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A Tática da Rémora de Conrado Adolpho

A Tática da Rémora de Conrado Adolpho

 

Neste vídeo, Conrado Adolpho fala-nos de uma tática para encontrar conteúdo relevante: a Tática da Rémora. Para quem não sabe, a Rémora é um peixe que se agarra à base do Tubarão e o acompanha enquanto navega em pleno mar. Sempre que o Tubarão captura uma presa para se alimentar, a Rémora alimenta-se dos restos deixados pelo Tubarão. Além de não ter de fazer esforços para viajar pelos mares, a rémora não tem de preocupar com alimentação e está seguro porque nenhum outro peixe se atreve a desafiar o tubarão.

Coloque-se agora no papel da rémora e veja os grandes canais televisivos com os tubarões.

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Quando sai uma reportagem na televisão uma grande parte do público é impactada pelo tema. Instantaneamente, os utilizadores recorrem aos seus smartphones, tablets e computadores para pesquisar mais sobre o tema no Google e motores de pesquisa associados. Procuram mais informação e até mesmo algum local onde passam adquirir um produto ou serviço associado ao tema.

Tática da Rémora

Para explicar melhor todo este conceito, Conrado Adolpho apresenta o caso prático da Reportagem sobre Farinha de Banana Verde, transmitida em 2009 pela Rede Globo. O enfoque era sobre os benefícios deste produto alimentar para os diabéticos. Atingia um certo público e apresentava uma informação relevante. Tudo isso traduziu-se, no dia seguinte, num incrível aumento das pesquisas pela palavra-chave Banana Verde.

Passado um ano, verificou-se o mesmo quando saiu uma reportagem sobre os usos da Farinha de Frutos para emagrecer. Aqui, a Banana Verde volta a distinguir-se com resultados surpreendentes.

O que é que isto significa em termos de Marketing Digital? Quando um veículo de massa produz uma reportagem tem a capacidade de atingir milhares de pessoas de uma só vez e de ativar uma palavra-chave até então insignificante. Em horas, essa palavra-chave pode tornar-se numa das palavras mais procuradas do Google.

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Porque é que isto acontece? A Televisão tem um tempo limitado e nunca consegue dizer tudo sobre determinado tema. Normalmente, uma reportagem normal dura entre 3 a 5 minutos. Este espaço de tempo dá para pouco mais do que transmitir a informação suficiente para suscitar a curiosidade do público. E quem satisfaz essa curiosidade? A informação na Internet, filtrada cuidadosamente pelo Google.

É neste nicho temporal e de oportunidade que deve fazer um anúncio do Google relacionado com o tema lançado pela reportagem. Ao apostar num anúncio, as pessoas vão encontrar o seu site e blog quando pesquisarem sobre o tema. Assim sendo, poderá fazer uma ponte entre aquilo que tem para vender e o assunto que o público procura. Atreva-se a ser criativo e a inovar, escrevendo um texto persuasivo e eficaz.

 

Aprenda a detetar o nicho temporal e de oportunidade. Se conseguir encontrar estes períodos de tempo consegue vender um produto com mais facilidade.

Relembramos que a metodologia de Conrado Adolpho se encontra disponível no livro “Os 8Ps do Marketing Digital. Editado no Brasil e em Portugal, o livro é considerado um dos mais importantes do universo do Marketing Digital, sendo responsável pelo sucesso alcançado por centenas de profissionais de marketing digital. Para o adquirir, basta clicar na edição do seu país:

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