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O que procura uma empresa num profissional de marketing digital?

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O que procura uma empresa num profissional de marketing digital?

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Um estudo sobre o futuro do Marketing Digital, divulgado pela agência de marketing Mondo, concluiu que em 2015 se espera que 80% das empresas aumente os seus orçamentos de marketing digital. A criação de conteúdo, redes sociais e análise de estatísticas são as tarefas que surgem em primeiro lugar nas qualificações procuradas pelas empresas.

Com base numa investigação online que contou com uma amostra de 262 empresários de marketing digital em negócios B2C (Busineess to Consumer) e B2B (Business to Business), o estudo traça um panorama geral para aquilo que se pode esperar no mercado entre os próximos 12 a 18 meses.

Basicamente, a conclusão do estudo foi a seguinte: as empresas vão investir mais em Marketing Digital. A prova está nos números obtidos após a análise das respostas. Em primeiro lugar, destacamos a maior fatia da qual fazem parte 40% dos participantes, que mostraram intenção em aumentar o investimento na área do digital entre os 5% e os 10%.

Por outro lado, uma fatia menor, constituída por 32% empresários, decidiu levar a aposta no digital ainda mais além, arriscando investir entre 10% a 15% face ao orçamento de 2014. Só 9% dos empresários se mostrou relutante em aumentar o investimento para acima dos 5%.

De acordo com a vice-presidente de estratégia de marketing digital da Mondo, Laura McGarrity, a contratação de profissionais qualificados na área da comunicação digital tem aumentado à medida que as empresas reconhecem o poder que está na Internet. Esta é, sem sombra de dúvidas, uma das principais razões pela qual as empresas começam a reavaliar os seus orçamentos e a dar mais destaque ao Marketing Digital.

Porém, persistem ainda entraves ao digital. O mesmo estudo que apontou o interesse das empresas em investir mais na Internet, indica quais as principais barreiras à contratação de profissionais de marketing digital: a dificuldade em encontrar profissionais qualificados, os preços praticados por equipas de qualidade, a dificuldade em contratar especialistas de topo e a cultura de ajuste.

Para suplementar os resultados deste estudo, olhamos ainda para o relatório da empresa de recrutamento Spencer Stuart. De acordo com vários dados, o prazo médio do contrato de uma equipa de marketing digital é de 12 a 18 meses. Por outro lado, a permanência de um diretor de marketing já se estende até aos 45 meses.

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O que procura uma empresa num profissional de marketing digital?

Esta foi também uma pergunta a que o estudo da Mondo tentou responder.

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Se faz parte do mundo do Marketing Digital, verifique então se preenche cada um destes requisitos:

  • Conhecimentos digitais/sociais – Para 54% dos inquiridos, este é um fator determinante. Conhece as metodologias de sucesso do mercado? Está atualizado com as últimas tendências do Marketing Digital? Capacidades para trabalhar nas redes sociais, principalmente no Facebook e no Twitter, são também dois pontos muito prezados e definitivos.
  • Criação de conteúdo – O campo do Marketing de Conteúdo tem sido extremamente debatido. Mais de 40% dos empresários que responderam ao inquérito da Mondo, revelaram que prezam sobretudo a contratação de profissionais capazes de criar conteúdo textual e multimédia. Ainda assim, vários especialistas têm vindo a defender que a criação de conteúdos deve recair não na equipa de marketing mas sim nas mãos de profissionais da área que estejam qualificados para produzir conteúdos relevantes sobre a área.
  • Análise de dados – Saber ler as métricas do desempenho da empresa é um requisito apontado por 33% dos inquiridos. O domínio de ferramentas como o Google Analytics e o Webmasters é fundamental.
  • Estratégia Móvel – Cerca de 30% dos inquiridos apontou que a capacidade para aplicar estratégias móveis é um fator determinante para contratação. Recordamos que vivemos num mundo cada vez mais móvel, onde os smartphones começam a ultrapassar a utilização de computadores fixos. Este é um requisito que surge na mesma linha do “manter-se atualizado com as últimas tendências”.

Surpreendentemente (ou não), as características tradicionais de Marketing surgem mais abaixo na lista. Apenas 24% das empresas demonstraram intenção de contratar profissionais de marketing para serviços criativos e 22% para conhecimento de produto/marca.

A Mondo constatou ainda que o trabalho de Marketing Digital se está a tornar mais elástico. Como assim mais elástico? Basicamente, as empresas estão a abdicar de funcionários fixos e a apostar mais em freelancers.

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