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O potencial do Marketing Digital está a ser aproveitado?

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O potencial do Marketing Digital está a ser aproveitado?

 

A influência da Internet no panorama atual obrigou grande parte das empresas a repensar a sua estratégia de comunicação e a contemplar o potencial do Marketing Digital. Plataformas como o Facebook e o Twitter – os chamados sites da Web 2.0 – agregam uma audiência variada que interage constantemente entre si, fazendo comentários, partilhas e likes. E é por isso que, ao estabelecerem-se nestas redes de pessoas, as empresas têm mais facilidade em aceder à audiência.

Este é, no entanto, apenas um dos muitos exemplos daquilo que as empresas podem fazer na Internet. Não devemos esquecer que o potencial do Marketing Digital vai mais além. Podemos, por exemplo, investir em blogs para comunicar à audiência a perspetiva da empresa relativamente a certos temas, trabalhar SEO e não esquecer o importante papel do vídeo.

O potencial do Marketing Digital está aqui, a Internet continua a crescer e a crescer… mas será que as empresas estão a aproveitar todos estes recursos? Aparentemente, não. Continue a ler o nosso post e fique a saber qual a perspetiva atual da comunicação digital nas empresas.

O potencial do Marketing Digital continua por aproveitar

O potencial do Marketing Digital ainda está longe de ser explorado a 100% pelas empresas. Pelo menos foi essa a conclusão retirada pela consultora de comunicação Llorente & Cuenca. O estudo, realizado entre janeiro e fevereiro de 2015, inquiriu 152 diretores de empresas da Península Ibérica e América Latina acerca das estratégias de comunicação usadas.

Com a ideia de verificar a progressão do marketing digital no universo empresarial, especialmente após o grande boom das redes sociais, os resultados do estudo ficaram aquém do esperado. Assim, é apontado que só apenas 50,7% das empresas possuem um departamento dedicado à comunicação digital. Ainda aqui, importa sublinhar que este não é um número completamente sólido, uma vez que 77% destas firmas recorre ao serviço de consultoras externas.

Se nos focarmos agora naqueles que têm os seus próprios departamentos de marketing digital, podemos apontar que 85% das empresas depende deste tipo de departamentos mas que, em contrapartida, apenas 7% apresenta uma comunicação digital num estado maduro, que mostre resultados tangíveis e esteja incluída na estratégia do negócio.

Entretanto, aproximadamente 11% das empresas encontram-se na etapa inicial de aprendizagem. O que quer isto dizer? Basicamente, que as empresas deste grupo admitem conhecer as estratégias e vantagens das redes sociais, ainda que não apostem neste tipo de comunicação.

 

Uma fatia de 12% das empresas que respondeu ao inquérito encontra-se numa fase de reestruturação, prestes a dar os primeiros passos para lançar a sua estratégia de comunicação digital. Por outro lado, há quem já esteja neste mercado e procure ampliar a sua área de atuação. Cerca de 22% dos inquiridos está assim em fase de diversificação, com intenções de aumentar as estratégias de comunicação de modo a beneficiar em outras áreas de negócio.

Quanto ao futuro, mais de 51% das empresas afirmam que o orçamento para o Marketing Digital será alargado. E se 21% das empresas inquiridas dizem que irão dedicar o mesmo orçamento em 2015, comparativamente ao ano de 2014, por outro lado 5,2% das empresas confessa que não vai dedicar qualquer verba a uma estratégia de comunicação digital.

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