Home / Estratégia Digital /

Quais as tendências do Marketing Digital para 2015?

tendências

Quais as tendências do Marketing Digital para 2015?

E-Goi

Com o final do ano de 2014 começamos a pôr os olhos no futuro e naquilo que 2015 nos reserva. Enquanto atamos pontas soltas para acabar o ano em grande, preparamo-nos também para delinear novas estratégias e considerar no que é que vale ou não a pena apostar.

Por isso, antes de começar a pensar no futuro do seu website, leia com atenção este post.

Tendências Marketing Digital para 2015

1 – Investir na qualidade dos conteúdos

Os conteúdos têm merecido cada vez mais a atenção dos profissionais de Marketing. Vale a pena continuar a apostar nesta área? A resposta é óbvia: sim e deve apostar ainda mais.

Em 2014, as empresas começaram uma tendência que se deverá manter em 2015: contratar profissionais especializados nos temas que desejam escrever e com competências de escrita. A produção de conteúdos deixa de ser uma tarefa do profissional de Marketing e é entregue a quem realmente sabe escrever e percebe do assunto.

Se o utilizador procura qualidade, relevância e conteúdo atraente, cabe a você, como profissional de marketing, responder a todas as exigências do público.

Conheça a melhor ferramenta para Facebook e Instagram!

social-autoboots-novo-banner

 

2 – Nichos do público

Se falarmos em Cauda Longa – as palavras que surgem no fim da lista de termos de pesquisa – temos de falar também nos nichos de público que os termos atingem. Vale a pena investir neste tipo de público?

As tendências para 2015 apontam que sim. Os profissionais de Marketing têm-se virado para as minorias da audiência, produzindo conteúdos segmentados para esses grupos. Para isso, têm criado personas – um perfil que reúna as características do cliente modelo. Ao atingirmos esse alvo, temos grandes probabilidades de conseguir novos clientes.

3 –A liderança dos dispositivos móveis

Desde que a utilização de smartphones e tablets se vulgarizou, acompanhamos um aumento da utilização da Internet através de dispositivos móveis.

De acordo com um estudo da emarkerter, a tendência vai prolongar-se por 2015. Aliás, estima-se que 83% das navegações aconteçam a partir de telemóveis e tablets, superando assim de vez a navegação em computadores.

O que é que isto diz sobre o marketing digital?

Bem, quando antes os websites eram desenhados para ser vistos em ecrãs de computador, agora torna-se necessário adaptar esses mesmos websites e conteúdos aos ecrãs móveis. É mais do que necessário apostar em formatos responsive – que permitam que o website se adapte a qualquer ecrã – e conteúdos interativos. Apostar em aplicações pode ser uma boa ideia.

MarketSamuraiBanner2

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

4 – O centro do negócio é o consumidor

A empresa deve pensar cada vez mais no seu público. Que problemas afetam o consumidor? Que soluções existem para esse problema? Como é que a sua empresa pode solucionar o problema?

O negócio tem de se adaptar ao utilizador e de adequar o stock de produtos/serviços às reais necessidades do consumidor. Para quê “impingir” ao consumidor um produto desatualizado que não corrresponde às expectativas?

Só a partir da análise do mercado é que será possível criar uma relação de qualidade entre consumidor e empresa.

Para estudar o seu público, faça split testes, investigações nas ferramenats do Google: AdWords, Trends e Analytics. É preciso testar, testar e voltar a testar até o consumidor ficar agradado com aquilo que temos para lhe oferecer.

5 – A extinção do Google+

Ao falarmos em termos de social media,a tendência  apontada por todos os especialistas é uma: a provável extinção do Google+.

A rede social do Google não atingiu os resultados que estavam previstos aquando do seu lançamento, em julho de 2011. O principal defeito apontado é a difícil navegação na plataforma.

Assim sendo, espera-se que o Google tome alguma decisão quanto ao futuro da rede social no próximo ano: extinção ou reestruturação?

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES E CONSTRUA O SEU PRÓPRIO CASO DE SUCESSO:

12 Casos de Sucesso de Marketing Digital

É possível ter emprego como blogger em Portugal?

Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?

 

 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]