Home / Aplicativos /

Tipos de QR Codes para usar no e-mail marketing do E-goi

Tipos de QR Codes para usar no e-mail marketing do E-goi

 

O E-goi é já um velho conhecido de todos os especialistas de marketing digital. A plataforma está inteiramente disponível em português e tem como objetivo dar resposta às necessidades de todos os que querem trabalhar com e-mail marketing. Simples, fácil e intutivo, o serviço reconheceu o crescimento do mobile e, por isso, decidiu apostar em vários tipos de QR Codes.

Num post anterior já falámos de como usar o E-goi para criar estes códigos, todavia não nos alongamos muito quanto aos diferentes formatos. Retomando o tema, importa responder rapidamente a uma pergunta: afinal, o que é um código QR?

De forma sucinta, os QR Codes são códigos de barras bidimensionais que podem ser lidos com a câmara do nosso telemóvel. Basta tirar uma “fotografia” com o QR Code Reader para que sejamos reencaminhados para um site ou possamos aceder a um desconto exclusivo.

Os códigos podem também ser enviados via e-mail para que quem os consulte no telemóvel tenha acesso aos mesmos ou a outros conteúdos. Mas que conteúdos? E que tipo de formato podem ter os QR Codes? Pois é exatamente esse o tema deste post. Continue a ler e descubra os diferentes formatos que poderá utilizar a partir do E-goi.

Tipos de QR Codes do E-goi

Caracteres de texto

Este tipo de QR Codes permite-nos abrir um texto. Deve ter em atenção que a informação será exibida num smartphone, o que significa que não se deve alongar demasiado na mensagem escrita. Além disso, quanto mais caracteres forem usados, mais difícil será a leitura do código.

Hiperligação

É  provavelmente o tipo mais usado. Basta colocar qualquer endereço da Internet para que o código QR passe a redireccionar o utilizador para um determinado website. Estes códigos são normalmente usados em publicidade: surgem em outdoors ou até mesmo estampados em t-shirts do staff de um evento.

SMS

Depois de lido, o código QR vai gerar automaticamente uma mensagem de texto no seu telemóvel. O número também está definido e é só selecionar o “enviar”. É útil para serviços via telefone, como por exemplo obter informação sobre transportes ou utilizar serviços padrão das operadoras móveis.

Bookmark automática

O código QR de Bookmark automática funciona de forma semelhante a um link. Basicamente, assim que é lido, o website para o qual o código redireciona é guardado no telemóvel sob a forma de atalho. Não é muito usado porque normalemnte todos os códigos são guardados automaticamente.

Contacto Telefónico

É especialmente utilizado para linhas de apoio ao cliente. Ao ler o código, o seu telemóvel terá acesso imediato a um determinado número. Só tem de aceitar para que a chamada telefónica seja imediatamente feita.

 

Dados de contacto

O código de barras virtual dá instruções para que o seu telemóvel armazene um determinado contacto telefónico. Pode, por exemplo, ser usado por empresas em feiras e eventos: em vez de dar o cartão, você mostra o código QR. Usando o E-goi, é possível inserir a informação no final do e-mail: como se de uma assinatura se tratasse.

E-mails automáticos

O nome diz tudo: o código de e-mails automáticos gera um e-mail que pode ser enviado sem grande esforço. Indicado para criar mensagens padrão, onde basta um toque para que o envio seja concretizado.

Localização geográfica

Imagine que viu um cartaz de um festival ou de um evento, mas não sabe exatamente onde ele acontece. Pois se lá tiver o código QR, terá acesso a às coordenadas GPS no seu telemóvel. É igualmente util em e-mails promocionais, onde se divulgam horários e line-ups de concertos, por exemplo

Ligação wi-fi

Sabe quando vai a um determinado espaço ou evento e perde imenso tempo à procura do wi-fi? Pois, com estes códigos bastaria tirar uma fotografia ou abrir a imagem para que a ligação se estabelecesse automaticamente.

LEIA AGORA OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

E-goi: e-mail marketing e o “jogo” da reputação das empresas

8 Razões que provam que o e-mail é melhor do que as redes sociais

13 dicas de content marketing para Produtores de Conteúdos

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]