Home / Tecnologia /

Software usado por Stephen Hawking para download gratuito

Stephen Hawking

Software usado por Stephen Hawking para download gratuito

 

Stephen Hawking é sem sombra de dúvidas um  dos nomes mais notáveis da ciência contemporânea. Cientista e cosmólogo, este britânico – cuja vida foi já adaptada para o grande ecrã – foi aos 21 anos diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa conhecida por paralisar os músculos do corpo sem atingir as funções cerebrais. Atualmente, os resultados dos tratamentos são quase nulos.

Fora todo o trabalho de Stephen Hawking como cientista, todos os que o conhecem estão certamente familiarizados com a voz computorizada com que se expressa. Ainda que tenha perdido a habilidade para falar por si só, o cientista – que anda numa cadeira de rodas e mal se consegue mexer – usa um teclado para que uma voz computorizada produza as palavras que tem para dizer.

Entre as diferentes tecnologias usadas por Stephen Hawking, há uma que se encontra agora em open source. O que significa isto? Que o software pode ser descarregado, utilizado, estudado e melhorado por qualquer pessoa.

Assim sendo, o programa Assistive Context-Aware da Intel poderá ajudar milhares de pessoas e não apenas as que sofrem de problemas de fala: mas aumentando, por exemplo, a velocidade de tarefas do quotidiano. Já imaginou como seria extremamente mais simples se ordenasse ao seu computador para executar uma certa ação bastando para isso piscar os olhos ou mexer discretamente a bochecha?

 

É exatamente assim que Stephen Hawking usa esta tecnologia: através de movimentos da bochecha consegue controlar o seu teclado virtual. Esse teclado, por sua vez, prevê as palavras que Hawking vai digitar de acordo com aquelas que são mais comuns – sistema parecido com o usado em smartphones modernos.

Para ver mais artigos sobre Stephen Hawking no nosso blog, recomendamos uma visita ao post 10 Vídeos Inspiradores para ver na Internet.

Descarregue aqui o software usado por Stephen Hawking

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
8ps

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]