Home / Marketing digital /

Para que serve um servidor FTP?

servidor ftp

Para que serve um servidor FTP?

 

FTP. Sabe o que significam estas três letras? Desdobrar o acrónimo não é difícil para quem está habituado a navegar na Internet, mas há ainda quem não saiba para que serve o File Transfer Protocol e os potenciais que representam para o mundo profissional e até mesmo para o dia-a-dia de uma pessoa.

Em português, chama-se Protocolo de Transferência de Arquivos. Já está a ver onde queremos chegar? Leia o nosso post até ao fim para perceber qual a utilidade de um servidor FTP.

Usado por milhares de pessoas em todo o mundo, o FTP serve essencialmente para transferir ficheiros entre computadores. Não importa que tipo de transferência é: pode ser uma mera visita a um website ou aquelas fotografias que tanto queria enviar para o seu amigo que vive do outro lado do Atlântico.

É rápido, seguro e muito simples, portanto, porque não usar?

Para que entenda melhor como funciona o FTP, explicamos como acontece o envio dos ficheiros. Basicamente, a transmissão é feita através de um computador para um espaço online pré-definido. Para isso, o utilizador precisa de usar obrigatoriamente um software FTP específico ou o explorador do Windows, que é o único sistema operativo que integra já todas as definições necessárias para a criação de servidores FTP.

 

É tudo muito simples: basta arrastar os ficheiros que deseja transferir para a janela do servidor FTP. A transferência começa de imediato e termina pouco depois. Como sempre, o tempo necessário para efetuar o envio depende do volume dos ficheiros e da largura da banda da Internet. Assim que a ligação termina, os ficheiros ficam então acessíveis através do servidor, esteja você onde estiver.

Atenção: FTP não é a mesma coisa que Servidor FTP. Qual a diferença?

O Protocolo de Transferência de Arquivos (FTP) é utilizado não apenas por estes servidores de partilha de dados. Como mencionamos acima, pode ser usada para websites. Sim, isso mesmo. Diariamente, você entra em contacto com o FTP mesmo que não utilize um servidor FTP. Basta visitar um website para que aconteça uma transferência de ficheiros. Mesmo que seja uma receção temporária, o computador recebe todas as imagens e sons do website em questão.

O Servidor FTP, por sua vez, é o software que, tendo como base o Protocolo de Transferência de Arquivos, é usado para enviar ficheiros entre internautas. Aqui sim, entra o exemplo das fotografias, os documentos Word e qualquer outro ficheiro que seja pequeno ou grande mas que queira partilhar com alguém ou outro computador.

Para utilizar o FTP é necessário saber o endereço do servidor para onde vai enviar os ficheiros, assim como o login e password para aceder à interface. Se está a utilizar o servidor do seu website, então o nome do seu servidor é o domínio ou IP que lhe foi dado pela empresa de alojamento, assim como o login e password que também deve ter recebido após o pagamento do serviço.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]