Home / 6º P - Propagação /

Tendência 2013: Mobile Marketing

Tendência 2013: Mobile Marketing

Storymate

Nos EUA, os investimentos em publicidade móvel aumentaram 220% em 2012. Nos próximos quatro anos, os atuais 8,4 biliões de dólares deverão aumentar para cerca de 37 biliões. Este surto aparentemente repentino da popularidade móvel justifica-se pela exigência da vida moderna, de conetividade constante. Em 2012, 88% dos adultos dos EUA tinham um smartphone e mais de metade usaram os aparelhos para aceder à internet.

Em Portugal, apesar de algumas empresas admitirem reforçar o investimento neste particular, um dos dados que saltam à vista é a percentagem das que ainda não faz mobile marketing: 62% contra 38%, como que quase ignorando o facto de, hoje, 46% dos usuários das redes sociais usarem smartphone e 16% dos inquiridos conectarem-se através do «tablet». Com mais facilidade de acesso, os consumidores têm mais liberdade para usar a rede, onde e quando quiserem. As empresas devem reconhecer este facto e inclui-lo na sua estratégia digital.

Entre as empresas que contemplam o mobile marketing na sua estratégia digital, as ações consistem na utilização de SMS & MMS (60%), desenvolvimento de aplicações móveis (58%), desenvolvimento de um mobile website (48%) e web display (35%).

A primeira grande barreira à não utilização desta variante do marketing digital é precisamente o mobile não fazer parte da estratégia digital das empresas (32%). A ausência de um business case ou o ROI (retorno sobre o investimento) ser incerto são justificação para 31%, enquanto a ausência de um website otimizado para mobile é problema para 30% das empresas.

agencia-na-pratica-conrado-adolphoPor isso, hoje em dia, os websites e anúncios de uma marca devem ser corretamente otimizados para os dispositivos móveis, com caraterísticas apropriadas: interface simples, interação ao toque, local, elementos sociais, vídeo e animação, entre outros.

Até porque do ponto de vista do comércio online os benefícios podem ser enormes, já que há números a apontar para quase três quartos das compras nos EUA serem realizadas após pesquisa nestes dispositivos móveis.

No seu novo curso Agência na Prática destinado a agências de marketing digitalConrado Adolpho identifica e ajuda a resolver os 6 maiores desafios de uma agência de marketing digital em mais de 15 horas de conteúdos práticos.

Saiba mais na aula gratuita de Conrado Adolpho: “Como Competir com o Sobrinho e Aumentar as Vendas da sua Agência Digital”.

OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS COM ESTE POST:

Qual a situação do Marketing Digital nas empresas portuguesas?

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

O que vai aprender no Curso 8Ps do Marketing Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Blog Mário Caetano

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]