Home / Produção de Conteúdos Multimédia /

A importância de atualizar o sistema de gestão de conteúdos

sistema de gestão de conteúdos

A importância de atualizar o sistema de gestão de conteúdos

 

Todos os websites e blogs precisam de um sistema que permita criar, editar, gerir e publicar conteúdos. A ideia é que este software seja fácil de utilizar e permita fazer modificações a qualquer página em poucos segundos. Caso contrário, temos de modificar manualmente os códigos html de uma página para aplicar todas as alterações necessárias.

Neste post falamos por isso de CMS: três letras que se desdobram no termo Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdos). Normalmente, um Sistema de Gestão de Conteúdos é composto por um painel de controle do qual fazem parte várias ferramentas. Além de texto, pode também usar o interface para inserir imagens, ficheiros áudio e documentos.

E, mesmo que nunca tenha ouvido falar de CMS, é provável que use um sem saber ou que já tenha pelo menos ouvido falar de um deles. WordPress, Joomla e Prestashop – conhecidos e utilizados em todo o mundo – são alguns dos mais populares sistemas de gestão de conteúdos.

Neste post, apresentamos 3 motivos que explicam porque razão atualizar o seu Sistema de Gestão de Conteúdos com regularidade.

A importância de um Sistema de Gestão de Conteúdos atualizado

1 – Segurança

É muito importante que esteja sempre alerta com a segurança do seu website. Por  essa mesma razão, falamos em primeiro lugar sobre segurança. Sempre que acontecem novas atualizações no software do Sistema de Gestão de Conteúdos e são corrigidas algumas falhas de segurança, convém que instale essa nova versão o quanto antes.

 

Uma vez que a maior parte dos Sistemas de Gestão de Conteúdos são open source – o código pode ser estudado e desenvolvido por qualquer programador – os hackers procuram com frequência atacar as vulnerabilidades do sistema. Para evitar que o seu website caia nas mãos de hackers, um dos melhores passos a dar é certificar-se de que está sempre a trabalhar com a versão mais recente do Sistema de Gestão de Conteúdos.

2 – Eficência do software

Você, enquanto utilizador do Sistema de Gestão de Conteúdos, espera que o CMS funcione de forma rápida e que ofereça tudo o que tem de melhor. A eficiência do software é, por isso, outra razão que justifica a importância da atualização do sistema. Além de correções de segurança, as atualizações trazem também a resolução a certos bugs descobertos ao longo do tempo e que até então afetavam o desempenho do software.

3 – Novas funcionalidades

Como referimos acima, a maior parte dos Sistemas de Gestão de Conteúdos (como o WordPress, o Joomla e o Prestashop) são open source e desenvolvidos por uma larga comunidade de programadores voluntários. Trabalhando constantemente para melhorar a tecnologia, é por isso normal que com cada atualização o CMS receba também novas funcionalidades. Para não ficar para trás nas tendências tecnológicas, é importante que atualize o sistema.

Recomendamos por isso que faça uma actualização constante do seu site no sentido de o manter o mais atualizado possível. Desta forma, não só terá uma melhor performance como será mais fácil utilizar o website e usufruir de melhores condições de segurança.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]