Home / Tecnologia /

Project Loon: Balões que levam a Internet a todo o mundo

Project Loon: Balões que levam a Internet a todo o mundo

Templates

Ao entrarmos na página do Project Loon, deparamo-nos logo com a seguinte mensagem: “Muitos de nós imaginam a Internet como uma comunidade global. Mas dois terços da população mundial não têm acesso à Internet.”

Em resposta a este problema, o que é que a Google resolveu fazer? Ligar o mundo inteiro e fazer chegar a Internet onde ela ainda não existe. O sistema que desenvolveu para tornar este sonho possível parece inacreditável mas é verdade: uma rede de balões a distribuir o sinal pelas áreas subdesenvolvidas.

Sameera Ponda, a engenheira aeroespacial do Google, explicou na apresentação do projeto que a vida das pessoas pode mudar com o acesso à Internet. Nós, que estamos habituados a navegar na Internet desde que acordamos até regressarmos à cama, mal nos apercebemos de que ainda existem muitos utilizadores para quem o conceito de estar ligado a uma rede global não existe.

A frota de balões do Google flutua na estratosfera, a 20 mil metros de altura, o dobro da altura a que os aviões voam. Desta forma, conseguem fazer chegar sinal aos locais de difícil acesso, onde a Internet é praticamente inacessível. Os balões foram escolhidos porque são mais baratos.

Os balões situados a maior altitude recebem os sinais dos emissores que são depois retransmitidos para as zonas mais remotas.

Project Loon começou em Junho de 2013 com uma primeira fase experimentar na Nova Zelândia. Os resultados foram posteriormente analisados e usados para melhorar a tecnologia desta estrutura inovadora. O projeto está neste momento a ser testado no Brasil.

Project Loon: As características do balão

Cada balão do Project Loon tem 15 metros de diâmetro e é feito de polietileno, um material que resiste a temperaturas de -50 C e às radiações solares.

Uma vez que se encontra a grandes altitudes, os engenheiros que criaram o balão perceberam que podiam usar as condições do meio em seu favor: o que fizeram? Arranjaram uma forma de o balão mudar de posição usando as correntes estáveis de ar na atmosfera.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

O sinal de Internet é emitido pelo equipamento electrónico que está numa caixa com 30×60 centímetros. Este equipamento dispõe de painéis solares que fornecem energia a todos os dispositivos, incluindo um computador que controla a altitude e 75 sensores que transmitem dados de localização e temperatura.

LEIA AGORA MAIS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE O GOOGLE DENTRO DO NOSSO BLOG:

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

Parisa Tabriz, a princesa hacker que defende o Google

Quer trabalhar na Google? Prepare-se para perguntas mirabolantes

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]