Home / Marketing digital /

15 plugins grátis para blogs WordPress

plugins grátis

15 plugins grátis para blogs WordPress

AdobeStock

O WordPress é atualmente um dos sistemas de gestão de conteúdos mais usado a nível mundial. Não é difícil perceber de onde vem tanto sucesso. Ao garantir uma gestão rápida e fácil de todos os conteúdos do website ou blog, esta poderosa ferramenta torna todo o processo de criação de conteúdos mais simples e dinâmica. Qualquer pessoa ou empresa, não importa qual o nível de conhecimento que tenha da Internet, pode facilmente criar a sua página web e começar a publicar.

No entanto, para aproveitar o que este CMS tem de melhor, existem certos plugins grátis que podem tornar mais eficiente o seu sistema WordPress em vários aspetos. Novas ferramentas, funcionalidades específicas para o seu negócio e até mesmo melhorias do sistema: tudo isto pode ser conseguido através de vários plugins grátis.

Neste post, apresentamos por isso uma lista de 15 plugins grátis que pode instalar na sua conta WordPress.

Descarregue agora 15 plugins grátis para WordPress

Akismet

Os blogs são um dos alvos preferidos dos spammers. Através da área de comentários, várias empresas ou particulares tentam divulgar conteúdos que nada têm a ver com o conteúdo do post publicado.

O plugin Akismet propõe uma solução rápida ao problema. Ao instalar esta extensão, todos os comentários considerados spam são devidamente identificados e apagados automaticamente. Uma vez que analisa informação de milhões de websites e comunidades em tempo real, o spam é facilmente identificado.

iThemes Security

O iThemes Security confere-lhe um verdadeiro arsenal de ferramentas para assegurar a defesa e proteção do seu site WordPress. Uma vez que têm como base um sistema open source, os blogs WordPress são alvo frequente de hackers que tentam manipular as falhas do sistema. Por dia, estima-se que mais de 30 mil websites sofram ataques hacker.

O iThemes Security ergue muralhas a qualquer hacker que tente invadir o blog. Ao tapar e corrigir buracos, parar ataques automáticos e reforçar a segurança nas credenciais do usuário, o iThemes salvaguarda todo o conteúdo do seu website e as informações que aí tem guardadas. Grátis e fácil de instalar, o iThemes promete ser o seu soldado na luta contra os hackers.

CloudFlare

“Dê-nos 5 minutos e vamos potenciar o seu website”: é esta a proposta do plugin CloudFlare. Grátis e muito simples de instalar, esta extensão protege o website ao coloca-lo em contacto com uma ampla comunidade de programadores espalhados por todo o mundo.

O CloudFlare otimiza automaticamente o envio de todas as suas páginas web, bloqueia ameaças impostas por hackers e limita ainda a atividade de bots e crawlers que gastam a largura da banda desnecessariamente. Ao instalar o plugin, pode ter a certeza de que o seu website passará a funcionar de forma mais eficiente.

Contact form 7

Uma das melhores formas de entrar em contacto com o administrador de um blog ou website é através de formulários. Reconhecendo esta necessidade, o plugin gratuito Contact form 7 permite ao utilizador de uma página WordPress colocar formulários de mensagem para utilização dos visitantes.

Trata-se de uma extensão tão simples de instalar como de usar. O plugin é ainda compatível com o Akismet e inclui a opção de código CAPTCHA, para que o utilizador prove que é mesmo uma pessoa e não uma máquina.

Disqus

Ainda no que diz respeito aos comentários, falamos também do plugin gratuito Disqus. Com este plugin, é muito mais fácil comentar e fazer a gestão dos comentários. Recorrendo a um design elegante e extremamente interativo, pode criar uma pequena comunidade dentro do seu website.

Aí, cada utilizador pode criar um perfil no Disqus, deixar o seu comentário, partilhar diretamente o post em redes sociais, participar numa votação e ainda partilhar imagens nos comentários. Por outro lado, o administrador pode decidir se os comentários devem aparecer por ordem cronológica ou por relevância e ainda quantos comentários devem aparecer por página.

Easy WordPress Parallax Slider

Uma das melhores formas de captar a atenção do público está em apostar em conteúdos dinâmicos. Movimento capta o olhar e torna mais divertida a visita ao website. Assim sendo, porque não investir em sliders?

O plugin Easy WordPress Parallax Slider usa CSS3 e JQuery para criar sliders em WordPress. Não sabe o que é CSS3 e JQuery? Não se preocupe: não precisa de dominar qualquer tipo de programação. Basta recorrer à interface, decidir que imagens devem aparecer no slider e montar facilmente a apresentação.

