Home / Aplicativos /

Produtividade: 20 ferramentas para trabalhar na Internet

Produtividade: 20 ferramentas para trabalhar na Internet

 

O nosso blog rege-se por um princípio fundamental: a Internet mudou o mundo. A forma como nos entretemos, como comunicamos e como nos comportamos não é hoje igual à de há 20 anos atrás. Nesta teia que parece ligar cada vez mais a nossa vida e tudo o que faz parte dela, nem o conceito de trabalho escapou impune. Leia este artigo e descubra 20 ferramentas para trabalhar na Internet.

A ideia de que um trabalho é para toda a vida mudou, assim como o facto de ter de cumprir horários certinhos de manhã á noite que nos obrigam a deslocar a um local específico. Porque não trabalhar na Internet a partir de casa, com uma equipa que está espalhada em países como Angola, Portugal, Brasil, Japão e Austrália? A Internet torna esta realidade possível. Não há distância, logo, não há limites à mente mais ousada.

Porém, temos de reconhecer que trabalhar com uma equipa dispersa pode não ser fácil em certos momentos. Articular diferentes fusos horários, distribuir tarefas de trabalho, entregar trabalho feito e até mesmo organizar reuniões com toda a equipa pode ser, por vezes, caótico. É por essa mesma razão que apresentamos, neste post, 21 ferramentas poderosas para aumentar a produtividade, trabalhar na Internet e gerir a sua equipa.

Arregace as mangas e prepare-se para pôr mãos à obra!

Trabalhar na Internet com produtividade máxima

1 – World Clock 

Começamos por falar no fuso horário. Se a sua empresa tem uma equipa variada a funcionar a diferentes horários, o World Clock vai ajudá-lo a saber que horas são em cada um dos países onde estão a trabalhar para si ou consigo. Esta app para iOS ajuda-o ainda a encontrar a melhor hora para fazer reuniões com toda a equipa.

world clock

2 – Figure It Out 

A sua equipa está a trabalhar do outro lado do mundo? Todos os membros possuem horários diferentes? Já cometeu o erro de tentar falar com um deles quando no local onde o seu colega vive era meio da noite? Pois, com a extensão para Chrome Figure it Out, poderá saber exatamente que horas são em qualquer fuso horário. Basta abrir um nova tab no seu browser, inserir a localização e já está.

figure it out

3 – Slack

Quantos e-mails costuma enviar por dia? Quantas vezes é que tem de vasculhar a sua caixa de correio eletrónico para encontrar um ficheiro? O Slack apresenta uma solução simples: trata-se de uma espécie de sala de reuniões virtual. Todos os funcionários da empresa podem partilhar um espaço comum, falar entre si, trocar ficheiros, entre outros. Desta forma, toda a informação fica concentrada a um único espaço.

slack

4 – HipChat

O HipChat é uma alternativa especialmente procurada por quem não gosta do estilo do Slack. Como diz o próprio nome, trata-se de uma sala de chat. No entanto, este é um chat que pode ser partilhado por uma equipa numerosa de trabalho. A ferramenta funciona em qualquer tipo de sistema operativo e pode ser acedida quer em dispositivos móveis, quer fixos.

hipchat

5 – Flowdock

Quando uma conversa é partilhada com várias pessoas, o mais comum é que passado algum tempo tudo esteja uma confusão e já ninguém saiba onde está o documento que alguém enviou há umas horas atrás pelo mesmo chat. Através do Flowdock é possível organizar conversas e partilhar vários ficheiros de forma simples e organizada. A ferramenta custa apenas 3 dólares por utilizador e possui uma versão mobile para que esteja a par de tudo o que se passa para onde quer que vá.

flowdock

6 – Sqwiggle

A sua equipa à distância de um clique“. São estas as palavras de ordem do Sqwiggle, uma ferramenta que permite melhorar o workflow entre pessoas que estão geograficamente distantes. Com um sistema de vídeo incorporado, o Sqwiggle não permite apenas conversar, mas também criar videoconferências.

sqwiggle

7 – Trello

As metas da empresa são comuns a toda a equipa, não importa o tipo de tarefas que executam. A ideia é que a parte de cada um complete o todo. O Trello incorpora este conceito melhor do que qualquer outra ferramenta. Basicamente, nesta ferramenta, pode decidir uma meta e explicar o que fazer para atingir o resultado final. À medida que certas tarefas foram cumpridas, a equipa pode assinalar que está mais perto do resultado final.

trello

8 – ProdPad

Com o ProdPad nunca foi tão simples fazer brainstorming à distância. A ferramenta é indicada para organizar ideias e crirar mapas de ação com todas as etapas ou tarefas que precisamos de fazer até chegar a um objetivo. Um versão trial pode ser testada durante 14 dias.

