Home / Websites /

Qual será a página mais editada da Wikipédia?

Qual será a página mais editada da Wikipédia?

 

Numa visita ao Brasil para o ciclo de conferências, Fronteiras do Pensamento, o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, contou um episódio no mínimo caricato. Quando confrontada com o termo “enciclopédia” pela primeira vez, uma estudante norte-americana ainda de tenra idade questionou a professora: “O que é uma enciclopédia? É como a Wikipédia?”

A pergunta é reveladora do peso da plataforma colaborativa que surgiu no ano de 2001 e se tornou num dos websites mais visitados do mundo. Dados da Alexa relativos ao ano de 2014 colocaram a Wikipédia no 7.º lugar dos websites mais acessados, só atrás de alguns motores de busca e da gigante do e-commerce, a Amazon.

Posto isto, podíamos falar de números e de um enorme caso de sucesso da Internet. Todavia, esse não é o tema deste post. Em vez disso, fazemos-lhe uma pergunta: o que têm em comum George W. Bush, os atletas da WWE (World Wrestling Entertainment) e os Estados Unidos? Aparentemente, nada, não fossem as três páginas da Wikipédia mais editadas do mundo.

Os dados foram trabalhados num gráfico criado pelo designer Ramiro Gómez, onde podemos ver claramente quais as páginas que mais vezes forma modificadas. Aparentemente não há qualquer relação entre elas, tirando o facto de todas referirem nomes muito populares. A hegemonia é de George W. Bush, o ex-presidente dos Estados Unidos da América que ocupa o primeiro lugar com 45 643 atualizações.

A segunda posição pertence à WWE, numa página chamada “List of WWE personnel“. Aqui encontramos uma lista de lutadores, árbitros e pessoas envolvidas na empresa norte-americana de luta livre. Mais à frente, ficam os United States e depois a própria página da Wikipédia dentro da Wikipédia.

 

Nas 10 primeiras posições estão também referências religiosas, nomeadamente a Jesus e à Igreja Católica. Antes destas, encontramos Michael Jackson, a segunda personalidade da lista, da qual também fazem parte Barack Obama e Adolf Hitler. Britney Spears, na 11.ª posição é a única mulher da lista. Ainda no top 10, há lugar para a lista de programas transmitidos pela ABS-CBN.

Um dos principais motivos por detrás do número maior ou menor de atualizações prende-se com o tipo de página: se algumas são mais estáticas (como por exemplo, as de pessoas que já faleceram ou acontecimentos que terminaram), outras requerem atualizações regulares (como é o caso das listas). Outro fator importante é o interesse pelo assunto, nomeadamente aqueles que continuam a ser muito explorados (como a vida e a morte de Hitler).

As 30 páginas mais editadas da Wikipédia

páginas mais modificadas da wikipédia

A informação usada por Ramiro Gómez foi retirada do próprio site da Wikipédia, onde há uma lista com as páginas mais editadas. A partir desses dados, o designer retirou as páginas que são usadas pelos administradores e que, naturalmente, também sofrem muitas alterações. O gráfico foi depois publicado no Reddit e a informação nele contida remete até ao dia 27 de março de 2015.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
OCTOSUITE

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]