Multi-criteria flexible rating system

O Multi-criteria flexible rating system permite criar e inserir no seu website formulários de avaliação. Imaginemos, por exemplo, que quer saber o feedback de um determinado artigo que escreveu. O que é que os seus leitores têm a dizer sobre isso? Quantas estrelas dão à qualidade do artigo? Porque é que gostaram do que leram?

Esta é uma extensão que permite, em poucos segundos, criar um formulário de avaliação e inseri-lo no WordPress. Faça a pergunta, determine as respostas e torne possível ainda a resposta aberta para que o utilizador responda algo que você não enumerou.

Templates

NextGen Gallery

O NextGEN Gallery é o mais popular entre os plugins de galerias de imagens. Com mais de 12 milhões de downloads feitos em todo o mundo, proporciona ao administrador de qualquer website WordPress um motor para fazer o upload e gestão de galerias de imagens.

Adicionar, apagar, ordenar, agrupar e editar imagens: é tudo muito fácil com o NextGen Gallery. O plugin inclui ainda diferentes layouts para as galerias assim como um leque variado de efeitos de transição.

Pretty Link Lite

Se usa encurtadores de URL como o tinyurl.com e o bit.ly, identificou certamente dois problemas: primeiro, que o domínio no link não é o seu mas sim o do encurtador que está a usar; segundo, que o link é um conjunto aleatório de letras sem sentido.

Para responder a este problema, tem à sua disposição o plugin Pretty Link. Este sistema encurta o seu URL mas devolve-lhe uma ligação limpa e organizada relacionada com o assunto do post. E, tal como outros encurtadores, o Pretty Link dá-lhe relatórios detalhados quanto ao número de cliques que cada link recebeu.

Related Posts by Zemanta

O plugin Related Posts traz novas visitas pata o seu website e ajuda-o a alcançar a liderança que tanto desejava. Esta extensão gratuita para WordPress dá-lhe a oportunidade de escolher que conteúdos relacionados devem surgir no final de cada post ou faz tal seleção por si.

Os artigos relacionados a aparecer no final da página são provenientes de outros blogs que pertencem à comunidade que também usa o plugin. Ao ceder parte do seu espaço para patrocinar outros blogs, o mesmo acontecerá com os seus conteúdos: serão promovidos por outros blogs com assuntos relacionados àqueles que usualmente aborda no seu.

SEO Friendly Images

O plugin SEO Friendly Images atualiza automaticamente todas as imagens que inserir no seu blog WordPress. Esta é uma poderosa ferramenta de Search Engine Optimization (SEO) que facilita a indexação do seu website pelos motores de pesquisa.

O plugin preenche os parâmetros ALT e TITLE das suas imagens com um termo adequado de acordo com a palavra-chave principal do post. O atributo ALT, para quem desconhece por completo o que é, descreve a imagem ao Google e motores de pesquisa associados. Assim, quando um utilizador procura por uma determinada palavra-chave e essa coincide com a do seu post, a imagem tem maior probabilidade de aparecer.

w3 total cache

O plugin W3 Total Cache foi desenhado para otimizar a performance do blog, melhorando aspetos como a velocidade das páginas. Não estamos a falar de uma pequena melhoria… vai notar rapidamente que as diferenças são gigantescas!

Utilizado por inúmeros websites com reconhecimento internacional, o plugin assegura que o seu website se torne 10 vezes melhor após a configuração de todo o plugin. Basicamente, o plugin guarda o website em cache para que o carregamento das suas páginas não demore tanto tempo.

WooCommerce

Quem disse que o WordPress não permitia a construção de uma loja online não sabia o que estava a dizer. Graças à instalação do plugin gratuito WooCommerce, pode transformar o seu blog numa loja online e vender uma quantidade ilimitada de produtos.

Esta extensão vem equipada com uma série de funcionalidades prontas a usar, evitando assim dores de cabeça no momento da venda. Tenha acesso a vários métodos de pagamento, a ferramentas de marketing, a opções de envio e ainda a relatórios detalhados sobre o desempenho da sua loja.

Wordpres SEO by Yoast

Já referimos várias vezes no nosso blog que o SEO está a assumir um papel importantíssimo na Internet. Por isso mesmo, é importante que equipe o seu blog com um plugin que o ajude a executar as melhores táticas de SEO, facilitando assim a leitura dos motores de pesquisa associados.

O plugin WordPress SEO by Yoast permite definir todos os parâmetros que o Google valoriza num blog: título do post, descrição, meta-tags, palavra-chave principal, parâmetros da imagem, entre outros. Basta instalar este plugin gratuito para começar a otimizar rapidamente os posts do seu blog.

Widget logic

O plugin Widget Logic dá a cada widget do seu blog um novo campo chamado ‘Widget Logic’. Lógico, não é? Basicamente, o administrador passa assim a controlar as páginas onde cada widget aparece. No campo, pode inserir tags específicas sobre WordPress ou qualquer outro PHP geral.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]