Home / Estratégia Digital /

A utilidade das personas para as estratégias de marketing digital

A utilidade das personas para as estratégias de marketing digital

Themeforest

Se costuma elaborar estratégias de marketing digital, está consciente de que um dos elementos mais importantes de qualquer plano é o público-alvo. Só a partir deste detalhe conseguiremos perceber se o produto/serviço se encontra ajustado ao cliente e qual a melhor estratégia para com ele comunicarmos.

Porém, será que usar personas para melhorar e refinar as suas estratégias de marketing digital é uma boa solução? As personas permitem-nos escrever conteúdos para blog e redes sociais tendo em mente um perfil muito próprio do consumidor a que queremos chegar. Mas sim, vamos ter calma. Se nunca trabalhou com personas, é normal que esteja a olhar para o computador com o nariz torcido.

Uma persona é um perfil que criamos e cujas características e dores correspondem ao nosso cliente típico. Ao criarmos uma persona, ou até mesmo várias, conseguimos ajustar o nosso diálogo mais eficazmente para essas pessoas, sabendo em que tipo de dores tocar e que apelos fazer para incentivar à acção.

Nos próximos parágrafos vamos abordar melhor o conceito de persona e mostrar a importância que tais perfis representam para um negócio. Antes de encerrarmos este post dizemos-lhe ainda como costumamos criar as nossas personas e que regras deve seguir para criar a sua primeira.

Por que razão as personas são importantes nas suas estratégias de marketing?

Como dissemos acima, a persona não é nada mais do que um perfil fictício que criamos para incorporar as características típicas do nosso consumidor típico. Mesmo que seja fictícia, a persona obedece no entanto a certas regras que a tornam mais real: as características demográficas do nosso público, assim como as suas motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Se lida diariamente, cara a cara, com o seu público-alvo, então será relativamente fácil elaborar uma persona. Se, por outro lado, lida com o seu público alvo maioritariamente a partir do ecrã de um computador, então poderá servir-se de ferramentas como o Google Analytics para traçar um perfil da sua persona/personas.

Antes de começar a elaborar uma persona, deve ter em consideração os dados não só dos seus clientes satisfeitos e habituais mas também daqueles que nunca mais voltaram ao seu negócio. Este é um cuidado a ter para perceber como funciona o seu público e se há algo que pode fazer para melhorar a forma como está a comunicar com ele.

Lembre-se ainda que persona e público-alvo não são sinónimos. Enquanto o público-alvo diz respeito a um conjunto de pessoas que têm características em comum (faixa etária, estado civil, interesses, rendimentos) a persona diz respeito a uma das pessoas que faz parte do público e a quem estão associadas características mais específicas ainda (idade exata, ambições, objetivos de vida e a razão pelo qual necessita da sua empresa).

Está entendida a diferença?

Como posso criar uma Persona?

Para criar uma persona, ou várias, deverá primeiro passar pelo processo de investigação que mencionamos acima. Compile toda a informação pertinente relativa ao seu público-alvo e que pese na sua decisão de compra. Uma vez feito este primeiro trabalho, está na altura de começar a preencher o formulário que lhe permitirá dar forma a esta pessoa fictícia.

  • Sexo
  • Idade
  • Cargo/Ocupação
  • Ramo de atividade
  • Nível de escolaridade
  • Meios de comunicação utilizados
  • Objetivos
  • Problemas

Ao preencher um perfil que responda a cada um destes parâmetros – e a outros que considere oportuno acrescentar – passará a ter uma ideia mais precisa de como é a vida e mente de um consumidor que possa, um dia, fazer uma compra na sua empresa.

NOTA: Este artigo foi publicado originalmente no Blog Ecossistema Digital com o título Por que razão as personas são importantes nas suas estratégias de marketing?

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]