Home / Marketing digital /

O que é um servidor? E para que serve?

servidor

O que é um servidor? E para que serve?

 

A primeira coisa que precisa de saber sobre um website é que é composto por várias partes: o servidor, o domínio e o sistema de gestão de conteúdos. Neste post, focamos na primeira parte e respondemos à pergunta: o que é um servidor e para que serve?

Já dissemos várias vezes no nosso blog que um website é um conjunto de páginas interligadas entre si. Para aceder a um website, precisamos de um navegador como o Internet Explorer, o Google Chrome, o Mozilla Firefox ou outros semelhantes. O que os navegadores fazem é organizar a informação para facilitar a leitura

Mas para que o website esteja online é necessário alugar um espaço num computador que esteja ligado à rede durante 24 horas por dia. A estes computadores – usados para abastecer todos os conteúdos do website – chamamos servidores. Cada servidor corresponde a um endereço IP (Internet Protocol) como, por exemplo, 193.136.2.193. A principal vantagem é que esse computador está ligado à Internet durante 365 dias por ano, assegurando que o website está sempre online.

A história dos servidores está diretamente ligada com a história da Internet. Assim que as redes começaram a permitir a comunicação entre diversos computadores, surgiu a ideia de se usarem alguns computadores para abastecer apenas websites e conteúdos. Os restantes computadores seriam usados para a navegação. Até aqui, não é difícil perceber a diferença entre um servidor e um dos nossos computadores.

Servidor e alojamento web

Resta então a pergunta: onde pode encontrar um servidor? A verdade é que a par com os servidores surgiram também serviços de alojamento web. Em vez de comprar um servidor para ter em casa, pode recorrer aos serviços de uma empresa de alojamento web e alugar o espaço de um dos seus servidores.

Mas tenha cuidado: se não confia a sua casa a um estranho, não confie o seu website a uma empresa sem credibilidade. Se os servidores da empresa falharem com frequência, o website fica offline até os servidores estarem de novo funcionais.

O servidor será a casa de cada um dos elementos do seu website: texto, imagens, vídeo ou qualquer conteúdo que possa ser acedido pela web.

Qual o melhor alojamento para si?

Para o ajudar a escolher o melhor alojamento web, deixamos-lhe abaixo uma lista de plataformas online que prometem serviços de qualidade a custos bastante competitivos. Antes de tomar a sua decisão, consulte cada página com atenção, veja os vários planos disponíveis, compare aqueles que melhor se adequam às suas necessidades e leia as reviews que fizemos a cada plataforma.

Media Temple

gerir site media temple

A norte americana Media Temple é líder no universo do alojamento web. Bem conhecida por todos os que trabalham na Internet, a empresa nasceu em 1998 e começou por chamar-se Intergress Technologies. Mais tarde, fundiu-se com outra empresa da área e assim nasceu o nome com que hoje estamos tão familiarizados. Com soluções para todos, a empresa garante cinco serviços principais, completados com uma série de extras que prometem tornar todo o processo de alojamento web muito mais simples. Ao todo, hospeda mais de 1,5 milhões de sites espalhados por todo o mundo. Ler review completa.

GoDaddy

Não há como falar de servidores e de alojamento web sem, pelo menos, referir a GoDaddy. Com mais de 15 anos de experiência, esta empresa tem uma imagem divertida, mas não é por isso que deixa de prestar um serviço funcional. Atualmente, é considerada o maior registrador de domínios do mundo, gere 58 milhões de domínios e possui mais 12 milhões de clientes. As instalações onde os servidores estão guardados estão espalhadas por 14 locais na América, Ásia e Europa. A equipa de assistência orgulha-se da competência e do profissionalismo, sendo composta por 4000 funcionários. Convencido? Ler review completa.

