Home / Tecnologia /

Moodle: o site que permite ir à escola sem sair de casa

moodle

Moodle: o site que permite ir à escola sem sair de casa

AdobeStock

Mais conhecida por Moodle, a Modular Object-Oriented Dinamic Learning Environment é uma plataforma e-learning que conjuga as palavras ensino e tecnologia no mesmo espaço. As personagens principais a agir neste meio são professores dispostos a ensinar e alunos prontos a aprender. Milhares de instituições de ensino em todo o mundo já se renderam à plataforma, desde universidades altamente conceituados a escolas primárias.

Em poucas palavras, explicamos os principais objetivos do Moodle. A plataforma é utilizada para a realização de cursos virtuais e como complemento para cursos presenciais: é nesse espaço que os Professores podem marcar trabalhos de casa, por exemplo; e é aí também que os alunos podem entregar os trabalhos para avaliação. Testes, pautas de notas, partilha de slides dados nas aulas e de documentos são também funcionalidades possíveis no Moddle.

O conceito foi criado em 2001 pelo australiano Martin Dougiamas, especializado em educação e ciência computacional. Com ajuda de programadores, desenvolveu gradualmente o Moodle, criando assim a primeira comunidade online voltada para o setor da aprendizagem colaborativa.

Neste post, avaliamos o Moodle e tentamos perceber quais as principais vantagens da sua utilização e como pode ditar o futuro do ensino em Portugal e em todo o mundo.

5 vantagens permitidas pela plataforma Moodle

Gratuito e simples

Antes de mais, o Moodle é uma plataforma gratuita e segura. Extremamente simples de instalar e de fácil acesso, possibilita uma rápida adaptação do utilizador e está, por isso, ao alcance de qualquer pessoa. Está disponível a qualquer hora e em qualquer local com acesso á Internet.

Templates

Partilha de documentos

Uma das principais vantagens do Moodle é que tem capacidade para suportar grandes quantidades de informação: textos, imagens, vídeos, entre outros. Além disso, a plataforma é flexível ao ponto de permitir que os documentos sejam organizados conforme disciplinas e anos escolares. Caso para dizer que o tempo das fotocópias terminou.

Testes e atividades

Ao permitir atividades que colocam à prova os conhecimentos e as capacidades de reflexão e opinião crítica dos estudantes – testes on-line, fóruns, visualização de vídeos, entre outros – o Moodle demarca-se assim por promover uma pedagogia “socioconstrucionista”. Os alunos podem ainda submeter trabalhos e fichas para avaliação bem.

Interação

Professores e alunos podem contactar entre si mais facilmente. O docente pode falar com todos os alunos ao mesmo tempo ou utilizar o chat para se dirigir individualmente a cada um. Por outro lado, os alunos podem comunicar entre si e esclarecer dúvidas a partir de casa e sem ter de esperar pela próxima aula.

Privacidade e segurança

O Moodle garante privacidade aos seus utilizadores. O administrador controla quem acede à plataforma, que tipo de estatuto possui na utilização dos materiais disponibilizados e remove ou altera da plataforma conteúdos que considere impróprios.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]