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Prestar atenção ao problema ou à solução?

Prestar atenção ao problema ou à solução?

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Neste vídeo, Conrado Adolpho responde a uma das perguntas que lhe é feita com frequência: quando surge um problema na empresa, devemo-nos focar no problema ou na solução? O autor do livro “Os 8 Ps do Marketing Digital” fala da sua própria experiência na resolução de problemas e sugere uma dica simples mas que pode ser muito eficaz.

Conrado começa por contar um episódio que se sucedeu com a sua antiga agência de Marketing. Tratava-se de uma empresa com 44 funcionários e muitos clientes, traduzindo-se estes números em grandes movimentações financeiras todas as semanas que tanto envolviam dinheiro a entrar como a sair. Ainda assim, uma empresa desta dimensão não se pode dar ao luxo de cometer muitos erros pois cada erro pode significar um prejuízo.

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Foco no problema ou na solução?

A certo ponto, dois clientes da agência de Conrado Adolpho foram forçados a terminar o contrato por questões financeiras. A saída abrupta de clientes significou uma quebra do rendimento da empresa: no fim do primeiro mês, o défice já ia entre os 40 e os 50 mil reais.

Resolver o problema do défice tornou-se então uma necessidade. A solução óbvia passava pela reestruturação da empresa, ou seja, despedimentos de funcionários. Porém, esta medida significava uma focagem no problema e deixar que fosse a crise a determinar as decisões a tomar. A ideia não agradou Conrado Adolpho. O conhecido especialista em Marketing Digital não pretendia abdicar de nenhum dos seus funcionários.

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Entretanto, o défice atingiu os 500 mil reais e a situação tornou-se ainda mais grave. Era fundamental encontrar uma solução.

Foi por esta altura que Conrado começou a ignorar o problema. Olhou para a empresa e pensou nos seus passivos e ativos. O que é isto de passivos e ativos? Basicamente, o mau e o bom. Por passivos, entendia as despesas e custos; ativos, por outro lado, correspondiam a fontes de lucro, como o livro de Conrado e o curso digital.

agencia-na-pratica-conrado-adolphoA solução foi então encontrada: aumentar o valor dos ativos da agência. Conrado investiu principalmente no curso digital e os resultados foram incríveis. Em poucos meses, o défice estava resolvido e a agência tinha crescido!

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Já no fim do vídeo, Conrado Adolpho aconselha os seus seguidores a seguir este seu método e a focarem-se na solução. É necessário esquecer e ignorar o problema para conseguir encontrar o estado de tranquilidade que vai tornar possível a resolução: pensar como fazer crescer o negócio para fazer diminuir o impacto causado pelo problema.

Ainda assim, resolver uma crise não é tarefa fácil. Conrado admite que teve dificuldade em traçar planos para resolver o problema e que a maioria das suas decisões foram tomadas por puro instinto.
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