Home / Marketing digital /

Afinal, será que sabe o que é um domínio?

Afinal, será que sabe o que é um domínio?

 

Quem está familiarizado com a Internet está farto de ouvir o termo e até os mais leigos podem dizer por alto o que é um domínio. Mas será que sabe realmente do que é que se trata? Neste post, explicamos-lhe tudo e dizemos-lhe por que motivo é que os domínios são tão importantes. Continue a ler e descubra.

Falemos primeiro de utilidade. O domínio foi uma das invenções que mais facilitou a navegação na Internet: é mais fácil memorizar um nome do que um número de 10 dígitos. Mas se os domínios não existissem, não teríamos outra solução se não orientarmo-nos pelos endereços IP. Por outras palavras, seria necessário ter uma espécie de lista telefónica para websites e digitar os números sempre que quiséssemos visitar uma página.

Dito isto, podemos mesmo afirmar que os domínios são a base da Internet. Quando se visita um website ou se envia um e-mail, o nosso computador precisa de saber a localização do servidor em que a página ou a caixa de e-mail de destino se encontram armazenados. Só assim podemos ver a informação que desejamos ver. E é precisamente aí que entram os domínios.

Para que este processo aconteça de forma correta, existe um Servidor de Nomes que reúne toda a informação sobre a localização dos servidores. O sistema recebe o pedido que é feito a partir do seu computador, converte o domínio pelo endereço IP correto e faz a liga-o ao servidor onde está alojado o website que deseja visitar. Um processo mecânico que é mais simples do que parece.

O que é um domínio… e o que são extensões?

Depois de explicarmos o que é um domínio, foquemo-nos agora nas extensões. Como já reparamos, depois do domínio o endereço termina sempre uma extensão que pode ser “.com”, “.net”, “.org”, “.info”, “.pt”, “.com.br” entre muitas outras. Mas para que servem estas extensões? A resposta é simples: organizar.

O Servidor de Nomes estabelece uma hierarquia entre os diferentes servidores. As extensões funcionam por isso como categorias para os domínios da Internet, ajudando a identificar grupos de site que têm entre si algumas semelhanças.

A extensão “.com” é a mais usada e significa “commercial”, usada principalmente pelas empresas; a “.net” é a preferida de websites ligados ao mercado dos serviços de Internet; e a extensão “.pt” diz respeito a websites de Portugal.

 

A escolha da extensão do domínio é normalmente uma questão de preferência mas o mais indicado é escolher a extensão que corresponde ao seu público-alvo.

Ao escolher o domínio, pondere muito bem no nome que quer escolher. O nome da empresa é sempre uma boa opção porque reforça a identidade da entidade. Porém, existem outras alternativas, como as palavras que os internautas mais pesquisam.

Elabore uma lista de ideias e depois utilize uma ferramenta para verificar se os domínios estão disponíveis. Uma vez que existem milhares de milhões de websites na Internet, grande parte dos domínios já foram ocupados. Ainda assim, há sempre algum disponível.

Quando encontrar um domínio disponível, pode comprá-lo de imediato. Para executar esse passo, recomendamos as seguintes plataformas:

Em meia dúzia de cliques, pode assegurar a morada do seu website. Os preços variam consoante o serviço que escolher e o plano que contratar, mas são normalmente bastante acessíveis.

OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]