InMotion Hosting

inmotion hosting

Está a pensar criar um site e não sabe por onde começar? A parte da estratégia é importante, mas de nada serve ter uma estratégia se não possuir uma estrutura adequada, capaz de sustentar todo o seu projeto. É aqui que entra o InMotion Hosting, uma empresa norte-americana que promete oferecer-lhe os melhores serviços de alojamento web e todo o apoio técnico de que precisa. Os servidores estão sob constante vigilância e, mal haja um problema, a InMotion Hosting está pronta a resolvê-lo. A oferta é diversificada e adequa-se às necessidades de todos os que trabalham com websites. Vale a pensa espreitar. Ler review completa.

eUKhost

eUKhost

 

A eUKhost é a empresa responsável pelos websites de 35 mil clientes. Ao longo de 13 anos de história já foram mais de 150 mil os domínios criados e hoje a empresa trabalha diretamente com várias organizações do setor público britânico. A elevada segurança é uma das principais características, juntamente com a funcionalidade garantida pela interface. O serviço não dá margem para reclamações e está sempre pronto a ajudá-lo sempre que precisar. Mesmo que não esteja no Reino Unido, o eUKhost é, sem dúvida, um site de hospedagem de sites da consultar. Ler review completa.

Codero

codero

Confiança, performance e valor. São estes os três pilares da Codero. A marca surgiu em 1992, quando a World Wide Web era ainda uma criança. O investimento nas novas tecnologias foi feito por um imigrante que certamente estava longe de imaginar o fenómeno em que a Internet se viria a tornar. Hoje a empresa atua online e trabalha com empresas em várias partes do mundo. O sucesso deve-se ao trabalho constante que lhes permitiu evoluir e manterem-se na linha da frente. Ler review completa.

IPOWER

ipower-ed

Nascida em 2001, a IPOWER estabeleceu-se no mercado como uma líder em alojamento web, vocacionando os seus serviços para negócios pequenos e médios espalhados por todo o mundo. Com um painel de controlo próprio, o vDeck, a empresa disponibiliza o acesso a mais de 200 ferramentas, funcionalidades e serviços: tudo aquilo de que o consumidor necessita para alojar e gerir o seu website. Ler review completa.

MyHosting

myhosting

A myhosting.com é líder em serviços de alojamento. Conhecida por praticar preços acessíveis para produtos de qualidade, é responsável atualmente pela gestão de mais de 50 mil alojamentos web espalhados por todo o mundo. A empresa foi fundada em 1997 em Toronto, no Canadá. Passados quase vinte anos desde a sua fundação, a myhosting.com continua determinada a oferecer os melhores serviços de alojamento, recorrendo por isso às melhores tecnologias disponíveis. Ler review completa.

NetFirms

netfirms

Na altura da sua fundação, em 1998, a Netfirms pretendia responder às necessidades mais básicas do utilizador: ajudá-lo a trazer as suas ideias para o online. Hoje, passados mais de quinze anos, a Netfirms redefiniu a sua oferta e é uma das maiores empresas do mercado do alojamento web: hospeda mais de 1.2 milhões de websites por todo o mundo. Entre os serviços da empresa, encontramos o registo de domínios, o alojamento de conteúdos e ainda funcionalidades próprias para e-commerce. Ler review completa.

Beyhond Hosting

beyondhosting-ed

A Beyond Hosting surgiu em 2007 e tem como objetivo proporcionar a melhor experiência a todos aqueles que querem colocar o seu site online. As soluções são avançadas e a empresa está disposta a responder a quaisquer necessidades que possam surgir. Embora seja sediada no Ohio, Estados Unidos da América, a Beyond Hosting está disponível online e prima pela facilidade de contacto com os seus clientes. Aproveite as potencialidades que a Internet tem para lhe oferecer e invista na criação de um website. Ler review completa.

InterServer

interserver-ed

A InterServer é uma empresa de alojamento web que soma mais de 15 anos de história. Na origem do sucesso estão um serviço de qualidade e uma procura cada vez maior por este tipo de webservices.  Ao longo dos anos, os serviços originais foram-se expandindo para vários outros produtos, como servidores dedicados, e serviços de gestão. Com uma vasta gama de serviços, a InterServer procura satisfazer todas as necessidades do mercado, apostando em sistemas de vanguarda, como é o caso dos serviços cloud. Ler review completa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]