Home / Redes Sociais /

Em 2016 o Facebook foi a rede social favorita dos portugueses

rede social favorita

Em 2016 o Facebook foi a rede social favorita dos portugueses

 

Há muito tempo que o Facebook se tornou na maior rede social do mundo. Os seus números que crescem de minuto para minuto, rondando o número de utilizadores ativos na ordem dos 1.94 mil milhões. Mesmo que redes sociais como o Instagram, Twitter e Snapchat disputem pela atenção dos utilizadores, a soberania do Facebook continua a ser evidente em todo o mundo e a tendência, como seria de esperar, também se reproduz em Portugal.

De acordo com um estudo elaborado recentemente pela Marktest, o Facebook é a rede social com mais utilizadores em Portugal, seguido logo depois pelo WhatsApp e pelo Instagram. Os dados foram revelados no estudo anual publicado pela Marktest: “Os Portugueses e as Redes Sociais 2016”.

No que diz respeito à usabilidade das redes sociais, a comunicação domina. Enviar e receber mensagens foi a principal funcionalidade apresentada pela utilização de redes sociais por parte dos portugueses, seguida de comentários a publicações de amigos e ver vídeos, de acordo com dados divulgados à imprensa pela Marktest.

Quanto tempo passam os utilizadores na sua rede social favorita?

Relativamente aos períodos horários de acesso a redes sociais, o horário que teve mais afluência por parte dos utilizadores foi o das 20:00 às 22:00, seguido das 22:00 às 24:00. Esta é uma tendência interessante, e que já foi várias vezes tema de análise no nosso blog, e sobre a qual poderá saber mais neste artigo.

Entretanto, mais de 31% dos inquiridos revelaram que passava entre trinta minutos e uma hora a navegar pelas redes sociais, enquanto 14,6% assumiram passar mais de duas horas. O fim de semana mostrou ser a altura em que os portugueses dedicam mais tempo às redes sociais, ocupando o domingo o primeiro lugar com 34% de portugueses a aceder às redes.

 

O meio a partir do qual navegam nas redes sociais também não ficou indiferente ao estudo. O smartphone, como já tinha acontecido em anos anteriores, continua a ser o equipamento de eleição para aceder a este tipo de conteúdo, ocupando 73,1 por cento.

Quanto às redes sociais mais utilizadas, surge o Facebook em primeiro lugar e no fim da tabela encontra-se o Flickr, plataforma de partilha de fotografias profissionais ou amadoras.

Por fim, o estudo tentou entender as razões pelas quais os portugueses frequentavam a sua rede social de eleição, aparecendo como primeiro motivo manter o contacto com pessoas que estão longe, seguido de partilhar pensamentos e comentários.

O estudo foi realizado em julho de 2016, abrangendo uma amostra de 819 pessoas, em Portugal continental, entre os 15 e os 64 anos, representando um universo de 4,6 milhões de pessoas.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]