores picos.

 

Qual o melhor horário para Instagram?

Passamos então para o Instagram, uma das redes sociais comprada pelo Facebook e que parece estar a acompanhar o seu crescimento. Segundo o estudo, o Instagram também não regista grandes picos de interações ao longo da semana, portanto torna-se difícil apontar um dia preciso para publicar. De todas as noites, são as de quarta-feira e quinta-feira as que registam maiores movimentos, especialmente entre as 20h e as 21h. Nos restantes dias, o melhor horário para publicar no Instagram é entre as 11h e as 14h e entre as 18h e as 22h.

À semelhança do Facebook, os utilizadores interagem sobretudo com conteúdos relacionados com e-commerce (33%), comércio de retalho (32%), mas aqui acrescenta-se ainda conteúdos de beleza e higiene (13%), uma novidade que parece dizer muito sobre os utilizadores desta rede social. Uma outra novidade interessante apurada pelo relatório Horários Nobres nas Redes Sociais é que o Instagram, muito ao contrário do Twitter e Facebook, não sofre quedas astronómicas no que toca à interação durante os fins-de-semana.

Qual o melhor horário para Twitter?

E, uma vez mais, encerramos este post com o Twitter. A rede social do passarinho azul e posts de 140 caracteres tem um horário nobre bem definido: aponte já na sua agenda! As quartas-feiras e quintas-feiras são os dias da semana que registam maior movimento no Twitter, especialmente entre as 18h e as 22h.

Futebol e reality shows – ou seja, eventos a acontecer em direto na televisão nacional – são os temas mais falados no Twitter, especialmente às terças-feiras e quartas-feiras, no período das 21h às 00h. Segundo o estudo, este contacto entre os utilizadores e o Twitter acontece sobretudo através de smartphones e tablets: os utilizadores utilizam o ecrã dos seus dispositivos móveis para comentar aquilo que estão a ver no ecrã da televisão.

Acima de tudo, o Twitter é uma rede social que deve usar conforme as tendências a ser debatidas. Mais do que a hora para comentar, é importante saber o que está a acontecer… e comentar quando está a acontecer! Essa é a verdadeira génese do Twitter e aquilo que resulta melhor nesta rede social.

PS – Se procura uma solução ótima para ganhar seguidores e aumentar engajamento em fanpages do Facebook então leia de imediato o artigo Tutorial WP Fan Machine 2.0: aplicativo para ganhar curtidas no Facebook (Parte I)

 

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Comentários

  • 16 August, 2016

    Boas,

    bom artigo este, já tinha algumas noções nos horários em que devo colocar os artigos e como destacá-los da “multidão” e até agora tenho notado um crescimento significativo. No entanto vou testar as horas e dias que indicam e se resultarem…vou voltar a dar feedback.

    Obrigado, cumprimentos e boas cusquices para todos

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