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Utilize o YouTube para posicionar a sua marca

Utilize o YouTube para posicionar a sua marca

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Já lá vai o tempo em que o YouTube era visto como um mero canal de entretenimento. Hoje em dia, oito anos depois do nascimento desta plataforma, são cada vez mais as empresas que utilizam esta fabulosa plataforma online para posicionarem as suas marcas.

O vídeo marketing é uma das formas mais rápidas de chegar ao público-alvo e construir boas relações. Não será por acaso que os estudiosos apontem que 90% da comunicação é não verbal. E quando se fala de vídeo online, fala-se de… YouTube.

O grande objetivo de qualquer campanha de marketing na Internet é garantir o reconhecimento da marca através da satisfação dos seus consumidores. Para cumprir essa meta são necessárias ferramentas e tecnologias que aumentem o impacto da campanha.

O Google é oficialmente reconhecido como o maior e mais potente motor de pesquisa da World Wide Web. Mas o segundo maior motor de pesquisa na Internet não é nenhum concorrente directo do Google, como o Yahoo ou o Bing.

Actualmente, a plataforma YouTube é o segundo motor de pesquisa na Internet.

O YouTube está hoje presente em 53 países (61 línguas) e tem crescido exponencialmente em todo o mundo – contribuindo para o decréscimo do consumo da televisão. Com 70% do tráfego fora dos EUA, uma audiência mensal de mais de 800 milhões de utilizadores, mais de 4 bilhões de horas de vídeo mensais (72 horas carregadas a cada minuto), torna-se então obrigatória a presença das empresas neste canal.

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Muito recentemente, a Google (proprietária do YouTube) anunciou o lançamento da versão local do YouTube em Portugal, onde muitos membros da comunidade local já carregam, vêem e partilham vídeos diariamente. Desta forma, os publicitários e departamentos de marketing nacionais passaram a ter agora acesso a uma plataforma onde podem promover ainda mais as suas marcas.

“Queremos que as empresas portuguesas beneficiem das formas criativas de publicidade vídeo que podem ser desenvolvidas no YouTube, disponível aos utilizadores em milhões de dispositivos”, referiu à imprensa José Antonio Martínez-Aguilar que lidera as operações da Google em Portugal. “O poder da escolha e a possibilidade de um melhor relacionamento com o utilizador estão a gerar anúncios de vídeo mais criativos e divertidos” acrescenta.

De facto, muitas marcas já utilizam o YouTube como parte da estratégia de Marketing Digital para alavancar as suas vendas, fazer promoções, fortalecer a sua posição no mercado e gerar engajamento com os seus clientes.

Conheça agora algumas sugestões para utilizar o YouTube como parte da sua estratégia de marketing:

Duração dos vídeos: controlar a duração dos vídeos é essencial, por isso estabeleça um tempo padrão e não exagere; é preferível que os vídeos tenham em média uma duração pequena mas serem visionados do que o contrário.

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Equipamento vídeo: não é necessário ter material muito sofisticado, mas também não pode ser algo que pareça muito amador. Uma câmara HD, uma boa iluminação e um microfone razoável são suficientes para realizar um vídeo com qualidade muito aceitável.

Processo: fazer um storyboard (guião básico com desenhos das cenas) facilita os tempos de execução da filmagem e a posterior edição finaal antes da exportação para o YouTube.

Edição: utilize um programa de edição que crie transições, adicione títulos, créditos e textos nas imagens.

Formato: o YouTube aceita vídeos em quase todos os formatos (.WMV, .AVI, .MOV e .MPG), mas é melhor certificar-se de que o seu programa de edição é compatível.

Estatísticas: antes de gastar dinheiro nas suas campanhas, avalie se o seu produto ou marca tem procura no mercado. Faça uma pesquisa de palavras-chave. Através do YouTube Insights pode testar novas ideias de produtos; saber quais são as tendências do mercado; saber qual a parte do seu vídeo que gerou maior atenção; ver o perfil demográfico do seu produto, etc. Conhece o curso CopySamurai de Conrado Adolpho? Nesta breve aula sobre copywritingConrado Adolpho dá uma pequena amostra do conteúdo do curso CopySamurai, que também pode ser usado para escrever conteúdos no YouTube.

Estas são apenas algumas oportunidades que o YouTube oferece. Mas o mais importante é que faça um vídeo interessante, engraçado e gratificante, com conteúdo de valor para que as pessoas partilhem com os seus amigos. Um vídeo de sucesso deve informar, educar e entreter.

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Comentários

  • 25 November, 2013

    Bom dia,

    Penso que muitas vezes, a grande dificuldade em estar presente num canal como o YouTube, são os custos envolvidos, que marcas que estão em fase inicial, e que precisam de se divulgar, não têm essa capacidade financeira infelizmente.

    Estar presente numa rede social, implica qualidade e profissionalismo, ou então, é preferível não estar de todo.

    Cumprimentos.

    • Gonçalo Sousa
      23 December, 2013

      Muito obrigado pelo comentário Patrick 🙂

      Sim, concordo que ter uma Estratégia Digital bem definida é essencial para obter sucesso na Internet. Mas o YouTube pode ser um investimento muito barato, se for bem planeado e tiver necessariamente qualidade e profissionalismo conforme afirma.

      O YouTube é um meio poderoso para as empresas utilizarem na sua Estratégia Digital e proporciona várias maneiras para obter rendimentos ou retorno sobre o investimento, mas para fazer isso recomendo vivamente o Curso Como Ganhar Dinheiro no YouTube – Aprenda a Ganhar Dinheiro Postando Vídeos em http://bit.ly/14CvJcH

      Um grande abraço!

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