Home / Marketing digital /

Porque é que o WordPress é tão popular?

wordpress popular

Porque é que o WordPress é tão popular?

 

O número de blogs na Internet tem aumentado substancialmente nos últimos anos. A tendência não é difícil de explicar: há cada vez mais internautas e, deste número, uma grande fatia procura ter o seu próprio espaço para partilhar aquilo que tem a dizer. De preferência, esperam que esse espaço não tenha custos e que lhes consiga ainda trazer algum rendimento todos os meses.

No momento de escolher um sistema de gestão de conteúdos existem várias opções ao seu dispor mas nenhuma tão popular como o WordPress.

Para quem não conhece, o WordPress é o sistema de gestão de conteúdos mais popular do momento, usado por aproximadamente 60 milhões de websites em todo o mundo. Lançado em 2003, tem conquistado a pouco e pouco novos utilizadores todos os dias, oferecendo-lhes um espaço simples de gerir.

Favorito de lojas online, revistas, jornais, portfólios, entre outros, o WordPress combina plugins, templates e uma série de extensões que facilitam a experiência ao utilizador. Mas o que torna o WordPress tão popular entre os utilizadores? É a isso que respondemos neste post.

6 motivos que explicam porque é que o WordPress é tão popular

Tem uma interface simples

O WordPress tem vindo a simplificar a sua interface tornando-a mais intuitiva. A ideia é que o utilizador consiga usar a plataforma com facilidade, publicando os seus posts em poucos minutos e sem necessidade para se confrontar com códigos de programação. Todas as funcionalidades da interface encontram-se devidamente identificadas assim que entra, apresentadas num menu lateral que se divide em submenus.

É open source

Uma vez que se trata de uma plataforma de código aberto, o WordPress é diariamente estudado e melhorado por uma comunidade constituída por milhares de profissionais em todo o mundo. Atualizações, correções de bugs e novas funcionalidades são uma constante no WordPress, garantindo assim uma excelente experiência aos seus utilizadores.

Muitos plugins

Além das funcionalidades prestadas pelo próprio WordPress, existem inúmeros plugins – gratuitos ou pagos – que permitem adicionar novas funções ao sistema de gerenciamento de conteúdos.  A partir dos plugins, pode construir a sua loja online baseada em WordPress, melhorar a sua estratégia SEO ou ainda incorporar definições para publicar no Facebook, por exemplo.

 

No Estratégia Digital dedicamos uma categoria inteira à divulgação de plugins para WordPress que pode encontrar Search Engine Optimization.

Imensos templates

Existem milhares de milhares de templates para WordPress, um número tão vasto que todos os gostos e feitios prometem ser satisfeitos. Quer seja pago ou gratuito, garantimos que vai encontrar de certeza o template adequado para o seu blog.

No Estratégia Digital dedicamos uma categoria inteira à divulgação de templates para WordPress que pode encontrar Search Engine Optimization.

Toda a equipa junta

O WordPress é ainda o melhor sistema de gestão de conteúdos para trabalhar em equipa. De forma muito simples, pode definir de forma hierárquica permissões para os diversos utilizadores. O administrador tem acesso a todas as funcionalidades e decide o estatuto dos outros membros: editor, autor, colaborador ou assinante.

Perfeito para SEO

Reconhecendo a importância do Search Engine Optimization e alguns critérios de Marketing Digital, o WordPress procura tornar-se amigável para os motores de pesquisa. Assim, ao publicar o contéudo vai fazê-lo de forma mais organizada, podendo acrescentar meta-tags e fazer URLs amigáveis, entre outras funcionalidades.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]