Home / Estratégia Digital /

Dicas para melhorar a produtividade no Home Office

Dicas para melhorar a produtividade no Home Office

Trabalhar em casa é uma realidade para muitos portugueses, principalmente para quem está no sector da tecnologia e pode fazer tudo na frente de um ecrã do computador ou até mesmo no telemóvel. Mas não são todas as pessoas que se adaptam a esse estilo profissional, pois erros na administração do tempo, alimentação e disciplina são frequentes. Algumas dicas valiosas podem ajudar muito para os que procuram respostas para melhorar a qualidade do trabalho.

Quando o trabalho está em casa, é fácil distrair-se com objectos aleatórios e outras actividades no computador. As redes sociais estão sempre a apitar nos smartphones e as suas notícias preferidas chegam a todo momento. Esses são grandes motivos que atrapalham a produtividade de um profissional no home office.

“O cérebro não é feito para lidar com um milhão de tarefas ao mesmo tempo. É preciso ter um tempo para tudo. No home office, isso precisa ser a regra número um”, afirma o investidor de startups Leandro Cascais.

Para não prestar atenção ao que acontece do seu lado, a tecnologia pode ajudar e há aplicações que são muito úteis. A técnica Pomodoro aparece como solução instantânea. Desenvolvida para administrar o seu tempo entre períodos de 25 minutos, ela é ideal para quem trabalha em casa e precisa de um auxílio externo para organizar os horários. A técnica não restringe a uma ou duas profissões, e pode ser utilizada para qualquer trabalho.

Um dos motivos do Pomodoro ser eficiente é justamente fazer com quem a pessoa se desligue do externo para focar na tarefa atual. Isso é óptimo para não distrair com as redes sociais.

Utilizar o Pomodoro é importante para aumentar a disciplina, mas não é tudo. Estabelecer horários é uma importante tarefa dessa rotina, e isso inclui começar e terminar o horário de trabalho no dia. “Finalizou todas as suas tarefas? Então é hora de fechar o escritório. Arrume a sua mesa e guarde todos os materiais de trabalho. Não é porque você trabalha de casa que deve trabalhar por 24 horas”, informa Priscila Adduca, jornalista e que dá dicas sobre montar home office.

E-Book para Bloggers

Além da organização dos horários e disciplina, outra dica importante é alimentar-se da melhor forma. “As pessoas são o que elas comem e a ingestão de alimentos exerce total influência no desempenho profissional. Uma boa alimentação garante balanço energético positivo”, afirma o médico brasileiro Nestor Schor.

A alimentação é uma preocupação para muitos que precisam do home office. “A diferença de energia e disposição é totalmente outra quando você alimenta bem e com disciplina”, diz o gestor de redes sociais Maurício Semedo. Para outras pessoas que precisam trabalhar em casa, como no póquer online, a alimentação saudável também faz parte da rotina dos principais jogadores, pois comer bem faz a diferença nesse desporto.

Junto com uma boa alimentação está o sono bem regulado. Segundo estudo da universidade de Harvard, funcionários com insónia tendem a trabalhar com menos eficiência e dessa maneira geram prejuízo as empresas. O mesmo aplica-se a quem trabalha em casa.

Em estudo divulgado pelo jornal Huffington Post, o sono também é fundamental para o processo criativo. Profissionais de design, tecnologia e jornalistas são influenciados directamente por uma rotina de pouco sono, isto é, menos de seis horas por dia. Para a National Sleep Foundation, o recomendado para um adulto é dormir entre sete a nove horas por dia.

Com uma boa alimentação, muitas horas de sono e disciplina para organizar as tarefas e os horários, melhorar a produtividade do trabalho é uma consequência desses factores. Tudo isso ao alcance de quem tem home office, tornar tudo isso rotina pode ser o que você precisa para ir mais longe.

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]