Home / 1º P - Pesquisa /

Qual o melhor Top Level Domain para o seu website?

top level domain

Qual o melhor Top Level Domain para o seu website?

Templates

O que é um Top Level Domain ou, em português, um Domínio de Topo? Ora bem, olhe para o final da sua barra de navegação e verifique quais são as últimas letras que lá encontra. Já viu? Está a olhar para o Top Level Domain desta página específica.

Embora este aspeto possa parecer insignificante, a verdade é que é um dos mais importantes a ter em atenção na hora de registar um domínio. No nosso blog, já falamos da importância de escolher um domínio e o impacto que isso pode provocar a nível de SEO.

Se o nome do domínio deverá ser o nome da empresa – uma expressão capaz de refletir o nicho de mercado em que atua -, o Top Level Domain deve ser capaz de refletir o tipo de empresa ou de website que está prestes a lançar.

Por isso, antes de registar o domínio de qualquer página, leia este artigo e descubra qual o melhor sufixo para o seu endereço. Posicione a sua marca e aumente as probabilidades do seu website ser visto por um maior número de pessoas. Esta é uma regra básica incluída nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Para o ajudar, apresentamos-lhe abaixo um lista dos melhores Top Level Domains para o seu website. Escolha aquele que melhor reflete a filosofia da sua página e dê o primeiro passo para construir o seu caso de sucesso online.

Tipos de Top Level Domains

.com

Se costuma prestar atenção aos URLs dos websites que visita, provavelmente já reparou que este é um dos mais populares. O sufixo é um diminutivo para a palavra “comercial” e adequa-se a empresas que têm como objetivo a obtenção de lucros.

.org

Ao contrário do .com, o .org é indicado para organizações que não possuem fins lucrativos. O domínio de topo escolhido ajudará a dar credibilidade tanto à sua página, como à sua página.

.biz

O .biz funciona como uma abreviatura para business e é a opção mais indicada para todas as empresas que pretendem posicionar-se na área dos negócios Business to Business (B2B), trabalhando diretamente com outras empresas. Falamos, por exemplo, de agências de marketing de comunicação.

.info

O Top Level Domain .info transmite aos motores de busca que o seu website funciona como um portal com conteúdos única e exclusivamente informativos e educativos. É também comum empresas utilizarem esta extensão em blogs de conteúdo útil para os seus consumidores.

.net

O domínio de topo .net está associado a empresas de tecnologia ou de comunicações que trabalham essencialmente com serviços ligados ao mundo da Internet. É também comum em startups de áreas tecnológicas.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

.gov

Tal como o próprio nome indica, a extensão .gov deve apenas ser utilizada em websites governamentais. O top level domain dá credibilidade à página, informando que se trata de facto de um website oficial com informação confiável.

.edu

O top level domain .edu adequa-se a todos os websites de instituições educativas. Falamos, por exemplo, de institutos, escolas ou universidades.

.co

O .co é uma alternativa ao tradicional e muito popular .com. O que acontece muitas vezes é que os domínios que queremos comprar já se encontram ocupados. Como tal, é necessário conseguir alternativas. Devemos, no entanto, ter em consideração que a escolha pode confundir os utilizadores que estão mais habituados ao .com do que ao .co. A extensão pode também funcionar como o domínio de topo de país da Colômbia.

.tv

Não há que enganar: este top level domain é utilizado por websites de canais de televisão, cadeias televisivas ou websites que se dedicam à divulgação de vídeos. O sufixo transmite imediatamente a ideia de que a página prima pelos conteúdos multimédia. É também o top level domain de Tuvalu.

.guru

O .guru pode ser utilizado por especialistas de várias áreas que possuam já algum nome do mercado. Falamos, por exemplo, de palestrantes de marketing digital ou consultores das mais diversas áreas. Um top level domain semelhante é o .expert.

.me

Há cada vez mais pessoas a criar páginas onde reúnem o seus trabalhos e a fazer currículos digitais. Se está prestes a criar uma destas páginas, o melhor será registar um domínio .me, que pode ser traduzido para .eu. É também o top level domain de Montenegro.

Domínios de Topo Nacionais

Cada país possui um domínio de topo específico. Esta solução deverá ser considerada por todos os websites que se orientam para o público-alvo de um país específico. Em Portugal, utilize .pt, no Brasil, .br, e no Reino Unido, co.uk.

Outra opção é conjugar os topo level domains que listamos em cima com os domínios de topo de cada país, algo como nomedodomínio.com.pt. Ao optar por esta alternativa está a dizer aos motores de busca qual o tipo de website e qual a sua área de atuação. Ainda assim, é necessário ter em consideração que está a tornar o URL mais complexo para os visitantes.

Depois de escolher o nome do website e decidir qual o Top Level Domain que pretende adotar, está na hora de registar o site. Para isso, recomendamos o serviço da GoDaddy que, até hoje, nunca nos desapontou.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]