Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

NASA: Soundcloud acompanha sons da exploração espacial

NASA: Soundcloud acompanha sons da exploração espacial

 

Se é fã de ficção científica, certamente não precisa de mais do que um segundo para se lembrar de uma lista de filmes em que a ação se passa no espaço. Explosões estrondosas e cenas épicas com efeitos sonoros fazem as delícias de Hollywood , sendo que algumas vão ficar mesmo marcadas na história do cinema.

Quando confrontados com estes cenários que, pelo menos por agora ainda são irrealistas, muitos afirmam peremptoriamente que o espaço não tem som. Pois, não podiam estar mais enganados. É verdade que os sons são subtis e imperceptíveis ao ouvido humano. Mas a verdade é que eles estão lá.

Munidos dos maiores amplificadores da história, astrónomos tentam ultrapassar esse problema e captar os sons do universo. Mas, qual o interesse de ouvir o universo se o som nem sequer é agradável?

Para além do fator curiosidade, alguns especialistas acham que o barulho cósmico pode ser a chave para saber mais sobre o funcionamento de alguns corpos celestes, sobre os quais ainda conhecemos muito pouco – como os buracos negros, por exemplo.

Os mais ousados arriscam até a afirmar que ao estudarmos o som podemos reunir as provas para confirmar factos que até agora eram pura ficção cientifica, como a existência de outros universos.

O que é a Radioastronomia?

A ciência que escuta os astros chama-se radioastronomia. É uma coisa recente? Não, na verdade já existe desde a década de 30, altura em que os cientistas começaram a apontar as antenas para o céu para tentar captar ondas magnéticas.

O que muitos não sabem é que cada planeta funciona como uma espécie de emissora de rádio, libertando ondas magnéticas que podem ser traduzidas em sons. Por sua vez, esses sons são tão importantes que até já impulsionaram a descoberta de fenómenos espaciais como os quasares, as galáxias jovens e as galáxias hiperativas.

NASA: Soundcloud acompanha descoberta espacial

Mas nem todos os sons do universo têm origem nos corpos celestes. Na conta oficial do Soundcloud da NASANational Aeronautics and Space Administration – pode ter acesso a uma série de sons humanos ou espaciais que foram recolhidos ao longo dos anos pela agência espacial norte-americana.

Alguns dos sons que está prestes a ouvir são dignos do mais importante dos museus, portanto, surpreenda-se se dissermos que pode até fazer o download para os escutar no seu telemóvel. Ainda se lembra, por exemplo, do “Houston, we have a problem” (“Houston, temos um problema”), a frase eternizada pela tragédia do Appolo 13?

Para que não se perca numa viagem pelos sons do espaço, a revista Galileu acedeu à conta do Soundcloud da NASA e propôs-se a fazer-lhe uma visita guiada. A playlist que lhe apresentamos em seguida chama-se Solar System & Beyond Sounds e contém alguns dos registos mais importantes da exploração espacial.

 

Clique e navegue pelo bip daquele que foi o primeiro satélite a entrar na órbita espacial, o icónico Sputnik. Faça uma paragem para os lados de Saturno e escute os sons do planeta capturados pela sonda Cassini; já que está “lá perto”, faça também uma paragem por Júpiter, mas cuidado com o relâmpago que está prestes a ouvir. Tudo nesta playlist da NASA.

O projeto Apollo é um dos mais, senão o mais icónico dos programas espaciais. Os acontecimentos que o marcaram fazem parte da história mundial e serão para sempre lembrados. Como é possível esquecer a chegada de Neil Amstrong à Lua ou o trágico acidente do Appolo 13? A segunda playlist reúne os momentos mais marcantes do programa e leva-o não só numa viagem pelo espaço como também pelo tempo. Ora ouça.

 

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Marketing Sensorial: marcas que usam os 5 sentidos

– AudioJungle: A selva de sons do Envato Market

– A sua marca tem uma Identidade Sonora?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]