Home / 7º P - Personalização /

Táticas de E-mail marketing: Personalize os seus envios directos

Táticas de E-mail marketing: Personalize os seus envios directos

 

Conforme existem vários objetivos em marketing digital, existem igualmente vários tipos de e-mail a ser utilizado. Para muitos negócios, a venda do produto ou serviço raramente acontece no primeiro contato do consumidor com a empresa. Por isso, educar esse potencial cliente e conquistar uma posição de referência nas suas opiniões é uma forma eficaz de usar o e-mail marketing.

E convém lembrar que é o conteúdo que faz toda a diferença!

Quanto aos formatos, a newsletter é o mais comum. Com referências a artigos, novidades e promoções das empresas, é um excelente produto informativo para criar relacionamento com os consumidores de forma permissiva e levá-los para os outros canais de comunicação da marca, como o website ou as redes sociais.

O conteúdo do e-mail pode ter uma abrangência grande de interesses, sem nunca esquecer as táticas de e-mail marketing. É possível promover um produto ou uma oferta mais atrativa para utilizadores que estejam em momento avançado de compra e mesmo assim ser relevante para os que ainda estão apenas a ter o primeiro contato coma a empresa, mas que podem ser atraídos por artigos e dicas.

Se a empresa tem um blogue e produz conteúdo com frequência, a newsletter funciona como uma ótima forma de alavancar o alcance do conteúdo.

Referir ainda que os custos de uma newsletter são mínimos e totalmente mensuráveis. Depois de a estratégia estar definida, o template criado, os timings de envio programados, entre outras opções, o trabalho de gestão é pequeno comparando com os benefícios que daí podem advir.

Táticas de E-mail marketing são essenciais

A personalização da informação é essencial e as táticas de e-mail marketing dão resultados. O e-mail marketing deve preparar o lead e encaminhá-lo, através do marketing de educação, para um produto ou serviço através de vários passos. Isto é, são realizados envios sequenciais de novos materiais para esse lead e à medida que este for mostrando cada vez mais interesse, são enviadas informações e ofertas sobre o produto no qual ele demonstrou interesse.

Estas iniciativas também podem trabalhar diretamente numa única ação que a empresa deseja que os usuários realizem. Pode ser descarregar um novo eBook, assistir a um vídeo ou conhecer um novo produto. Mas este tipo de e-mail promocional só funciona bem quando a pessoa que o recebe de certa forma já “espera” por ele. É nestes casos que a segmentação da lista em diferentes momentos de compra e grupos de interesse é essencial para obter bons resultados.

 

A chave é as empresas identificarem os benefícios de cada tipo de e-mail, avaliarem as táticas de e-mail marketing e os formatos escolhidos com maior profundidade para depois os adaptar aos objetivos da empresa.

No website da plataforma multicanal E-goi encontra vários artigos interessantes sobre este assunto.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]