Home / Estratégia Digital /

O que é Marketing? Confira os conceitos básicos do Marketing!

O que é Marketing? Confira os conceitos básicos do Marketing!

 

A origem da palavra marketing é o termo inglês market, que significa “mercado”.

Originalmente, o conceito deste termo teria surgido a partir do latim mercatus, que era o nome do local destinado para a compra e venda de objetos.

Esta palavra, por sua vez, teria se originado do verbo mercari / mercare, que quer dizer “negociar” ou “praticar a compra e venda”.

Alguns etimologistas ainda acreditam que a verdadeira raiz etimológica esteja na palavra latina merx, que era o nome atribuído ao objeto a ser comercializado, ou seja, a mercadoria.

Atualmente, o marketing é um termo que nasceu no idioma inglês, mas que é utilizado em todo o mundo para referir as ações e estratégias voltadas para o competitivo mercado.

Entre os estudiosos das ciências empresariais, não existe uma definição unificada de Marketing, já que este pode ser entendido a partir de muitos pontos de vista.

Como definição global, podemos entender como marketing o conjunto de ferramentas que a empresa possui e que organiza estrategicamente, para conhecer os desejos e necessidades dos consumidores e assim satisfazer as necessidades com produtos, serviços ou ideias.

3 livros para entender o que é Marketing

Infelizmente, existe por vezes a ideia entre os profissionais do marketing digital que não é necessário estudar marketing antes de entender o meio digital.

Por isso mesmo antes de avançar neste texto, gostaria desde já de recomendar 3 livros com abordagens diferentes ao tema, mas que à sua maneira assumem um valor inestimável na compreensão do Marketing enquanto disciplina.

Marketing 4.0: Philip Kotler ajuda a fazer transição para digital

Mundo sem Mente: Qual o impacto da alta tecnologia na vida diária das pessoas?

Correr Para Vencer, a autobiografia inspiradora do fundador da Nike

 

Conceitos Básicos de Marketing: o Mercado

O mercado existe quando um conjunto de consumidores (sejam pessoas individuais ou empresas) que têm uma necessidade a satisfazer também têm capacidade económica suficiente para comprar aquilo que precisam.

Dentro do mercado, está o mercado potencial, formado por todos aqueles consumidores que poderiam satisfazer as suas necessidades com o produto oferecido pela empresa, caso sejam utilizadas as estratégias de marketing adequadas.

Conceitos Básicos de Marketing: os Estudos de Mercado

Um estudo de mercado é uma investigação realizada, geralmente pelo departamento de marketing de uma empresa, que pretende determinar quais são as necessidades da população com o estudo de diversas variáveis, como os hábitos de compra ou elementos que influenciam os consumidores, para assim poder criar ou modificar produtos que se ajustem às suas necessidades e desejos.

 

 

Conceitos Básicos de Marketing: o Marketing Mix

O marketing mix são os instrumentos básicos que a empresa dispõe para realizar uma estratégia de marketing eficaz, de forma que são variáveis e a empresa pode modificar em grande medida.

É formado pelo produto, o preço, a promoção e a distribuição. Normalmente, decide-se como será cada uma das variáveis após realizar um estudo de mercado.

 

 

Conceitos Básicos de Marketing: as Necessidades dos consumidores

As necessidades são criadas pela ausência de um bem ou serviço básico comum a todos os seres humanos. São necessidades fisiológicas ou psicológicas, como a necessidade de se alimentar ou de se sentir seguro, inatas ao ser humano.

 

Conceitos Básicos de Marketing: os Desejos dos consumidores

Os desejos são a maneira de expressar a vontade de satisfazer uma necessidade, de acordo às circunstâncias pessoais da cada um e que não são aplicáveis a todos os seres humanos.

Por exemplo, alguém que vive numa tribo da Amazónia terá um desejo por roupas ou comida que é diferente de alguém que vive numa grande cidade europeia.

 

Basicamente as empresas fazem 2 coisas:

Concebem um produto – bem ou serviço

Comercializam o produto – bem ou serviço

 

Por sua vez, o consumidor procura sempre satisfazer uma necessidade ao comprar um produto, bem ou serviço.

É então papel do marketing não apenas entender, como assimilar como faz chegar a informação necessária a cada indivíduo, ajudando a resolver os problemas do público-alvo e converter a necessidade numa compra de determinado produto ou serviço.

 

O LIVRO MARKETING 4.0 ENCONTRA-SE DISPONÍVEL EM:

AMAZON BRASIL

FNAC PORTUGAL

AMAZON INTERNACIONAL

LIVRARIA CULTURA

 

 

 

CONFIRA O LIVRO MUNDO SEM MENTE DE FRANKLIN FOER NAS LIVRARIAS ONLINE:

FNAC PORTUGAL

AMAZON BRASIL

 

 

 

CONFIRA O LIVRO CORRER PARA VENCER / A MARCA DA VITÓRIA NAS LIVRARIAS ONLINE

AMAZON BRASIL

FNAC PORTUGAL

LIVRARIA CULTURA

SARAIVA

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]