Home / Aplicativos /

YouTube Kids: o aplicativo gratuito para crianças curiosas

youtube kids

YouTube Kids: o aplicativo gratuito para crianças curiosas

 

Quem tem filhos, irmãos ou primos mais novos sabe perfeitamente o quão fascinadas as crianças ficam ao ver os vídeos no YouTube do Pocoyo ou do Ruca. Com o passar do tempo e o avançar da idade, os pequenos curiosos crescem para se tornarem consumidores ávidos de tecnologia. Com pouco menos de meia dúzia de anos, começam a usar tablets e smartphones para eles próprios encontrarem aquilo que procuram.

Há, no entanto, um problema: nem todos os vídeos que estão no YouTube são adequados às crianças, nem tão pouco a utilização do motor de busca é fácil para os miúdos que, às vezes, ainda nem sequer sabem escrever. Por isso, a pensar tanto nos pais como nos filhos, o Youtube decidiu investir no mundo dos aplicativos para crianças e criar o YouTube Kids.

À semelhança da versão original, o YouTube Kids é grátis, mas apenas está disponível na versão Android. De acordo com os responsáveis da plataforma de vídeos mais famosa da Internet, esta app surgiu para dar resposta às exigências dos pais que queriam que o website fosse um “sítio melhor para as crianças“.

Nos últimos anos, crescimento da plataforma tem sido notório. O YouTube já não é só o local onde vemos vídeos esporadicamente, tornou-se num verdadeiro canal de entretenimento para toda a família, comparável, por exemplo, à televisão.

O YouTube Kids espera, por isso, captar a camada mais jovem da população que, apesar da tenra idade e do baixo poder de compra, representa já uma grande fatia dos utilizadores diretos ou indiretos (através dos pais e familiares) do YouTube. Afinal, quem nunca mostrou um determinado vídeo para parar uma birra ou para entreter os miúdos?

YouTube Kids: um público curioso

Todos sabemos que as crianças são, por natureza, curiosas. Como tal, o YouTube Kids teve a preocupação de estimular essa curiosidade e levar os mais novos a descobrir, não só desenhos animados, como outro tipo de conteúdos educativos que poderão estimular o seu desenvolvimento.

A navegação é altamente simples, sem grandes complicações nem funcionalidades que pouco interessam aos utilizadores infantis. Como é habitual, os vídeos são organizados em vídeos, canais e playlists. Os botões são grandes, o scroll é facil e a pesquisa pode ser ativada através de um comando de voz.

YouTube Kids: Controlo parental

Uma das grandes vantagens do YouTube Kids está no controlo parental. O aplicativo para crianças permite aos pais controlarem aquilo que os próprios filhos vêem. Todos os conteúdos exibidos são filtrados por um filtro inicial, sendo que sempre que um conteúdo impróprio é identificado, é possível notificar a aplicação. Um filtro secundário permite aos pais restringir ainda mais os vídeos exibidos.

 

A juntar a isto é também possível controlar o tempo que a criança poderá passar em frente ao ecrã. Basta definir os minutos e quando estes acabarem a aplicação fechará automaticamente. Desta forma, está a incentivar a que a criança faça a gestão do seu próprio tempo e que seja obrigada a escolher aquilo que quer realmente ver, sem se perder entre a quantidade infindável de conteúdos disponíveis.

Vejamos, agora, o vídeo que ilustra um pouco o funcionamento do YouTube Kids.

LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:

– Como serão as escolas do futuro? 

– A criança que combate a fome infantil com o seu blog 

– Apple Iphone: Os 64 melhores aplicativos iOS de 2014

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
Mídia Kit Blog Estratégia Digital

Share this article

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

[instagram-feed]