prodpad

9  – Duet

Tempo é dinheiro. É com esta certeza que surgiu o Duet, um aplicativo de gestão de projetos para pequenas equipas. A ferramenta pode ser utilizada pelos vários trabalhadores da empresa, assim como ser aberta aos clientes que também podem acompanhar o processo de desenvolvimento de um projeto. Possui uma funcionalidade intuitiva e eficaz, pelo que não é preciso muito tempo para que também você consiga usar todas as funcionalidades do Duet.

duet

10 – Cloud 9

A sua empresa tem uma equipa de programadores? Melhor ainda: tem uma empresa de programação? O Cloud 9 é a solução que tanto procurava. Chega de dores de cabeça sempre que é preciso mexer em códigos. Por estar na cloud, permite que mais do que um programador edite um código em simultâneo, desfrutando de um ambiente Ubuntu adequado para todas as tarefas.

cloud9

11 – Skitch

Algumas coisas não podem ser transmitidas sem algumas anotações: pequenos apontamentos sobre o que melhorar num trabalho, indicar que falta escrever um parágrafo sobre determinado assunto, entre outros. Com o Skitch, pode adicionar facilmente setas, texto e screenshots a qualquer documento.

 

skitch

12 – Dropbox

Quem não conhece a Dropbox? A pasta partilhada mais famosa do mercado permite criar uma ponte entre computadores de diferentes utilizadores e partilhar qualquer tipo de ficheiros. Por sua vez, através do acesso a uma conta de e-mail associada à pasta, é possível abrir esses mesmos documentos a partir da plataforma online ou da aplicação móvel do tablet ou smartphone.

dropbox

13 – 15five

O 15five é um otimizador de comunicação entre equipas de trabalho na Internet que se encontram geograficamente distantes. Criada especificamente para melhorar o workflow, esta ferramenta permite definir tarefas que se destinam a pessoas e vários níveis de privacidade. Indicada para gestores de empresas ou de projetos.

15five

14 – Hackpad

Precisa de um documento que possa ser editado por várias pessoas? Um espaço partilhado por uma equipa? O Hackpad é uma boa escolha a fazer. Comprado recentemente pela Dropbox, este sistema permite criar documentos de texto para a produção conjunta de texto.

hackpad

15 – Draft

Se o seu trabalho envolve diariamente a produção de conteúdos, o Draft é a escolha perfeita para usar com a sua equipa de trabalho. Editar e produzir torna-se muito fácil. A ferramenta oferece ainda controlo total sobre o documento, a possibilidade de importar outros ficheiros para editar e publicar diretamente no blog tudo aquilo que escreveu.

draft

16 – OneNote

Diga adeus ao seu bloco de notas em papel e passe a utilizar o OneNote. Além de tirar apontamentos, este software da Microsoft permite-lhe partilhar informação, esteja ela sob a forma de texto, imagens, um e-mail ou um link externo. O OneNote funciona nas várias plataformas e pode ser acedido através do computador, tablet ou smartphone.

onenote

17 – Evernote

Oferecer um espaço de trabalho organizado que prevê todas as suas necessidades do utilizador é o objetivo do EverNote. Além de organizar o workflow da sua empresa, a ferramenta pode ser usada a nível pessoal para criar uma agenda onde define prioridades ou onde estabelece os horários para as suas reuniões. Através de um interface simples é possível encontrar tudo o que precisa, sempre que precisar.

evernote

18 – Zapier

O Zapier é especialmente útil para automatizar um processo que é por norma manual. Basicamente, liga diferentes ferramentas, como o Gmail, MailChimp, Twitter, Dropbox, Trello, entre outros. Desta forma, pode programar ações comuns para diferentes plataformas, podendo assim poupar mais tempo.

zapier

19 – iDoneThis

O nome diz tudo. Se utilizar o iDoneThis, todos os dias um novo e-mail será enviado para os elementos da equipa a perguntar que objetivos foram cumpridos nesse mesmo dia. A ferramenta é indicada para acompanhar todo o processo de elaboração e crescimento de um projeto, garantindo a comunicação e a transparência entre todos os elementos da equipa.

idonethis

20 – Meldium

Outro problema de trabalhar com uma equipa dispersa é a necessidade de partilhar acessos a diferentes contas. Por vezes, salas de chat ou e-mails não oferecem segurança. Assim, pode usar o Meldium: trata-se de uma plataforma segura a que todos os membros têm acesso e onde está armazenado os dados para fazer login a diferentes contas.

meldium

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Os melhores aplicativos de produtividade para iPhone

– Top 10 de aplicativos de vídeo e fotografia

– Top 10 de aplicativos de jogos para iPhone

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]