Home / Marketing digital /

O que aparece no feed do Facebook é você que decide

feed do facebook

O que aparece no feed do Facebook é você que decide

 

No blog Estratégia Digital já nos debruçamos várias vezes sobre o potencial da rede social Facebook. Entre as muitas aplicações possíveis para empresas e individuais, o Facebook continua a juntar pessoas de todo o mundo, provenientes de diferentes culturas mas que partilham algo em comum: uma necessidade de comunicar e consumir informação.

Muitos utilizadores do Facebook são capazes de passar horas a fio a navegar entre as publicações partilhadas por outros utilizadores e páginas. O espaço onde tais publicações aparecem é o feed, um espaço atualizado a todo o momento e onde são compiladas publicações que você, enquanto utilizador, considere interessantes.

Porém, quem define o que tem interesse ou não para um utilizador? Num dos posts mais recentes que escrevemos sobre o Facebook, atentamos no algoritmo conhecido por EdgeRank, o sistema responsável pela criação do feed do Facebook dos utilizadores.

O algoritmo EdgeRank ordena, numa escala descendente, as publicações de terceiros que têm ou não interesse para os utilizadores. Porém, uma vez que os sistemas informáticos são frequentemente propícios a falhas, o Facebook decidiu que estava na hora de dar aos seus utilizadores a hipótese de controlar aquilo que quer ver no seu feed.

Em comunicado, a empresa de Mark Zuckerberg disse “Estamos continuamente a melhorar e a personalizar a tua experiência no feed de notícias. Sabemos que, em último caso, és a única pessoa que sabe o que te é mais interessante e é por isso que queremos dar-te mais controlo sobre o que vês”.

Feed do Facebook: como dar prioridade ao que realmente interessa

Sem nos demorarmos mais, procedemos à explicação passo a passo daquilo que tem de fazer para ajustar o feed do Facebook ao seu gosto pessoal. A partir de um computador, dirija-se à opção Preferências do Feed de Notícias, disponível a partir do menu no canto superior direito do Facebook.

 

1

A partir daqui, abre-se uma janela com várias listas de pessoas e páginas. O processo que se segue é muito simples: escolha quem quer seguir e quem não quer seguir. Terminada esta etapa, pode decidir de seguida se é o algoritmo que decide em que lugar certas publicações aparecem no feed ou se é você.

 

2

Como podemos ver pela imagem acima, o Facebook apresenta um top das páginas e amigos que, na semana anterior, contaram com um maior número de visualizações. Se não concordar com a seleção pode marcar cada pessoa/página, a partir do botão lateral, com uma das seguintes opções:

3

 

A opção Ver primeiro coloca as publicações da página/utilizador no top do seu feed do Facebook, sempre que fizer um novo login; ao escolher a opção Predefinição está a deixar que seja o algoritmo do Facebook a decidir a posição em que a publicação deve aparecer. E, por fim, a opção Não seguir é isso mesmo que implica: banir do seu feed as publicações de uma determinada página sem, ainda isso, quebrar a “amizade”.

IMG_1179

Este é um processo que também pode acontecer através do seu dispositivo móvel iOS (a funcionalidade ainda não está disponível para Android), pode utilizar o aplicativo do Facebook para marcar amigos e páginas especiais que, dessa forma, passam a aparecer no seu feed sempre que fizer login. Para se demarcarem dos outros posts, estes prioritários ficam assinalados com uma estrela azul.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]