Home / Tecnologia /

7 Factos curiosos que marcam a história do Windows

windows

7 Factos curiosos que marcam a história do Windows

Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Basta recuar alguns anos no tempo para voltar a um período onde a escrita era à máquina e enviar mensagens só era possível através do correio.

A verdade é que nos últimos 50 anos assistimos a uma revolução tecnológica sem precedentes, quer no domínio da ciência quer no da tecnologias. E não há como falar de evolução sem mencionar o aparecimento do computador e a empresa de Bill Gates, a Microsoft.  O próprio criador desta marca anteviu como o mundo se moldaria graças à tecnologia, muito antes de todas as transformações acontecerem.

Virando-nos para esse lado do ecrã apostamos com 90% de certeza que está a utilizar um Sistema Operativo Windows. O número é da Net Applications e mostra a total supremacia deste sistema operacional sobre os seus concorrentes.

A história de sucesso, essa, começou no início dos anos 80, data em que os primeiros computadores da IBM capazes de executar o MS-DOS começaram a ser comercializados. A versão mais próxima daquela que hoje utilizamos – ainda que comparativamente rudimentar -, apenas surgiu em 1985, data de lançamento do revoluciopnário Windows 1.0.

Desde então, o sistema operativo já conheceu inúmeras versões e, ao que tudo indica, está longe de se ficar por aqui. À medida que os anos passam, é natural que surjam alguns factos curiosos  que estão associados à marca. Neste artigo, fomos ao baú e recuperamos alguns dos tópicos que provavelmente não saberá sobre a Windows.

7 factos que não sabia sobre a história do Windows

A cores desde o primeiro minuto

A discussão é antiga: Windows ou Mac? Embora não haja números que quantifiquem a teoria, se conhecer algum designer é provável que ele diga maravilhas do segundo e critique fortemente o primeiro.

O que muitos não sabem é que, ao contrário do Mac, a Windows é a cores desde o primeiro minuto. Ora veja a imagem de abertura do Microsoft 1.0 em tons de azul.

O primórdios do botão “iniciar” do Windows

O Windows 8 introduziu mudanças na interface e eliminou o botão “iniciar”. Muitos criticaram a decisão e exigiram o seu retorno, que de facto voltou a acontecer com o Windows 10. Mas, como surgiu o botão “iniciar”? Nos primórdios do Windows em vez de “iniciar” o utilizador encontrava a opção “sistema”.

Templates

A alteração aconteceu uma vez que muitos usuários não ficavam assustados com a palavra e não sabiam intuitivamente como começar.

A Comic Sans

Quem não conhece a Comic Sans? Mas sabia que esta fonte é da responsabilidade da Windows? O tipo de letra foi desenvolvido pelo designer Vincent Connar e é inspirada nas revistas de banda desenhada. Na altura da sua criação, o objetivo era utilizá-la no interface infantil chamado Microsof BoB.

hqdefaultA informática também pode ser divertida

Se acha que o primeiro sistema operativo Windows só servia para trabalhar, desengane-se, pois já na altura do lançamento do Windows 1.0 o SO trazia um jogo: o Reversi. Faziam também parte do leque de funcionalidades um calendário e um relógio, o bloco de notas, o Paint e a calculadora.

O ambiente de trabalho do Windows XP

Para algumas gerações, é provavelmente o ambiente de trabalho mais icónico de sempre. Estamnos a falar da imagem predefinida do Windows XP, onde vemos uma colina verdejante de perder de vista. Muitos se questionaram se a imagem era uma montagem, mas sabe-se agora a fotografia chama-se “Bliss” e foi tirada por Charles O’Rear, na Califórnia.

Lembra-se das disquetes?

Ainda se lembra das disquetes? Se ainda é do tempo do Windows 95, talvez saiba que esta versão do sistema operativo vinha dentro de um total de 13 disquetes, o equivalente a uns surpreendentes 1.68MB.

Easter Eggs

Já ouviu falar de Easter Eggs? São segredos escondidos pelo Google e que deixam algumas mensagens subliminares. A partir de 2002, na sequência da política de TrustWorthy Computing, a Microsoft deixou de inserir este tipo de mensagens. Mas, há algumas a que ainda é possível ter acesso. Ora, abra o Microsoft Word, insira os caracteres “Q33 NY” – sigla para Quadra 33 de Nova Iorque – e mude o tipo de letra para Wingdings. O que lhe aparece é uma clara menção aos atentados terrorista de 11 de setembro, em Nova Iorque.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]