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Recompensas digitais: um grande passo para o sucesso na Internet

Recompensas digitais: um grande passo para o sucesso na Internet

Blog Mário Caetano

Com o aparecimento da Internet ocorreu uma verdadeira revolução na forma como as empresas comunicam com os seus clientes. Importa, no entanto, salientar que não basta estar online para que sejamos capazes de captar a atenção dos internautas. Leia este artigo e saiba o que são iscas ou recompensas digitais.

Num mundo em que os acontecimentos ocorrem à velocidade de um clique e onde a quantidade de informação gigantesca, captar a atenção dos cibernautas é uma tarefa verdadeiramente hercúlea.  A questão passa por pôr em prática uma comunicação atrativa, cujo objetivo não seja só vender.

Dê qualquer coisa ao seu cliente, ajude-o e mude a sua perceção de que você está ali somente para vender um produto e “roubar” o seu dinheiro a qualquer custo. A verdade é que ao longo dos anos as pessoas foram criando uma notável resistência psicológica a vendedores e aos seus discursos.

O melhor será assumir o papel de especialista do seu próprio nicho de mercado e, em vez de vender, encaminhar o seu consumidor para a melhor solução, mesmo que essa possa ser a mais barata ou nem sequer passe pela compra. Um simples conselho vai criar uma relação de proximidade e confiança que fará com que ele o procure assim que necessite. O truque é apostar em relações a longo prazo.

Mas, se no mundo real tudo isto é simples, já que fala diretamente com o seu cliente cara-a-cara ou até via telefone, na Internet as coisas complicam-se. Afinal, como cativar atenção de um cliente apreensivo que instintivamente ignora os anúncios que lhe surgem nas redes sociais ou na Internet?

No fundo, a estratégia é simples: pense no seu público-alvo, perceba quais as suas necessidades ou curiosidades e crie uma isca ou recompensa digital que certamente atrairá a sua atenção. Faça o exercício e lembre-se quando em criança o professor recompensava o bom comportamento com um fim-de-semana sem trabalhos de casa. A lógica é a mesma: se o cliente lhe der o seu e-mail – que no futuro será usado numa estratégia de e-mail marketing -, poderá ter acesso a qualquer coisa que deseja.

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O que são recompensas digitais?

O nome é simples e traduz um dos conceitos principais do Marketing Digital. As recompensas digitais são pequenas prendas que o cibernauta receberá depois de se inscrever num determinado formulário.

Posteriormente, receberá um e-mail onde a empresa perguntará ao cliente se quer ou não receber conteúdos relativos ao mesmo assunto de que trata a recompensa digital. E assim se começa uma estratégia de e-mail marketing.

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As questões da segurança na Internet estão constantemente em voga. Colocar o e-mail para receber o que quer que seja é um ato de confiança dado pelo utilizador, pelo que a empresa deverá salvaguardar a confidencialidade dos dados.

Procure não exigir demasiado. É frequente vermos formulários complexos que pedem que o utilizador identifique o seu nome, idade e outros dados pessoais. Evite ser tão detalhado. Se o fizer, o cibernauta sentir-se-á reticente e a probabilidade e entrar na sua lista será reduzida de forma significativa.

As recompensas digitais são também chamadas por iscas digitais, já que funcionam como um isco para captar a atenção dos possíveis clientes e fazer com que a lista de e-mails da empresa aumente.

Tipos de recompensas digitais

Existem vários tipos de recompensas digitais. O melhor será pensar nas necessidades específicas das suas personas. Pode até utilizar várias iscas e criar listas segmentadas para diferentes públicos-alvo. As mais comuns são os e-books informativos, os cupões ou códigos de desconto ou os vídeos e webinários com conteúdos novos e exclusivos.

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De salientar que a novidade e a exclusividade são fatores fundamentais. É necessário fazer com que cada pessoa se sinta especial e dar a sensação de que aquilo a que está a ter acesso está apenas acessível a um pequeno grupo de pessoas que se inscreveu naquele formulário específico.

Mas qual a recompensa digital indicada para cada negócio? Depende. Se possuir uma loja online e quiser promover um determinado produto, talvez a melhor alternativa seja optar por um cupão de desconto que incentivará à compra desse mesmo produto. Por outro lado, se quer vender um curso online, porque não dar uma amostra desse curso através de um webinário?

Lembre-se de que ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo. Saiba como tirar partido de uma determinada oportunidade e aumente a elasticidade da sua estratégia digital de forma a que esta tire o melhor partido possível das circunstâncias.

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Como manter o contacto com os subscritores?

Como referido anteriormente, as iscas digitais são uma forma excelente de captar a atenção dos cibernautas. Mas, de que serve criar uma boa primeira impressão, se depois não alimenta uma relação que se pretende que seja longa e de confiança? É importante que os seu serviço seja eficiente e que escolha a plataforma de e-mail marketing indicada.

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Não faça o cliente esperar e garanta que este receba a mensagem de confirmação logo após os registo no seu formulário. As recompensas devem ser facilmente enviadas e descarregadas, caso contrário fará com que o cliente acabe por desistir a maio do processo.

Depois é necessário alimentar a amizade, falando sobre o assunto que na instância inicial motivou a união entre a empresa e o cibernauta. Aqui é necessário tangibilizar o pensamento do cliente e falar sobre os problemas ou desejos que lhe possam dizer respeito. Lembre-se que qualquer tema tem inúmeros meandros e pode ser explorado de mil maneiras diferentes.

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