Home / Tecnologia /

5 Dicas de segurança na Internet essenciais para pais e filhos

segurança

5 Dicas de segurança na Internet essenciais para pais e filhos

 

A Internet é um mundo repleto de possibilidades. Crianças e jovens tendem a revelar uma espécie de atração natural pelas novas tecnologias.

Porém, as opiniões de psicólogos e sociólogos dividem-se quando se fala da influência que a Internet exerce sobre os jovens. Enquanto uns afirmam que a rede de computadores é crucial no alargamento de novos horizontes, outros insistem que a exposição excessiva aos ecrãs dos computadores, tablets e smartphones está estupidificar as faixas etárias mais jovens.

Em boa verdade o debate não é, de todo, novo. No entanto, o aparecimento de síndromes psicológicas, como acontece com as pessoas que se tornam ‘viciadas’ em Internet faz com que o assunto se mantenha na ordem do dia e mereça a nossa atenção. Um estudo recente da Universidade de Hong Kong mostrou que 6% da população mundial sofre deste vício.

Neste artigo, compilamos por isso uma série de dicas de segurança para promover uma navegação saudável que salvaguarde o seu filho. O objetivo é que crie uma consciência analítica que lhe permita esquivar-se dos perigos da Internet, ensinando-o a tirar partido de todas as potencialidades desta ferramenta que pode ser tão prejudicial quanto educativa.

Dicas de segurança da Internet

1 – Fale com os seus filhos

A maioria dos pais vê a Internet como um bicho de 7 cabeças e opta por uma postura muito restritiva em relação à utilização do computador por parte do filho. Lembre-se, no entanto, que uma ação exagerada pode ter o efeito contrário. Em vez de espiar o histórico de navegação, explique ao seu filho conceitos como o cibercrime e alerte-o para os cuidados que deve ter na Internet.

Previna-a contra programas de malware, informe-se e dê-lhe uma ”aula’ com os cuidados que deve ter: não falar com estranhos, não dar informações privadas, ter cuidado com as redes sociais, não abrir e-mails de SPAM, entre outros.

2 – Esteja atento a atos de cyberbullying

As redes sociais são uma questão sensível. Esteja atento e garanta que o seu filho tem maturidade suficiente para utilizar uma rede social antes que este o comece a fazer por si só. Se por um lado estas plataformas parecem ser inofensivas, por outro podem ser usadas como ferramentas de cyberbullying, sendo que a sua criança pode ser a vítima ou a agressora.

 

Esteja atento àquilo que é publicado e comentado, converse sobre as temáticas abordadas online e utilize-as para iniciar um debate saudável sobre as questões que interessam ao seu filho. Ensine-o a utilizar a plataforma e a fazer log out fora de ambiente familiar.

3 – Reveja as definições de privacidade

Ainda no que diz respeito às redes sociais, edite juntamente com o seu filho as definições de privacidade pessoais para que os seus dados não surjam quando alguém visita a sua página. Instrua-o sobre outros cuidados simples que em nada influenciam a sua navegação: o tipo de fotografia usada, não revelar rotinas diárias, não dar informações sobre ele mesmo, entre outros.

4 – Instale um software de Segurança

Muitas crianças não se preocupam com a manutenção do computador e apenas o utilizam para usar as redes sociais ou navegar descontraidamente pela Internet. Se oferecer um computador ao seu filho, tenha o cuidado de fazer a sua manutenção e verificar se o antivírus e todas as definições de segurança estão a funcionar corretamente. Alerte a sua criança para os downloads de programas que podem conter vírus.

5 – Bloqueie páginas e conteúdo malicioso

Existem softwares de segurança e antivírus que bloqueiam a páginas com conteúdo malicioso ou potencialmente prejudicial. Recomendamos que faça uma pesquisa atenta a este tipo de softwares e que instale pelo menos um no computador utilizado pelo seu filho.

Acima de tudo, diálogo e educação são as palavras-chave para uma navegação saudável e consciente. Fale com os seus filhos e ensine-os a ter estes cuidados. Defenda-se a si e defenda-os a eles contra os perigos da Internet.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]