Home / 5º P - Promoção /

5 maneiras de utilizar as redes sociais para obter links de qualidade!

5 maneiras de utilizar as redes sociais para obter links de qualidade!

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Usar perfis pessoais ou profissionais para gerar links pode ser complicado. Algumas pessoas pensam que é spam ou que é publicidade enganosa, principalmente quando se cria um perfil unicamente com o propósito de obter links. No entanto, mesmo existindo pessoas menos confiáveis, isso não significa que não possa fazê-lo de forma genuína.

É possível ter perfis reais que partilham informações, antecedentes e realizações, e utilizá-los através de várias formas para as pessoas o encontrarem online.

Ter perfis nas redes sociais, não é apenas importante para ter visibilidade online, mas também para aumentar a sua rede o que poderá gerar, organicamente, mais links para o seu conteúdo.

Aqui ficam algumas das melhores formas de encontrar perfis para ajudar a obter links de qualidade!

Outreach com perfil profissional para maior taxa de resposta

As conexões com pessoas reais obtêm um maior envolvimento e proporcionam uma maior confiança do que se forem realizadas com um perfil de empresa. Muitos utilizadores têm o hábito de ignorar mensagens e solicitações de empresas nas redes sociais, isto porque existem muitas empresas a tentar vender produtos.

As conexões pessoais são muito importantes! É possível utilizar a construção em rede como forma de partilhar conteúdo de forma individualizada, mas é preciso algum trabalho para primeiro criar uma “relação”.

Algumas empresas de marketing digital utilizam o perfil pessoal do executivo para adicionar amigos e conexões ou simplesmente para acompanhar os contactos existentes para ajudar a contruir uma relação. Isto ajuda os executivos a conhecer outros do mesmo nicho de mercado, o que pode levar a uma relação reciproca de partilha e promoção de conteúdos.

No entanto, enquanto isto pode parecer uma boa forma de ter muitas redes sociais, pode ter desvantagens a nível de potencial.

Se o executivo não tiver conhecimento completo da conversa, quer seja online quer seja por telefone, isto pode dar a entender que é pouco confiável. Se a equipa estiver a ajudar a melhorar as redes sociais, todos os intervenientes devem estra a par do processo.

Perfis de fóruns podem ser usados para construir relacionamentos com pessoas altamente formadas

A maioria das pessoas está nas redes sociais básicas, como LinkedIn e Facebook. Mas existem muitas redes de nicho e fóruns utilizados diariamente por aqueles que estão muito envolvidos numa determinada indústria. Tente encontrar essas comunidades online e envolver-se. Irá descobrir que muitas das discussões e questões são levadas a fundo, o que são ótimas oportunidades para criar confiança e fazer com que outras pessoas procurem pelo seu conteúdo.

Alguns sites que deve fazer parte são o Reddit, que tem milhares de “subreddits” ou fóruns de discussão focados num tópico especifico, e Github, um armazenador de portefólios e comunidade online para programadores e developers.

Como são fóruns muito técnicos não vale a pena entrar e iniciar discussões de spam com os seus links. Primeiro tente integrar-se na comunidade respondendo a perguntas, envolvendo-se, completando o perfil e permanecendo ativo, antes de começar a partilhar conteúdo. E, quando partilhar o seu conteúdo, verifique se é realmente útil para os outros utilizadores.

Caso contrário, pode ser descredibilizado perante a comunidade.

 

Use o LinkedIn para partilhar conteúdo com as pessoas certas

Quando possível peça aos executivos para se envolverem na atividade online ou que criem um cronograma de partilha de modo a partilhar regularmente conteúdo nos seus perfis pessoais das redes sociais. O LinkedIn é a plataforma perfeita para isso pois os executivos podem ter os seus próprios perfis e partilhar conteúdo conforme o necessário.

Como um executivo tem mais credibilidade perante as pessoas, as sugestões de link são muito mais propensas a serem levadas a sério pelos outros utilizadores, ao contrário do que aconteceria se fosse um perfil de empresa!

Hostinger

O papel do executivo é “atestar” o conteúdo, ou seja, torná-lo confiável!

Quando possível peça ao executivo a sua visão ou comentário sobre um artigo, os utilizadores gostam de ouvir opiniões de pessoas influentes e esse pequeno toque pessoal pode ajudar a aumentar o interesse por parte do público.

Alcance os perfis pessoais de influenciadores

O LinkedIn é ótimo pata criar credibilidade pessoal e partilhar conteúdo, mas pode também utilizar o Twitter, fóruns e Facebook para divulgar e atrair outros interessados no seu conteúdo.

No Twitter e Instagram é pratica comum seguir pessoas do mesmo nicho de mercado. Dar o “primeiro passo” para construir um relacionamento pode ajudá-lo a começar de forma orgânica.

Depois de seguir alguém, envie-lhes um tweet mencionando algo que fizeram recentemente, como o podcast em que estavam ou um artigo que escreveram. Isso pode mostrar que admira o seu trabalho, e as pessoas ficam mais propensas e interessar-se por alguém que conhecem, e que apreciam o que fazem!

Construir relacionamentos genuínos com influenciadores do seu nicho de mercado pode ser uma forma gratificante para aumentar a sua visibilidade online mas também para aprender com algumas das melhores mentes do negócio.

À medida que esses influenciadores começam a confiar em si, pode pedir-lhes para partilhar os seus links ou para ajudá-lo a promover os seus projetos.

Promova o seu conteúdo com anúncios do Facebook para direcionar tráfico, partilha e links

Com a segmentação correta e mesmo apenas com 5€ pode colocar o seu conteúdo no perfil das pessoas certas no Facebook. Quando a sua segmentação é cara e concisa, o gasto publicitário é melhor e o interesse do utilizador é geralmente maior.

Tente segmentar interesses ou industrias especificas e, certifique-se de que o seu titulo e descrição de conteúdo são partilhados de moda a serem úteis para o público-alvo. À medida que o anúncio ganha mais visibilidade, irá ver uma tendência em links naturais, pois os utilizadores tendem a partilhar o conteúdo nas suas próprias redes sociais.

Isto ajuda-o a crescer de forma orgânica, fazendo com que o seu orçamento publicitário seja mais extenso.

Conclusão sobre como utilizar as redes sociais

Obter partilhas e links para o seu conteúdo, usando perfis online e alcance pessoal certamente não é a forma mais rápida de criar links, mas é uma das mais genuínas e geralmente tem um impacto enorme a longo prazo.

À medida que a sua rede cresce, verá que as pessoas estão mais propensas a partilhar o seu conteúdo, pois é de confiança. Ao concentrar-se ma construção dos seus perfis online, mantendo-se ativo, partilhando informações interessantes e relevantes, e promovendo o trabalho de outros, verá um retorno em grande quantidade!

 

Rui Sousa é um dos fundadores do Blog Canal Digital

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]