Home / Aplicativos /

Twins or Not: Microsoft sabe quem é o seu irmão gémeo

Twins or Not: Microsoft sabe quem é o seu irmão gémeo

E-Goi

Todos nós já passamos pela vergonha de bater nas costas ou falar com alguém que achávamos ser um conhecido e afinal era outra pessoa qualquer. Também já todos ouvimos uma frase como esta: “no outro dia encontrei uma pessoa que era mesmo parecida contigo”. Para tirar teimas quanto às parecenças, agora há uma ferramenta da Microsoft que nos diz se somos ou não gémeos de outra.

Depois do sucesso de How Old – o website que identificava o género e idade -, a multinacional da Internet lançou-se num novo desafio: unir gémeos separados à nascença. Sim, estamos a exagerar. Na verdade, o aplicativo que se chama Twins or Not (Gémeos ou Não) apenas quer identificar as parecenças entre duas fotografias.

A ferramenta é apenas uma brincadeira e a utilidade é a mesma que a do How Old: partilhar nas redes sociais e dar umas boas gargalhadas com os seus amigos. O funcionamento do Twins or Not é extremamente simples: apenas tem de escolher duas fotografias e carregá-las a partir do seu computador ou a partir de uma pesquisa no Bing.

Além de ser possível ver parecenças entre você e os seus amigos e conhecidos, o Twins or Not permite ver o grau de semelhança com figuras conhecidas – cantores, atores e desportistas, por exemplo. Aliás, a ferramenta tem sido usada por websites de entretenimento e até por fãs de celebridades para comprovar teorias antigas.

Apesar de terem datas de serem de famílias diferentes, Steve Jobs e Ashton Kutcher podiam muito bem ser pai e filho. Katy Perry e Zoey Deschanel são suficientemente parecidas para serem irmãs. A lista continua, mas o que importa referir é que sempre que o Twins or Not é usado surge no ecrã uma percentagem de parecenças. Tal como no How Old, a pontuação atribuída varia muito consoante a fotografia que colocamos na plataforma.

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

katy perry and zoey deschanel

Todos os que quiserem partilhar o resultado podem fazê-lo no Twitter, através de uma ligação direta com a rede social. Se assim quiser, pode também usar a hashtag #TwinsOrNotRobot.

A ideia por detrás do Twins or Not

O Twins Or Not foi inspirado no sucesso do How Old. Padrões semelhantes aos utilizados pela primeira plataforma foram aplicados no reconhecimento facial. O algoritmo segue uma série de critérios que analisam o aspeto de ambas as imagens e depois dizem qual o nível de parecença entre elas.

O projeto tem o apoio do Microsoft Project Oxford e foi realizado em apenas duas semanas, por uma equipa envolvida no How Old. Para evitar reações negativas (como as que tinham acontecido anteriormente), o Twins or Not deixou claro que o aplicativo é só e apenas para fins de entretenimento.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]